Hirvonen dominou dia caótico
O dia não correu muito bem para os lados da Stobart Ford, já que Francois Duval teve um aparatoso acidente na sexta especial. O belga, que estava na luta com Jari-Matti Latvala pela segunda posição na prova, viu o seu Focus derrapar e embater com grande violência de encontro a um rail, facto que causou grande danos no carro, e ferimentos no navegador, Patrick Pivato. Foi levado de helicóptero para o Hospital, já consciente e de momento desconhece-se a extensão ou mesmo a existência de lesões.
Os organizadores decidiram cancelar igualmente a sétima e oitava especiais. Com isto tudo, a segunda passagem pelos troços, para alguns concorrentes resumiu-se a 16 quilómetros.
Entretanto, o nervosismo apossou-se dos organizadores e comissários, que começaram a cometer erros em catadupa, ao ponto do co-piloto de Sébastien Loeb, Daniel Elena se ter recusado a abandonar um controlo enquanto não lhe fosse dada a respectiva carta de controlo. Para piorar as coisas, nenhum comissário falava inglês. Imagine-se a confusão que foi!
A juntar à grande confusão que foi a primeira etapa do Rali do Japão, o líder do rali, Mikko Hirvonen furou numa ligação, e mudou o pneu do seu Focus apenas em dois minutos, o que o “salvou” duma penalização, permitindo-lhe manter a liderança do rali.
Antes dos acidentes e problemas com a organização, Hirvonen logrou alcançar uma margem de 26 segundos para Latvala, que não teve andamento para acompanhar o seu colega de equipa.
Antes do acidente de Duval, a Ford chegou a ter em sua posse os três primeiros lugares da classificação, precisamente o que a equipa necessitava para Hirvonen levar a luta pelo título para a Grã-Bretanha.
Contudo, a Citroen poderá ficar sob pressão nos Construtores, já que Daniel Sordo desistiu devido a problemas com o turbo antes de sexta especial. Esta situação, permitiu a Petter Solberg ascender à quarta posição.
Armindo em décimo
No PWRC, Armindo Araújo é décimo classificado, a 1m05s do líder surpresa, o russo Evgeny Novikov. Tendo em conta toda a confusão existente, estão neste momento dez pilotos separados por um minuto, o que não é nada habitual no PWRC, pelo que nos restantes dois dias muita coisa irá ainda mudar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI