FREDDY LOIX VENCE EM YPRES PELA 11ª VEZ
E manteve-se a tradição. “Muitos passam e lutam pelo comando mas em Ypres, no final, ganha sempre Loix”. Tal como tem acontecido ao longo dos últimos anos, “Fast” Freddy nem começou o rali no comando mas soube manter o ritmo e escapar às muitas armadilhas da etapa belga do ERC para, por vezes de forma que chega a parecer miraculosa, levantar a taça do vencedor no final.
O rali começou por ser dominado por Bryan Bouffier que terminou a primeira etapa na frente mas, no arranque do último dia de competição, acabou por ceder o comando ao futuro vencedor. O francês manteve-se, contudo, na luta até ter que abandonar com problemas no seu Citroën DS3 R5. Numa viatura idêntica e também gaulês, Stephane Lefebvre havia perdido muito tempo no arranque da prova mas, vencendo seis classificativas na segunda etapa entrou na corrida pelo triunfo mas também foi forçado a desistir também com problemas de caixa de velocidades no seu carro.
Kris Princen realizou uma boa prova com o Peugeot 208 T16 das filiais belga e holandesas e terminou em segundo na frente de Bernd Casier que terminou pela primeira vez no pódio de Ypres após uma muito boa ponta final com o Ford Fiesta R5. Muitos bem posicionados à geral, os melhores no ERC Junior foram os três pilotos da equipa oficial Opel. Marijan Griebel venceu apesar da forte oposição de Chris Ingram enquanto o ainda mais jovem Julius Tannert ocupou o lugar mais baixo do pódio.
A prova, no que toca aos habituais competidores no ERC 2016, sofreu um forte revés com a desistência, ainda na PE 1, do russo Alexey Lukyanuk após um toque numa vala. No mesmo troço cronometrado acabaria também por ficar Diogo Gago devido a alguns problemas inerentes a uma saída de estrada. Marco Cid esteve em prova mais tempo mas também desistiria, no arranque da segunda etapa, quando seguia no sexto posto do ERC Junior.
João Freitas Faria
Classificação:
1º Freddy Loix/Johan Gitsels (Skoda Fabia R5), 2:22:15.1
2º Kris Princen/Peter Kaspers (Peugeot 208 T16 R5), + 56.8
3º Bernd Casier/Pieter Vyncke (Ford Fiesta R5), + 1:19.8
4º Hermen Kobus/Erik de Wild (Skoda Fabia R5), + 1:27.0
5º Vincent Verschueren/Veronique Hostens (Skoda Fabia R5), + 1:32.3
6º Pieter Tsjoen/Eddy Chevaillier (Ford Fiesta R5), + 2:29.9
7º Jaromir Tarabus/Daniel Trunkat (Skoda Fabia R5), + 2:49.1
8º Claudie Tanghe/Filip Cuvelier (Ford Fiesta R5), + 2:52.0
9º Kevin Demaerschalk/Bram Eelbode (Citroën DS3 R5), + 5:45.9
10º Antonin Tlustak/Ladislav Kucera (Skoda Fabia R5), + 7:46.0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI