Fiat de regresso ao Mundial de Ralis?

Por a 19 Fevereiro 2008 13:33

Excelente notícia para os adeptos dos ralis! A Fiat, através da Abarth, está a planear regressar ao Mundial de Ralis, provavelmente já em 2010. Apesar de ainda não existirem decisões concretas, Claudio Berro, o responsável máximo do Departamento de Competição do Grupo Fiat, deixou no ar a forte possibilidade disso vir a acontecer, quando se fizer a transição das actuais para as próximas regras do WRC.

Para já, os responsáveis da Fiat confirmaram o programa do IRC para 2008, mas estão igualmente integrados nas conversações que decorrem relativas ao futuro do Mundial de Ralis a partir de 2010:

«Estamos envolvidos em discussões com a FIA e outras Marcas e é claro que os Super 2000 serão a base dos futuros WRC. O que se discute, essencialmente, é a forma como iremos obter mais ‘torque’ do motor, mantendo os custos a um nível aceitável. De acordo com as próximas regras do WRC, acredito que os Super 2000 e grupos N irão trazer mais equipas para o WRC, não só equipas oficiais mas também privadas. E quando o número de ralis baixar para 12 por ano, será possível haver mais equipas a competir ao mais alto nível, e nesse sentido, estamos a trabalhar no sentido da Fiat Abarth ser uma dessas equipas.»

«Se as novas regras se tornarem efectivas em 2010 e 2011, como planeado, esta será a altura certa para nós. Ainda não existem certezas, nem decisões tomadas, mas este é claramente o caminho.», referiu Cláudio Berro que adiantou igualmente a existência doutros modelos de competição nos planos da Abarth:

«Neste momento está em desenvolvimento o modelo 500 Abarth, para já só para as pistas, mas a verdade é que os circuitos não serão a única possibilidade para este carro, pois de acordo com as regras da FIA acredito que o 500 Abarth pode tornar-se igualmente um carro muito forte nos ralis. O projecto principal nos ralis é com o Punto Diesel, que já homologámos para a classe R3. Pensamos que o custo deste carro ficará por metade dos actuais R3 do mercado – como o Honda e o Renault, ndr – e oferecerá prestações muito interessantes para jovens pilotos. Estes carros estão a ser preparados para Troféus a realizar no âmbito das competições nacionais. O modelo de troféu é muito importante para descobrir novos valores para o futuro dos ralis.», referiu Berro, que no entanto se mostra um pouco céptico quando aos Super 1600:

«Os Super 1600 são demasiado carros actualmente. Não fazem qualquer sentido. Penso que os R3 têm um futuro mais promissor, e tamb´+em penso que a classe R2 será a ideal para posicionarmos o 500 Abarth. Já na classe R1 teremos o 500 Abarth de 100 cavalos, um modelo ideal para jovens pilotos no começo das suas carreiras.», referiu Berro.

Como alguém já referiu há algum tempo no fórum do Autosport Online, só faltava mesmo que este regresso fosse acompanhado com o patrocínio da Martini Racing…

// 464){

var ratio;

fwidth=464;

if(fwidth>fheight){

ratio=fwidth/fheight;

}else{

ratio=fheight/fwidth;

}

height=Math.ceil(fwidth*ratio);

}

var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);

if( “43480” != “” ){

ran_number += “_” + “43480”;

}

var idplayer=”playerDiv”+ran_number;

var mplayer = “movie_player”+ran_number;

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe43480’).append(‘

‘);

var flashvars = {};

var params = {

“allowScriptAccess”:”always”};

var attributes = {};

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe43480’).css(

{

‘width’:fwidth,

‘height’:fheight

}

)

swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);

}

// ]]>

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado