Estatísticas do Rali de Portugal
Uma prova como o Rali de Portugal, que já se realiza há mais de quatro décadas, encerra sempre um grande número de curiosidades, que, o AutoSport, com a preciosa colaboração do seu leitor João Costa, aqui coloca.
Sabia, por exemplo, que a especial com a maior média de sempre foi a Lagoa Azul-2 de 1984, onde Henri Toivonen, em Lancia 037 realizou os 5,00 km em 02m10s, portanto á média de 138.46 km/h. Já em piso de terra o mais rápido foi Lamego, em 1994 em que a média foi de 129.85 km/h. O tempo foi de 04m17s, num troço de 9,27 km. O autor da média foi Carlos Sainz.
CURIOSIDADES
. 1195 troços disputados desde 1972, ano em que o vencedor do rali foi pela primeira vez encontrado exclusivamente através dos resultados em troços cronometrados.
. Desses 1195, 28 foram cancelados. Nesta estatistica não entra o Montejunto-2 de 1975, que foi cancelado ainda antes do inicio do rali, nem surgindo nos guias da altura, os Secarias-1 e Secarias-2 de 1995 que foram cancelados antes da partida da prova, e eliminados dos guias, e ainda o Figueira da Foz-97 que foi disputado mas com os resultados anulados devido ao problema com o tubo dos travões do Mitsubishi Lancer de Tommi Makkinen. Para a estatistica dos 1195 troços não entram os troços de Montejunto-2 de 1975 e os Secarias de 1995.
. O maior troço em temos de duração foi o Arganil-1 de 1986. O Carlos Bica no seu Lancia 037 Rally demorou 43m49s para fazer o melhor tempo no troço.
. O mais curto em termos de tempo foi o troço da Super-Especial de Faro de 2008. O italiano Luca Rossetti demorou apenas 1m29.8s para fazer o melhor tempo no troço.
. O troço mais lento foi Baltar de 2001. A média do melhor tempo feito pelo Tommi Makinen foi de 50.77 km/h. Quem se recorda da chuva e lama com que os concorrentes se depararam, não estranha minimamente.
. O troço mais longo foi o de Arganil, disputado entre 1983 e 1986, e tinha 56.50 km. O mais curto foi o troço de Faro de 2008 com 1.30 km.
. O rali que teve mais quilómetros de troços foi o Rali de Portugal de 1979 com 737.50 km de troços. O mais curto foi Rali de Portugal de 2004 com apenas 151,82 km de troços.
. O rali que levou mais tempo a percorrer pelo vencedor foi o Rali de Portugal de 1979, ano em que o Hannu Mikkola num Ford Escort RS1800 demorou 9h13m52s para realizar os 737,50 km de troços. O rali mais curto foi o Rali de Portugal 2002, ano em que o Didier Auriol num Toyota Corolla WRC demorou 1h41m25,5s para percorrer os 152,77 km de troços.
. Somando os tempos dos vencedores dos ralis desde 1972 até 2008, dá um total de 8 dias, 20 horas, 51 minutos, 2,4 segundos.
. O piloto que ganhou mais troços no Rali de Portugal foi o Markku Alen, 131 troços entre os anos de 1974 e 1993.
. O troço de asfalto mais rápido foi o troço da Lagoa Azul-2 de 1984 em que a média foi de 138.46 km/h. O tempo foi de 02m10s, num troço com 5,00 km. O autor da média foi o Henri Toivonen.
. O troço de terra mais rápido foi Lamego de 1994 em que a média foi de 129.85 km/h. O tempo foi de 04m17s, num troço de 9,27 km. O autor da média foi o Carlos Sainz.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI