Hirvonen testa para o Monte-Carlo com o Fiesta S2000

Por a 2 Dezembro 2009 15:57

Para o efeito, Mikko Hirvonen já testa para a prova monegasca, na região da Ardéche, onde se irão desenrolar parte das classificativas mais importantes da prova.

O Fiesta proporciona uma base compacta, leve e com uma boa aerodinâmica, factores fundamentais num carro que deverá ter entre menos 50 a 70 cv que os actuais WRC.

O Fiesta S2000 foi desenvolvido com a intenção de ser vendido a clientes de campeonatos nacionais, IRC e da nova Taça do Mundo S2000, estando a homologação prevista para 1 de Janeiro de 2010, a tempo da primeira prova do IRC, o Rali de Monte Carlo. Só depois a Ford iniciará a fase de design da versão 1.6 turbo que competirá no Mundial de 2011 em diante.

Aqui ficam os detalhes. Pode vê-lo nas imagens em HD em pleno teste.

Motor

O mesmo bloco de dois litros usado no Focus RS WRC, mas normalmente aspirado e tal, como os outros S2000, limitado às 8.500 rpm. A preparação continua entregue aos franceses da Pipo Moteurs. O motor atmosférico cabe perfeitamente na frente do Fiesta, mas isso não será assim tão simples quando for preciso acomodar o 1.6 turbo com o intercooler.

Transmissão

Para o Fiesta, a Ford mudou de fornecedor de transmissões, passando da Ricardo para a Xtrac, que já é utilizada noutros S2000. A afinação do diferencial traseiro foi uma das partes que mais trabalho deu na fase de testes, levada a cabo em Inglaterra, Bélgica e no sul da Europa, com Matthew Wilson e Markko Märtin a fazerem grande parte do trabalho.

Electrónica

Substancialmente mais simples (e barata) que nos WRC. Não há “launch control”, sistema de gestão de mudanças de caixa, controlo dos diferenciais e outros sistemas hidráulicos. Os técnicos da Ford afirmam que toda a parte electrónica custa um terço da que é utilizada no Focus.

Suspensão

Tem uma arquitectura mais simples que os WRC pois o regulamento obriga à utilização do sistema McPherson, o que inviabiliza a tecnologia Multilink usada na suspensão traseira do Focus.

Carroçaria

Como o Fiesta de estrada é mais estreito que o Focus, havia menos espaço para acomodar no cockpit duas ‘bacquets’ de competição – mais largas que os bancos de série – e manter os ocupantes o mais longe possível das laterais do carro. A partir de 2010, a largura máxima permitida passará de 1.800mm para 1.820mm, sendo o Fiesta o primeiro S2000 com a carroçaria mais larga. No interior, mantém-se o painel de instrumentos em fibra de vidro mas este não pode ser mais leve que o ‘tablier’ da versão normal.

Ficha técnica

Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 2000 cc, atmosférico

Potência / Binário máx.: 280 cv às 8.000 rpm / 262 Nm às 6.500 rpm  

Transmissão: localização anterior-transversal, quatro rodas motrizes

Suspensão: sistema McPherson, fabricada pela Xtrac e Reiger

Dimensões:  comprimento 3.958mm, distância entre eixos 2.489mm, largura 1.820mm

Data de homologação: 01/01/2010

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado