Há um problema com os Clássicos de Ralis em Portugal?

Por a 10 Outubro 2024 14:02

Nos últimos seis anos, 15 pilotos diferentes correram nos Clássicos de Ralis. Sete deles fizeram-no apenas num ano e a maioria fez apenas algumas provas. Tendo em conta que houve uma pandemia, somente dois pilotos, Nuno Mateus e Luís Mota apenas ‘faltaram’ um ano, estando presentes em todos os outros, e têm sido eles que levam às costas o Campeonato de Clássicos. Este ano não é exceção.

É a realidade atual de uma disciplina que no passado era muito forte em Portugal, mas aparentemente deixou de o ser porque os ‘verdadeiros’ Clássicos, carros com mais de 30 anos, passaram a ter a companhia de, chamemos-lhes, ‘Classic Noveaux’….

O problema e não é falta de carros, basta ver o que se passa no Rali das Camélias, no RallySpirit, no Luso-Bussaco, e não só. Não há muito tempo, Cipriano Antunes explicou-nos qual era o problema…

Há dois anos, Cipriano Antunes, explicou-nos, o ‘problema’. Desde 2014 que dá um colorido diferente aos ralis em Portugal com o seu mítico Audi Quattro, e aos 75 anos, ainda tem feito três provas por ano, e esta temporada estará no Rali Vidreiro.

Na altura, Cipriano Antunes mostrava-se muito desgostoso pelo caminho que os Clássicos têm levado em Portugal: “Os Clássicos deixaram de ser Clássicos a partir da altura em que permitiram carros até ao ano 2000”, começou por dizer Cipriano Antunes, convicto da existência de muitos ‘verdadeiros’ Clássicos de Ralis em Portugal, mas que não aparecem, porque estariam a competir com carros que aos olhos da FIA não são Clássicos.

Cipriano Antunes falava de carros de Grupo N com caixas sequenciais, mecânicas altamente evoluídas a concorrerem com carros de 30 e 40 anos como é o mau caso…” explicou acrescentando que “houve quem abandonasse os Clássicos porque deixaram de ter hipóteses de concorrer com essa nova elite que apareceu nos Clássicos” (..) “ e eu penso que a federação devia tomar opções, ou cria uma categoria Pré-Clássicos, seja o que for, para ter cá os Mitsubishi a correr, e se possa ter um Campeonato de Clássicos à séria, porque segundo eu sei, Clássicos para serem Clássicos têm de ter mais de 30 anos, e se for assim certamente encontra-se um grupo de pessoas interessadas em participar num Campeonato Nacional de Clássicos…”, disse.

As coisas continuam exatamente na mesma, e este ano, nos Clássicos, quatro concorrentes, os dois do ‘costume’ a lutar pelo título: José Merceano e Luís Mota estão empatados com 95 pontos, nenhum deles atira pontos fora, ambos já têm dois abandonos pelo que tudo o que vier à rede é peixe nas últimas duas provas no Vidreiro e em Águeda.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
FRL
FRL
1 mês atrás

Sem duvida, que o regulamento precisa ser revisto, será difícil agradar a todos, mas depois do que se tem visto em determinadas provas como o Rali de Portugal Históricos, podemos ter um campeonato de excelência com provas devidamente selecionadas.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado