Marco Cid: “Arrancámos, e disse só… oops!”

Por a 15 Março 2016 16:51

A estreia de Marco Cid com o Peugeot 208 R2 foi encurtada pela quebra do motor do carro francês, mas a estreia do jovem piloto luso ficou marcada por um momento que suscitou a atenção das ‘redes sociais’ o Eurosport, o site da FIA e do ERC, já que a dupla Marco Cid e Nuno Rodrigues da Silva tiveram uma passagem fantástica num conhecido gancho onde o Peugeot levantou muito as duas rodas do lado esquerdo e só a mestria do piloto, como ele próprio explica, evitou o capotanço: “Era uma esquerda gancho, mas cortei demasiado e a roda tocou no interior. Tive uma reação rápida e virei a direção toda para a direita, para a roda fazer contrapeso e o carro voltar a cair normal, se não o carro tombava” referiu o piloto. Perguntámos-lhe se disse alguma coisa e… “Arrancámos, e disse só… oops!” referiu Cid, que desta forma arranjou uma excelente maneira para aparecer: “A foto surgiu no site da FIA, e no site do ERC, os espanhóis já estavam de olho em nós, éramos três portugueses, e assim ainda repararam melhor”, disse.

Já Nuno Rodrigues da Silva, o navegador, explicou que já estavam ‘avisados’’, mas os ralis são assim mesmo: “A aproximação foi normal, mas aquilo tem um ligeiro degrau, ele cortou um pouco mais que o normal e o carro levantou. Chegámos lá ‘depressinha’ como era suposto, o Marco estava avisado desde os reconhecimentos, mas íamos depressa e acabou por acontecer. Mas ali é uma situação mais ou menos normal, o carro levantou mais um bocadinho do que o habitual” disse confirmando o que disse o ‘seu’ piloto: “Ooops! que é o costuma dizer nos momentos mais quentes…” Pouco depois, Cid queixou-se que o motor estava a perder rendimento e o abandonou deu-se logo de seguida.

Quanto a Marco Cid, o Campeão das 2WD no CNR 2015 considerou que este foi um excelente teste para a estreia no ERC Júnior. Cid iniciou uma nova fase na sua curta carreira com a participação no Rali Ilhas Canárias, em Espanha, em preparação para o Campeonato da Europa Júnior sendo que o piloto português estreava-se ao volante do Peugeot 208 R2 – carro que irá utilizar durante esta época – mas a quebra do motor obrigou-o a abandonar na oitava especial: “Confesso que estava um pouco nervoso antes desta nova etapa mas depois da contagem decrescente para o primeiro troço tudo passou. As primeiras impressões do carro foram boas mas na PEC8 comecei a sentir o motor a fraquejar. Depois numa reta, em aceleração, simplesmente começámos a ouvir muito barulho debaixo do capot e pouco depois o motor partiu”, explicou o piloto.

“Ainda assim, o balanço é muito positivo. Deu para ter uma ideia do andamento neste campeonato. A maioria dos pilotos dos 2 Roda Motrizes são muito rápidos. Será um desafio chegar até eles mas vou trabalhar para isso”, apontou o piloto leiriense que sentiu um pouco a passagem do Clio S1600 para o Peugeot 208 R2: “Este primeiro contacto com o carro não foi bem o que estava à espera, pois estava habituado ao Clio S1600 e tive que esquecer o que sabia do Clio, para aprender este novo carro. Mas vê-se que é um carro que anda bem, muitos que andam no Europeu fazem tempos canhão com o carro, é mais rápido que muitos Grupo N, portanto o carro mau não pode ser, tem é que se pilotar de forma completamente diferente. Mas é um carro adaptado, o Clio S1600 era um carro de ralis a sério e este é um carro do dia a dia adaptado aos ralis, e não acho que ande mais que o Clio S1600, mas para já não dá bem para comparar, pois são carros com mais de dez anos de diferença, ambos têm vantagens e desvantagens, e para já não consigo dizer ainda se é mais rápido ou não. É tudo mais macio, volante caixa, pedais, no Clio era tudo mais ‘bruto’”, referiu Marco Cid, que não sabe se poderá testar antes do início do Campeonato da Europa FIA de Ralis Júnior, prova agendada para o próximo Circuito da Irlanda, de 7 a 9 de abril, uma vez que tem que trocar o motor partido nas Canárias…

Untitled-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado