Ford, 2 Citroen, 1!

Por a 18 Fevereiro 2007 14:36

A Ford desempatou a contenda. Depois da vitória na passada semana de Marcus Gronholm na Suécia, agora foi a vez do jovem e promissor Mikko Hirvonen dominar e vencer na estreia do Rali da Noruega no Mundial de Ralis.

Três provas e três vencedores diferentes! Quem esperava que, depois do primeiro rali do ano, o Mundial 2007 fosse um passeio para a Citroen e para Sébastien Loeb, enganou-se redondamente.

Realizadas que estão três provas, não só a Ford comanda os dois campeonatos, como se vai ter de se passar a contar com Mikko Hirvonen na luta pelas vitórias, já que, à rapidez que se lhe reconhecia, o finlandês juntou agora também a consistência.

É verdade que as duas provas “geladas” se realizaram em terrenos onde os homens da Ford sempre estiveram mais à vontade que Loeb, restando agora saber se as saídas de estrada que Loeb teve durante o rali se deveram a simples (nada habituais) erros ou, por outro lado, o facto do C4 WRC se ter de guiar mais perto dos limites que o Xsara WRC.

As próximas provas, já em terra, serão decisivas para se perceber a correlação de forças com que podemos contar no Mundial de 2007. Para já, a conclusão é simples: Nas provas de asfalto, os Citroen deverão ser quase imbatíveis, até porque os seus dois pilotos estão mais à vontade nesse tipo de terreno, na neve – as duas provas já se realizaram – os Ford não deram hipóteses. Resta a terra, tipo de piso onde se vão disputar mais nove provas, entre as quais as seis próximas, contra somente quatro em asfalto.

Mesmo na terra, se os Citroen C4 WRC forem fiáveis e competitivos – pelo menos ao nível dos Ford – Loeb deverá fazer a diferença. Se por outro lado, o Focus WRC 06 conseguir ser mais competitivo que o C4 na terra, então o Mundial poderá ser bastante bem disputado até final. Falta ainda saber o que vai conseguir fazer a Subaru que estreia o seu novo carro já na próxima prova, o Rali do México.

Hirvonen liderou de fio a pavio

Curiosamente, na Noruega, Mikko Hirvonen fez o que costumava estar reservado para os seus dois grandes adversários, Gronholm e Loeb, pois liderou de fio a pavio. A sua margem nunca foi suficiente para descansar, mas quando se esperava alguma reacção de Gronholm, o finlandês voltava a perder segundos. A margem de Hirvonen foi crescendo a pouco e pouco, e no final da segunda etapa percebeu-se que Malcolm Wilson poderia intervir, e se não o fez, os pilotos perceberam que não deviam arriscar, e mantiveram as posições até final. Para a Ford, foi um rali em cheio. Passam a comandar ambos os campeonatos, e nos pilotos passa a liderar Gronholm, agora seguido de Hirvonen.

Ford, 2 Citroen, 1!

A batalha pelo terceiro posto resolveu-se logo no troço de abertura da terceira etapa, quando Henning Solberg transformou um atraso de dez segundos num avanço de outros tantos. Uma escolha melhor adequada de pneumáticos foi decisiva nesta luta de irmãos.

Jari-Matti Latvala terminou em quinto, ajudando a Ford a obter um excelente resultado de conjunto: quatro carros nos cinco primeiros lugares. O jovem finlandês. Sem a penalização de um minuto no primeiro dia de prova poderia ter lutado pelo pódio.

Gigi Galli acabou por terminar em quinto, beneficiando dos problemas de Manfred Stohl, que parou na derradeira especial. O austríaco terminou a prova, mas baixou muito na classificação.

Daniel Carlsson foi sétimo, e também ele beneficiou do facto de Xavier Pons ter parado na especial com problemas no Mitsubishi Lancer WRC. Depois de Gardemeister ter desistido no início da terceira etapa, foi a vez de Xavi Pons ter problemas e atrasar-se, ele que tão boa recuperação fez durante a prova.

Jan Kopecky acabou por pontuar, realizando uma prova regular. Aproveitou os problemas dos seus adversários e repetiu o oitavo posto de Monte Carlo.

Na prova de abertura da JWRC, o vencedor foi Per gunnar andersson em Suzuki Swift, com grande vantagem sobre Patrik Sandell (7m33.7s) e Urmo Aava, que foi terceiro a 15m12.4s

Classificações:

WRC

1º Mikko Hirvonen – Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC 06 3h28m17.0s

2º Marcus Gronholm – Timo Rautiainen Ford Focus RS WRC 06 a 9.5s

3º Henning Solberg – Cato Menkerud Ford Focus RS WRC 06 a 3m44.6s

4º Petter Solberg – Phil Mills Subaru Impreza WRC 2006 a 4m01.1s

5º Jari-Matti Latvala – Miikka Antilla Ford Focus RS WRC 06 a 5m30.7s

6º Gigi Galli – Giovanni Bernacchini Citroen Xsara WRC a 7m05.2s

7º Daniel Carlsson – Denis Giraudet Citroen Xsara WRC a 9m23.7s

8º Jan Kopecky – Filip Schovanek Skoda Fabia WRC a 11m49.9s

12º Manfred Stohl – Ilka Minor Citroen Xsara WRC a 17m04.6s

14º Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroen C4 WRC a 18m13.4s

16º Xavier Pons – Xavier Amigo Mitsubishi Lancer WRC 05 a 18m53.1s

19º Chris Atkinson – Glenn Macneall Subaru Impreza WRC 2006 a 24m01.7s

25º Daniel Sordo – Marc Marti Citroen C4 WRC a 34m24.1s

JWRC

1º P-G Andersson – Jonas Andersson Suzuki Swift S1600 3h49m37.9s

2º Patrik Sandell – Emil Axelsson Renault Clio R3 a 7m33.7s

3º Urmo Aava – Kuldar Sikk Suzuki Swift S1600 a 15m12.4s

4º Jan Mölder – Katrin Becker Suzuki Swift S1600 a 19m03.1s

5º Aaron Burkart – Tba Citroen C2 GT a 23m44.7s

6º Trond Svenkerud – Kay Odegård Ford Fiesta ST a 28m26.0s

7º Andrea Cortinovis – Flavio Zanella Renault Clio a 29m25.0s

8º Shaun Gallagher – Clive Jenkins Renault Clio a 36m19.9s

9º Alessandro Bettega – Simone Scattolin Ford Fiesta Super 1600 a 36m38.3s

10º Vilius Rozukas – Audrius Shoshas Suzuki Swift S1600 a 53m33.5s

11º Aigar Pärs – Ken Järveoja Suzuki Swift S1600 a 1h20m44.5s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado