Rali da Estónia: Quem desempata no ERC?

Por a 3 Julho 2024 16:55

O icónico piloto estónio Ott Tänak enviou uma mensagem clara aos competidores que vão correr na sua terra natal no Campeonato da Europa de Ralis: o Delfi Rally Estonia desta semana será uma prova duríssima. Este evento de terra, regressado ao calendário do ERC pela primeira vez desde 2016, atraiu uma lista de inscritos repleta de estrelas, incluindo muitos estreantes ansiosos por provar o seu valor.

Embora o ex-campeão mundial Tänak não esteja a competir por uma quinta vitória – o Hyundai i20 N Rally1 é inelegível para o evento principal do ERC, está feliz em partilhar os seus conhecimentos com a elite dos ralis europeus.

“O Rali da Estónia é uma experiência única, sem vivê-la é difícil compreender”, explicou o piloto de 36 anos. “Normalmente, na primeira etapa, os troços são muito, muito suaves. Mas na segunda etapa pode tornar-se muito difícil e pode mudar muito de etapa para etapa. É um pouco melhor começar mais tarde [na estrada] porque está sempre limpa, mas depende muito do tempo, que pode mudar rapidamente apesar do calor desta época na Estónia.”

O Delfi Rally Estonia, que se realiza de 5 a 7 de julho entre as cidades de Tartu e Otepää, marca o retorno do ERC à Estónia após oito anos, proporcionando mais um emocionante teste de alta velocidade em terra, seguindo os passos do rápido Bauhaus Royal Rally of Scandinavia do mês passado.

Com uma Qualifying Stage e a super especial de Elva, o 14º Rally da Estónia cobre terreno familiar em comparação com a edição de 2023 do WRC, com a maioria das etapas sendo versões ligeiramente modificadas das do ano passado.

Após três rondas, Mathieu Franceschi (Škoda Fabia RS Rally2) e o atual campeão do ERC, Hayden Paddon, no comando de um Hyundai i20 N Rally2, estão empatados no topo da tabela de pontos. Além destes dois, uma série de pilotos rápidos se prepara para o ataque. Entre eles estão talentos locais como o antigo campeão Júnior do WRC Robert Virves e o ‘habitué’ do WRC2 Georg Linnamaë.

Depois de uma estreia impressionante no Rally1 na Polónia, onde ficou em quinto lugar, Mārtiņš Sesks retorna ao ERC no seu Toyota GR Yaris Rally2 com pneus MRF, ansioso por conquistar a sua primeira vitória na temporada.

Simone Tempestini, da Škoda, continua a aproveitar o impulso da sua vitória no V-Híd Rally Hungary em abril, enquanto Mads Østberg (Citroën C3 Rally2) traz a sua experiência como duplo vencedor do Rally da Estónia. Nikolay Gryazin, outro piloto da Citroën, já venceu cinco vezes no ERC e é uma ameaça constante.

Entre os demais pilotos a serem observados estão Miko Marczyk, Jon Armstrong, Mikko Heikkilä – que subiu ao pódio na última ronda na Suécia –, Frank Tore Larsen e Andrea Mabellini, todos prontos para fazer história nas estradas desafiadoras da Estónia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×