Horgnies e Hayez lideram Rali Portugal Histórico

Por a 9 Outubro 2009 12:32

Um engano de Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), na Freita, permitiu a Raymond Horgnies/Christopher Hayez (Porsche 911) ascenderem ao comando do Rali Portugal Histórico no regresso a Viseu, num dia que terminou com duas equipas portuguesas – João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7), nono, e João Sousa Rodrigues/Miguel Fernandes (Opel Kadett), décimo – no “top ten”

Contudo, antes da prova sair para a estrada, e como consequência do mau tempo da véspera, a organização anulou a especial da Régua (12,03 km), cuja estrada estava em mau estado.

Armamar (12,55 km) abriu as hostilidades e “atirou” com Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort MK I), que tinham saído em segundo, para a 23.ª posição, por terem falhdo um cruzamento, enquanto Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911) eram os menos penalizados (8 s.), recuperando três segundos aos comandantes.

Tabuaço (14,93 km) foi a classificativa seguinte, com José Luís Nunes/José Segarra Marques (Alfa Romeo 2000 GTV) a conseguiram ser os menos penalizados (4 s.), um menos que Raymond Horgnies, José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii) e Rafael Fernandez Cosin/Alberto de Pablos (VW Golf), o que permitiu a Horgnies recuperar mais um segundo a Martell.

A classificativa mais longa (34 km), Alijó/Sabrosa, permitiu a Gustavo Martell não só neutralizar os 3 s. perdidos, nas duas anteriores, para Raymond Horgnies, mas ganhar-lhe um segundo já que se Martel penalizou 6 s., Horgnies “comeu” 10 s. Aqui terminaria a prova de Nuno Simões Rodrigues/Ana Filipa Queiroz (BMW 2002 Tii), quartos à partida, que saíram da estrada, sendo depois “tocados”, por mais alguns concorrentes, que não conseguiram evitar o embate no carro estacionado, como consequência do estado escorregadio do piso.

Depois de José Luís Nunes, foi a vez de João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7) serem os melhores, agora na especial de Vila Real (9,80 km), com 7 s. de penalização, dois menos do que Rafaello Raimondo/Maurizio Torlasco (Porsche 911 T), enquanto Martel penalizava 6 s. e Horgnies e 7 s.

A primeira passagem pela Rampa dos Remédios (1,87 km), como PRA fechava a parte matinal do dia, permitiu a 27 concorrentes “limparem” o único controlo montado na especial.

À chegada a Lamego, para a neutralização, Gustavo Martel conservava o comando, agora, com 97,9 pontos de vantagem sobre Raymond Horgnies e 155,7 sobre José Ortiz de Zarate/Diego Gonzalez (Porsche 911 Carrera 2.7). João Mexia Leitão, em sétimo, era o melhor português.

A segunda passagem pela Rampa dos Remédios, agora como PRS, marcou a abertura das hostilidades da parte da tarde, com José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii), que estão em prova ao abrigo do regulamento do Super Rali, a serem os melhores ao totalizarem 25 pontos, menos meio ponto que Delhez/Gully (Ford Escort).

O regresso às PRA aconteceu em Montemuro (8,86 km) onde José Ortiz Zarate, Raul Aranda/Iker Reketa (Mercedes Benz 450 SLC 5.0) e Gustavo Martel “limparam”, o que permitiu ao último cimentar a posição de comandante da prova, tanto mais que Raymond Horgnies penalizou um segundo.

Em Castro Daire (15,62 km), Raymond Horgnies foi o menos penalizado (6 s.) e recuperou cinco segundos a Gustavo Martel, que foi ainda batido por Adalberto Melim/Rui Alves (Alfa Romeo 2000 GTV) que penalizaram 3 s., pelo que luta entre os dois primeiros continua ao rubro.

Apesar de não ter sido o menos penalizado em Arouca, onde José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE) penalizou 10 s. contra os 19 s. de Raymond Horgnies, este ganhou 21 s. a Gustavo Martel que penalizou 40 s. e aproximou-se do primeiro lugar.

Finalmente, na Freita (18,70 km), o comando mudou. Um engano de percurso custou a Gustavo Martel 144 s. de penalização, Raymond Horgnies penalizava 17 s., apenas batido por Rafaello Raymond que penalizou 14 s., com a prova a ser encurtada por causa de … uma manada de vacas que estava no meio da estrada, na parte final da classificativa, o que levou a que alguns concorrentes tivessem de terminar a especial a “passo de vaca”, já que elas não saíram da frente.

Antes da PRS de Viseu, houve a segunda passagem por Bustarenga (7,53 km) onde Raymond Horgnies e Reuter/Vandervost (Porsche 914-6) foram os menos penalizados (3 s.) com o primeiro a estar cada vez mais confortável no comando.

A fechar o dia, e perante milhares de espectadores, houve a PRS em Viseu, onde José Grosso e Delhez foram os mais rápidos ao penalizarem 32,2 pontos

Classificação geral, no final da 3.ª etapa:

1.º, Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), 519,6 pontos; 2.º, José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), 622,6; 3.º, Reuter/Vandevoret (Porsche 914-6), 682,4; 4.º, Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), 708,4; 5.º, Delhez/Gully (Ford Escort), 718,0; 6.º, Ricardo Alonso/Moisés Alvarez (Ford Escort Mk I RS 2000), 729,4; 7.º, José Ortiz de Zarete/Diego Gonzalez (Porsche 911 Carrera), 729,5; 8.º, Philippe Fucher/Frederic Cancel (Porsche 911 SC), 736,7; 9.º, João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7), 738,7; 10.º, João Sousa Rodrigues/Miguel Fernandes (Opel Kadett), 807,3

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado