ESTORIL CLASSIC WEEK: RALLY DE PORTUGAL HISTÓRICO ARRANCA AMANHÃ
Após 12 edições, o Rally de Portugal Histórico volta à estrada para mais uma mistura de competição, convívio e também algum ‘turismo’. Realiza-se de 2 a 6 de outubro, tem partida e chegada ao Estoril, sendo que esta edição tem um interesse adicional, já que depois de seis triunfos lusos e outros tantos estrangeiros, será interessante perceber quem desempata a ‘questão’.
O ano passado e após o segundo triunfo consecutivo do belga Yves Deflandre, a armada nacional espera, certamente, voltar às vitórias e, quem sabe, dar início a outra sequência de três triunfos consecutivos como os conseguidos por João Mexia entre 2013 e 2015. Mas para isso, terão primeiro de ser bem-sucedidos nos vários troços que vão ter pela frente e que os vão levar a passar pela Figueira da Foz, Braga (uma estreia), Viseu, Sintra e, já no sábado, pelo Slalom no Circuito Estoril. Um final com chave de ouro que o Presidente do ACP, Carlos Barbosa, já tinha prometido no ano passado.
Os concorrentes têm pela frente cerca de 2.000 km, 600 dos quais em regularidade, organizados em 4 etapas com mais de 40 especiais. Como habitualmente, a prova realiza-se com viaturas de 1 de Janeiro de 1946 a 31 de Dezembro de 1985.
Este ano, o Rally de Portugal Histórico tem uma lista de 87 equipas constituídas por piloto e navegador, sendo 15 delas portuguesas e 72 dos seguintes doze países: Bélgica, Suíça, Espanha, França, Rússia, Lituânia, Mónaco, Andorra, Suécia, Itália, Reino Unido e Canadá.
No âmbito do Estoril Classics Week 2018, está prevista a presença de grandes nomes dos ralis, como é o caso do antigo piloto de ralis Stig Blomqvist, aos comandos de um Audi Quattro de grupo B, Miki Biasion, bicampeão do Mundo de Ralis e três vezes vencedor do Rally de Portugal, aos comandos de um Lancia Delta. Está previsto que sejam vistos a abrir a estrada na zona de Sintra, durante o Rally de Portugal Histórico…
Um pouco de história
Criado em 2006, um ano antes do regresso do Rally de Portugal ao Campeonato do Mundo de Ralis, e como forma de reviver alguns dos melhores anos da prova do Automóvel Club de Portugal, o Rally de Portugal Histórico desde o primeiro momento que percorre troços míticos do Rally de Portugal e desde muito cedo se assumiu como uma das mais exigentes e prestigiadas provas de Regularidade Histórica do Velho Continente, atraindo pilotos e máquinas dos mais variados países, com particular destaque para a armada francófona que muitas vezes representa quase metade dos pelotões que chegam a ultrapassar a centena de carros.
Numa prova que tem por objetivo não só a competição, mas também o convívio e uma visão turística do País, os concorrentes têm percorrido estradas da zona centro e norte do país que ficaram na história de muitas das edições do ‘velho’ Rally de Portugal. Em 12 edições, seis triunfos foram para duplas nacionais, e outros tantos para os estrangeiros. Quem desempata este ano?
Programa
1 de outubro, 2ª feira
Verificações Administrativas (Hotel Palácio, Estoril)
2 de Outubro, 3ª feira
Verificações Técnicas (Circuito Estoril)
1ª Etapa: Estoril/Figueira da Foz
Arranque da Prova nos Jardins do Casino do Estoril (13h30)
Chegada à Figueira da Foz à Avenida 25 de Abril (19h30)
3 de Outubro, 4ª feira
2ª Etapa: Figueira da Foz/Braga
Partida da Figueira da Foz (08h30)
Circuito de Lousada (15h15)
Serviço de Assistência em Fafe (17h15)
Chegada a Braga à Camara Municipal (18h45)
4 de Outubro, 5ª feira
3ª Etapa: Braga/Viseu
Partida de Braga da Câmara Municipal (08h00)
Chegada a Viseu à Camara Municial (19h05)
Flexi Service junto ao Hotel Montebelo (22h30)
5 de Outubro (6ª feira):
4ª Etapa: Viseu/Estoril
Partida de Viseu do Hotel Montebelo (08h00)
Regularidade por Sectores no kartodromo de Leira (19h15)
Dupla passagem pela Lagoa Azul / Peninha (23h55)
6 de Outubro, Sábado
Estoril: (Jardins do Casino)/Autódromo do Estoril
Chegada aos Jardins do Casino do Estoril (01h50)
Slalom no Circuito do Estoril (10h10 às 12h40)
Exibição Slalom no Circuito do Estoril (15h05 às 15h35)
Distribuição de Prémios no Casino do Estoril (20h00)
PALMARÉS
2006 José Luís Nunes/Sara nunes (Alfa romeo 2000 GTV)
2007 Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911 Carrera)
2008 José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002Tii)
2009 Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911)
2010 Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS)
2011 José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE, 1978)
2012 José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE, 1978)
2013 João Mexia/Nuno Machado (Porsche 911 Coupé, 1973)
2014 João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Coupé, 1973)
2015 João Mexia/Nuno Machado (Porsche 911, 1973)
2016 Yves Deflandre/Joseph Lambert (Porsche 911 2.7, 1972)
2017 Yves Deflandre/Joseph Lambert (Porsche 911, 1972)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI