Hyundai considera a possibilidade de deixar de competir com o i20N Rally2 no WRC2

Por a 16 Agosto 2024 14:00

Segundo Cyril Abiteboul, a Hyundai considera retirar o i20N Rally2 da competição no WRC2 em 2025, apesar do sucesso contínuo do carro no Campeonato Europeu de Ralis (ERC) e nos ralis nacionais. 

A gama da Hyundai na Europa sofrerá uma mudança significativa no sentido da mobilidade elétrica, com o Ioniq 5 N, totalmente elétrico, a surgir como o único automóvel N da gama, terminando o ‘reinado’ dos aclamados i30N e i20N no espaço europeu. Por isso, a Hyundai Motorsport enfrenta também mudanças significativas na estratégia, particularmente no que diz respeito à sua presença na classe WRC2. 

Conforme o diretor da equipa e diretor-executivo Cyril Abiteboul, a equipa considera retirar o Hyundai i20N Rally2 da classe WRC2 em 2025. Apesar das promessas do programa WRC2 da Hyundai Motorsport, o i20N Rally2 tem tido dificuldades contra concorrentes como o Skoda Fabia RS Rally2 e o Toyota GR Yaris Rally2. No entanto, o carro continua a ter sucesso no ERC e nos ralis nacionais, que podem ser onde a Hyundai concentra os seus esforços futuros.

“Desenvolver um novo Rally2 é algo do passado porque, simplesmente, os regulamentos também terminam de ciclo”, disse Abiteboul ao Dirtfish. “Além disso, também é verdade que o nosso carro, o i20, vai ser descontinuado dentro de alguns meses – bem, no próximo ano – mas temos um pouco de tempo, por isso realizamos um programa de testes muito extenso para o Rally2.”

O responsável acrescentou que “sabemos que estamos em desvantagem em termos de desempenho, competitividade e fiabilidade. Não digo que quereremos resolver absolutamente tudo, mas temos um plano claro. Temos metas claras, temos objetivos claros. E temos um plano claro para que isso aconteça.”

Desta forma, e apesar de admitir que “o carro tem um grande potencial em asfalto”, Cyril Abiteboul salienta que “talvez haja um certo nível onde o carro não seja adequado para o objetivo atual, e talvez seja isso que teremos de resolver nos próximos meses”.A decisão de poder continuar a desenvolver o i20N Rally2 para o ERC e para os ralis nacionais, mesmo com o fim da sua produção, sugere que a Hyundai Motorsport está empenhada em manter-se competitiva em mercados-chave, mesmo quando reavalia a sua estratégia mais alargada no mundial de ralis e no mundial de resistência.

Foto: Dufour Fabien/Hyundai Motorsport GmbH

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
kanSan27
kanSan27
3 meses atrás

Incompreensível a persistente imposição dos construtores nos veículos eléctricos (mercado europeu) quando o mesmo mercado, no consumo, está a regredir nas vendas dos eléctricos!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado