Europeu de Ralis: Royal Rally of Escandinavia com muitos e bons pontos de interesse
Realiza-se este fim de semana na Suécia do Royal Rally of Escandinavia, terceira prova do Europeu de Ralis e a segunda em pisos de terra, depois do Rali da Hungria. Simone tempestini (Skoda Fabia RS Rally2) e Yoann Bonato (Citroën C3 Rally2) venceram na Hungria e Canárias, respetivamente, mas na Suécia as coisas anteveem-se bem diferentes.
Mikko Heikkilä inicia o Royal Rally of Scandinavia desta semana (13 a 15 de junho) com o objetivo de corrigir os erros do seu abandono no V-Híd Rally Hungary e acumular uma grande quantidade de pontos no Campeonato da Europa de Ralis na Suécia.
O ex-campeão finlandês estava a caminho da vitória na abertura da temporada na Hungria, em abril, quando um problema técnico imobilizou o seu Toyota GR Yaris Rally2. Como o Rally Islas Canarias não fez parte do seu calendário para 2024, Heikkilä vai para Karlstad sem pontos no campeonato, mas com grandes possibilidades de os conquistar.
“Não estou a pensar no campeonato, porque não conseguimos nenhum ponto na Hungria e não fomos às Canárias”, disse o piloto de 32 anos. “Por isso, vou fazer rali a rali e conquistar o máximo de pontos possível. Claro que foi bom termos sido rápidos na Hungria, mas este é um tipo de rali diferente, menos duro e muito mais rápido, pelo que não há muito a levar da Hungria para a Suécia. Só tivemos dois dias de testes, pelo que não tivemos oportunidade de experimentar muito com o carro, mas vamos tentar encontrar algo para a Suécia e concentrar-nos novamente.”
Heikkilä é um dos 23 pilotos que competem num carro Rally2 topo de gama no Royal Rally of Scandinavia. Como ele reconhece rapidamente, a competição será intensa. “Como sempre no ERC, o nível é muito elevado e há também outras estrelas a chegar, por isso vai ser difícil. Vamos esforçar-nos, mas há muitos pilotos que podem vencer este rali.”
O atual campeão do ERC, Hayden Paddon, lidera a lista de inscritos a bordo do seu Hyundai i20 N Rally2, seguido pelo vencedor do título de 2022, Efrén Llarena, que pilota um Škoda Fabia RS Rally2. Oliver Solberg, o vencedor do ano passado, regressa para defender a sua coroa, enquanto o atual líder do campeonato da Michelin, Mathieu Franceschi, o vencedor da Hungria Simone Tempestini, o duplo campeão polaco Miko Marczyk, o letão Mārtiṇš Sesks e os noruegueses Eyvind Brynildsen, Frank Tore Larsen e Mads Østberg também estarão entre os candidatos à vitória. Johan Kristoffersson, vencedor de vários títulos do Mundial de Rallycross, e o campeão do mundo de 2003, o norueguês Petter Solberg, também vão estar debaixo de olho.
Forte competição nas categorias de apoio, com Max McRae a querer voar alto
Para além dos cinco pilotos que procuram o sucesso no FIA ERC3 e no ERC M-Sport Fiesta Rally3 Trophy, 14 jovens talentos vão lutar pelo ouro no FIA Junior ERC Championship.
Enquanto Mille Johansson (Opel Corsa Rally4) começa a sua ronda caseira da série no topo da classificação provisória, Max McRae (Peugeot 208 Rally4), sobrinho do falecido Colin McRae, está apenas a dois pontos de distância e a preprar-se para sentir algo especial quando enfrentar o salto Colin’s Crest: “o meu tio arrasou neste salto na neve quando o troço fez parte do Rali da Suécia”, disse McRae, de 19 anos. “É mega ter algo assim no evento e bastante emotivo conduzir por essa secção – vou definitivamente sentir algo.”
Desde ontem à noite, os concorrentes do Royal Rally of Scandinavia já estão em ação num troço com 2,15 quilómetros, o itinerário de hoje,sexta-feira consiste em quatro troços repetidos de cada lado da assitência em Karlstad, com o troço Colins de 6,43 quilómetros – completo com a Colin’s Crest Arena – um dos muitos destaques.
Na super especial, Hayden Paddon foi para a frente depois de bater Mads Østberg por 0.03s. A chuva tornou o troço escorregadio e atrás de Østberg (TRT Rally Team Citroën C3 Rally2), ficou Mārtiṇš Sesks no Toyota GR Yaris Rally2.
Simone Tempestini foi quarto no seu Škoda Fabia RS Rally2 com Jon Armstrong (M-Sport Ford Fiesta Rally2) quinto na frente de Eyvind Brynildsen a contribuir para haver seis diferentes construtores no top 6, com o seu Volkswagen Polo GTI R5.
Andrea Mabellini foi sétimo na frente do multíplo campeão de World Rallycross, Johan Kristoffersson com Oliver Solberg logo a seguir. No seu regresso aos ralis internacionais pela primeira vez desde 2019, Petter Solberg completou o SS1 com fumo e chamas a sair da parte de baixo do seu Volkswagen Polo GTI R5. Apesar disso, foi o 10º mais rápido e conseguiu regressar ao parque fechado durante a noite após um pequeno atraso.
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