Hans obrigatório

Por a 4 Março 2008 15:52

No capítulo da segurança, no ralis, e tal como também sucede no CPTT, passa a ser obrigatório o uso do Sistema Hans (“Head And Neck Support”). Tido como uma das maiores inovações em matéria de segurança, depois do capacete integral e do fato ignífugo, o Hans – que mais não é do que uma estrutura em carbono com duas correias e dois fixadores – reduz em cerca de 80 por cento o risco de fracturas das vértebras cervicais e da ruptura muscular na zona do pescoço/costas, quando o piloto é sujeito a uma súbita desaceleração, o que resulta na principal causa de morte no desporto automóvel.

O sistema obriga à utilização de um capacete compatível, como também a alguns ajustes nos cintos e bancos. Disponível em três larguras, consoante o perímetro do pescoço e dois tipos de acabamento, o seu preço varia entre os 790 e os 1200 euros.

Fique a conhecer o sistema um pouco melhor (www.fpak.pt)

História

O Sistema foi inventado e desenvolvido no início dos anos 80 por Robbert Hubbard (Dr.) professor de engenharia biomecânica nos Estados Unidos, em conjunto com o seu cunhado, o piloto Jim Downing, após a morte por fractura cervical de um amigo comum durante uma sessão de testes. O que é Como todas as grandes invenções, o sistema Hans é extraordinariamente simples: uma estrutura em carbono, duas correias e dois fixadores. O sistema Hans é seguramente a maior inovação em matéria de segurança, depois do capacete integral e do fato ignífugo.

O sistema Hans patente da HUBBARD / DOWNING INC é em termos de utilização, enquadrado pela norma FIA 8858-2002 e obrigatório já em muitas provas desportivas em todo o mundo. Para além da HUBBARD / DOWNING INC. Existem mais duas firmas licenciadas para o fabrico dos sistemas, o “Stand 21 Racewear” e a “Schroth Safety Products”. Acabam por ser em termos práticos, estas duas firmas que fornecem todos os distribuidores presentes no mercado como por exemplo a “Omp” (Stand 21) e a “Sparco” (Schroth).

Para que serve

Para reduzir em cerca de 80% o risco de fractura das vértebras cervicais e da ruptura muscular na zona do pescoço / costas (quando o piloto é sujeito a uma súbita desaceleração), o que resulta na principal causa de morte no desporto automóvel. Em testes de impacto frontal a 56Km/h, é provocada uma tensão no pescoço de 5100N (que com sistema HANS passa a 860N) e a deslocação da cabeça passa de 40cm para cerca de 26cm (valores médios aproximados). O sistema ajuda a transferir a energia cinética do corpo (cabeça) para o sistema / cintos.

O que obriga

Toda a sua utilização está prevista e regulamentada pela norma FIA 8858-2002. O piloto terá que adquirir o sistema que melhor se lhe adapta e ao carro que utiliza. O sistema apenas obriga à utilização de um capacete homologado e preparado para tal. Terá no entanto, em termos de cintos e banco, de proceder aos ajustes necessários à correcta utilização do Sistema “Hans”.

A escolha

Ao Piloto: E existem no mercado 3 “larguras” do sistema consoante o perímetro do pescoço do Piloto: – Small de 30,5 a 38cm – Medium de 38 a 45,5cm ou 47cm – Large maior do que 45,5cm ou que 47cm (consoante o fabricante)

Ao Carro: existem cinco ângulos a usar conforme a inclinação do assento, e não existindo uma norma rígida, poderemos, como ponto de partida, usar do seguinte modo: 10º Piloto / Navegador Rally e TT 20º Piloto de Turismo e GT e alguns Navegadores de Rally e TT 25º Piloto muito novo (Homem ou mulher magros e leves) Turismo e GT 30º Piloto Fórmulas, Protótipos, Barchetas 40º Piloto Fórmulas

Para além desta selecção, em alguns dos casos existem 2 tipos de acabamento: Dito profissional mais leve, mais caro Dito amador mais pesado, mais barato (diferenças na ordem de 120gr). Após a selecção do sistema certo, o piloto terá que ter um capacete que permita a utilização do sistema (Lista Técnica FIA nº 29, parte 2).

Este capacete terá que ter homologação FIA para uso em “Motorsport” com Hans (FIA8860-2004, SA2000 (até 31-12-2008), SA2005 e BS6658-85 Type A/FR). Os parafusos (se for o caso) do capacete, deverão ter gravada a norma FIA e a sua aplicação (pelo fabricante) deverá ter uma etiqueta FIA (cinza metalizado).

Existem dois sistemas de fixação ao capacete sem parafusos e sem ganchos nas correias (Stilo e Schuberth), o que torna o conjunto mais leve. No que diz respeito aos cintos e aos bancos, qualquer modelo com homologação pode ser usado com o sistema. O sistema não obriga por sí à compra de cintos e / ou bancos novos. No entanto, já se encontram disponíveis no mercado produtos desenvolvidos após a introdução do sistema Hans. Como tal a sua utilização melhora a comodidade de utilização do sistema. Já existem empresas e técnicos certificados no país desde 2003.

Aconselhe-se com alguém competente e experiente. Leia atentamente toda a documentação disponível em www.fia.com. Só é eficaz se bem usado. A sua má utilização reduz a sua eficiência. O sistema só está perfeito quando o piloto não sentir que o está a usar.

FPAK

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