Jari-Matti Latvala vence Rali de Portugal
Jari-Matti Latvala bateu Sébastien Ogier e estreou-se a vencer o Rali de Portugal, naquele que foi também o primeiro triunfo do finlandês em 2015. Os dois pilotos da Volkswagen entraram para a derradeira especial em Fafe separados por 10,5s, depois de Latvala ter respondido da melhor forma a Ogier na longa e dura classificativa de Vieira do Minho. Na Power Stage de Fafe, Ogier foi o mais rápido mas terminou a 8,2s do seu companheiro de equipa.
“Muita gente já duvidava se eu conseguiria recuperar destes três ralis sem pontuar. Sempre que me perguntavam isso eu respondia que já tive momentos um pouco piores, mas este era de facto um dos momentos mais difíceis da minha carreira. Conseguir recuperar e ganhar desta forma é um sentimento incrível. É uma vitória muito especial e uma forma de retribuir aos que acreditaram em mim”, referiu o finlandês de 30 anos.
Ogier: “É aborrecido quando o melhor ganha sempre”
Quanto ao bicampeão do Mundo, teve uma posição de partida desvantajosa até ao dia de ontem e perdeu 10 segundos no primeiro troço de sexta-feira (Ponte de Lima), devido a um furo, tempo que teria sido precioso na fase final do rali. “Sei que muita gente ficou contente com este rali porque é aborrecido quando o melhor ganha sempre”, afirmou o francês, claramente insatisfeito com as atuais regras do Mundial sobre a ordem de partida para os troços. Ogier venceu a Power Stage mas Markku Alen mantém o seu recorde de triunfos em Portugal…
Este Vodafone Rally de Portugal terminou com um pódio dominado pela Volkswagen, já que Andreas Mikkelsen colocou o outro Polo R WRC no terceiro lugar final, depois de também ele ter chegado a sonhar com a vitória já que liderou a prova durante o primeiro dia. O norueguês não teve depois andamento para acompanhar Latvala e Ogier, terminando a 28,6s do vencedor.
Kris Meeke não conseguiu desta feita repetir o triunfo obtido na Argentina mas foi o melhor não-VW, no quarto lugar, a 48,7s de Latvala. Ott Tänak estreou a nova versão do Ford Fiesta RS WRC com um quinto lugar, na frente do melhor Hyundai, o de Dani Sordo.
A edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal marcou o regresso à região Norte, com os largos milhares de espectadores nos troços a terem um comportamento exemplar e a contribuírem decisivamente para o ambiente de festa em torno do evento.
CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI
Foto: @World
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI