Guerra de leões no Campeonato de Ralis da Madeira
Tem início no próximo sábado mais um Campeonato da Madeira Coral de Ralis. As hostilidades serão mais uma vez iniciadas pelo Rali da Camacha, organização da associação desportiva local que engloba oito classificativas – dupla passagem por quatro traçados – que totalizam 89,78 km. A principal competição regional da modalidade sofreu este ano um grande “corte” na quantidade de equipas presentes cujo total não deverá superar as trinta, um decréscimo de cerca de 25%. No entanto, não será por tal razão que a emoção estará alheada pois a qualidade surge muito melhorada e continua exemplar no contexto regional e realidade nacional.
Favoritos de 207 S2000
Como principais candidatos ao título surgem dois pilotos com Peugeot 207 S2000. À cabeça das preferências dos apostadores surge naturalmente Vítor Sá que detém já dez títulos locais, nove dos quais consecutivos e até à pretérita temporada. O piloto da Sá Competições volta este ano a ser acompanhado por Ornelas Camacho, o navegador com o qual foi mais bem sucedido, e poderá desfrutar de toda a sua experiência em competição e com viaturas de quatro rodas motrizes para fazer a diferença e se manter imbatível no arquipélago.
Alexandre Camacho com nova máquina
No entanto, o campeão não terá vida fácil tendo em conta a aposta do seu principal adversário. Alexandre Camacho continuará a defender as cores da Olca mas agora com um Peugeot 207 S2000 que foi preparado e será mantido e assistido pela Peugeot Sport Portugal, estrutura que detém já bom know-how do modelo. O piloto que ouvirá agora as notas de andamento de Pedro Calado terá em seu benefício outras ramas como a sua juventude e uma rapidez que ficou bem expressa com o 206 S1600 antes utilizado.
Este é um duelo que por si bastará para empolgar o aficionado público local que, contudo, deverá ainda beneficiar doutras importantes disputas na definição dos primeiros lugares da classificação geral. Nesse contexto surgem várias equipas com viaturas S1600. Apoiado nos bons resultados de anos transactos, Filipe Freitas perfila-se como um dos normais ocupantes do pódio absoluto mas o piloto navegado por Daniel Figueiroa num Renault Clio terá que contar cada vez mais com uma concorrência mais agressiva.
À cabeça do grupo perseguidor surgem os irmãos Miguel e António Nunes e os Peugeot 206 agora inscritos pelo CS Marítimo. Miguel Nunes/José Camacho e António Nunes/Jorge Gonçalves foram as maiores surpresas positivas do último ano que terminaram com a conquista dos dois lugares mais baixos do pódio no Rali do Faial. Agora, apenas no seu terceiro ano competitivo mas já mais adaptados às suas montadas, poderão voltar a ser notícia no confronto com formações muito mais experientes e com créditos já formados no arquipélago.
Também com S1600 surgem ainda Miguel Ferreira (Peugeot 206 ex-Alexandre Camacho) e José Carlos Magalhães (Fiat Punto) cujos objectivos são limitados inicialmente pela necessária adaptação aos novos carros. Ausentes na Camacha mas com reais possibilidades de também brilharem terão que ser levados também em conta Aécio Anjo (Citroën C2) e o antigo campeão regional José Camacho (Peugeot 206). A um nível de potência mais limitado, Alexandre Jesus aposta na eficácia do Renault Clio R3.
Produção compacta mas forte
Grande parte dos principais animadores do campeonato insular que se retiraram da competição foram alguns intervenientes na discussão da primazia da Produção, cujo pelotão, apesar de mais compacto, volta a exibir grande qualidade. João Magalhães, actual campeão do agrupamento, continua ao volante dum Mitsubishi Lancer IX que foi profundamente revisto e beneficiou na Gätmo das últimas evoluções para o modelo.
Também com carros da marca dos três diamantes, Rui Fernandes apostará numa maior consistência de resultados e mais alguma sorte que em 2007 para voltar ao topo do grupo enquanto Rui Pinto trocou o Subaru Impreza pela viatura conduzida no Rali Vinho Madeira do ano passado por Renato Travaglia para recuperar o ceptro alcançado em 2006. Na classe N3 voltam a se bater Juan Santos e Nuno Freitas, ambos em Renault Clio RS.
- Horário
- Sábado, 15 de Março
- 1ª Etapa/1ª Secção
- Partida 09h30
- PE 1 – Almas 1 (10,80 km) 10h05
- PE 2 – Terreiro da Luta 1 (7,87 km) 10h44PE 3 – Almas 2 (10,80 km) 11h55
- PE 4 – Terreiro da Luta 2 (7,87 km) 12h34
- Reagrupamento 12h55
- 1ª Etapa/2ª Secção
- Partida 14h00
- PE 5 – Pedra do Poiso 1 (18,42 km) 14h36
- PE 6 – Referta 1 (7,23 km) 15h37
- PE 7 – Pedra do Poiso 2 (18,42 km) 16h44
- PE 8 – Referta 2 (7,23 km) 17h45
- Chegada à Camacha 18h10
Campeonato da Madeira Coral de Ralis
1 Vítor Sá – Ornelas Camacho Peugeot 207 S2000
2 Alexandre Camacho – Pedro Calado Peugeot 207 S2000
3 Filipe Freitas – Daniel Figueiroa Renault Clio S1600
4 João Magalhães – Jorge Pereira Mitsubishi Lancer IX
5 Miguel Nunes – José Camacho Peugeot 206 S1600
6 António Nunes – Jorge Gonçalves Peugeot 206 S1600
7 Rui Fernandes – Marco Pita Mitsubishi Lancer IX
8 Rui Pinto – Duarte Lagos Mitsubishi Lancer IX
9 Duarte Ramos – Luís Ramos Citroën Saxo
10 Alexandre Jesus – Vítor Calado Renault Clio R3
11 José C. Magalhães – Marco Leça Fiat Punto S1600
12 Miguel Ferreira – Marco Freitas Peugeot 206 S1600
14 João Moura – João Sousa Citroën C2
15 João Ferreira – João Paulo Citroën C2
16 Luís Serrado – Johny Santos Citroën C2
17 Juan Santos – Dino Nóbrega Renault Clio Ragnotti
18 Nuno Freitas – André Camacho Renault Clio RS
19 José Serrado – Marco Ornelas Citroën C2
20 Isabel Ramos – Carina Barros Citroën C2
21 João Silva – Vítor Martins Citroën C2
22 Bruno Coelho – Paulo Freitas Citroën C2
23 Filipe Silva – Paulo Coelho Citroën Saxo
24 André Silva – Rubina Gonçalves Toyota Yaris
25 João Nóbrega – Dinarte Castro Toyota Yaris
26 Ricardo Gonçalves – Orlando Teixeira Toyota Yaris
27 Élvio Nunes – Carlos Gonçalves Toyota Yaris
28 Diomar Abreu – Davide Nóbrega Peugeot 106
Campeonato Open de Ralis da Madeira
100 Emanuel Caldeira – Vasco Mendonça VW Golf III Kit Car
101 Mário Oliveira – Marco Sousa Ford Sierra Cosworth
102 Filipe Pires – Narciso Chaves Renault 5 Turbo
103 Rui Nunes – Nuno Rodrigues Ford Escort Mk II RS
104 José Mendes – Juan Pita Ford Escort Mk I RS
105 Francisco Tavares – Duarte Coelho Toyota Corolla 1.6
106 Samir Sousa – Duarte Miranda Peugeot 206 R3
107 Paulo Caires – Sérgio Gama Peugeot 106 Maxi
108 Vítor Freitas – Humberto Freitas Renault 5 GT Turbo
109 Duarte Pereira – Nélio Martins Ford Escort Mk I RS
110 Roberto Cró – Paulo Freitas Ford Sierra Cosworth
111 Emanuel Martins – Sérgio Bettencourt Opel Corsa B GSi
112 David Ferro – Sérgio Ferro Citroën AX Sport
114 Miguel Andrade – Roberto Freitas Renault 5 GT Turbo
115 Vasco Nóbrega – José Freitas Toyota Carina E
116 Paulo Abreu – Susana Sousa Citroën Saxo
117 Ricardo Andrade – Bruno Gouveia Citroën Saxo
118 Lino Silva – Aldino Henriques Toyota Yaris
119 Dúlio Carvalho – Marco Carvalho Datsun 1200
120 Nélio Velosa – João Sousa Toyota Starlet
121 Gonçalo Félix – Sérgio Menezes Fiat Cinquecento
122 José Gouveia – Filipe Fernandes Fiat Cinquecento
123 Rui Rodrigues – Bruno Viveiros Fiat Cinquecento
João Freitas Faria
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI