Azores Rallye: Europeu de Ralis arranca…
O Europeu de Ralis arranca esta semana no meio do Oceano Atlântico, nos Açores. Campeão em título, pilotos já conhecidos na competição, alguns
campeões nacionais nos seus países e uma série de jovens com vontade de subir ao top dos ralis, vão competir numa prova com estradas desafiadoras e paisagens de beleza única. Espera-se, como sempre nos Açores, um início de temporada emocionante.
O Campeão em título, Alexey Lukyanuk enfrenta não só as vedetas nacionais com um leque bastante grande de jovens pilotos, assumindo-se o campeonato como importante fórmula de promoção.
O Campeonato da Europa de Ralis recomeça em São Miguel com um calendário em que se regista a saída da Acrópole e entrada da Hungria. As alterações regulamentares são bastante reduzidas e a vocação do Eurosport, promotor desta série, tem sido fazer deste campeonato uma rampa de lançamento para jovens talentos, uma aposta que para já se pode considerar ganha tal a quantidade de pilotos das mais variadas nacionalidades que ambicionam se afirmar internacionalmente neste escalão.
A referência do ERC deverá, contudo, permanecer Alexey Lukyanuk, atual campeão, pois o russo tem não só se mostrado muito mais rápido que os seus adversários bem como dado nas vistas pelo seu andamento espetacular e erros e acidentes tão espetaculares quanto inesperados. Tendo subido à fama com Mitsubishi Lancer Evo X e, posteriormente, Ford Fiesta R5, Lukyanuk estará este ano aos comandos dum Citroën C3 R5 preparado pela Sainteloc. Se o russo de São Petersburgo se adapta rapidamente a novas montadas e percursos, alguma juventude do carro francês poderá eventualmente determinar um dos seus frequentes abandonos.
Duplo campeão europeu júnior, o alemão Marijan Griebel volta a este campeonato com um dos VW Polo GTi R5 da BRR depois de ter alinhado um ano como piloto oficial da Peugeot no seu país natal. Outro piloto de regresso a esta série é Lukasz Habaj, antigo campeão polaco, que volta a apostar num Skoda Fabia R5 depois de ter impressionado nalguns dos últimos eventos de 2018 do campeonato proposto pelo Eurosport. Para além de Griebel, a estrutura de Baumschlager fará também alinhar dois Polo para os húngaros Norbert Herczig e Ramon Ferencz. Numa postura não tão competitiva, o checo Vojtech Stajf alternará os comandos dum VW Polo GTi R5 no seu país com os dum Skoda Fabia R5 no ERC naquela que deverá ser a sua despedida da modalidade a nível internacional.
Jovens pilotos querem afirmar-se
Importante de seguir neste campeonato será também o contingente de jovens talentos que ambicionam o título no campeonato Junior U28 e que proporciona ao seu vencedor um orçamento de 100.000 euros para em 2020 alinhar no WRC ou ERC. Valor seguro deste campeonato, o britânico Chris Ingram regressa a pensar no cetro voltando a utilizar um Skoda Fabia R5 da germânica Toksport. Esta mesma equipa suportará o cipriota Alex Tsouloftas numa viatura idêntica depois de ter dado nas vistas tanto na Acrópole como no seu país natal com um Citroën.
Com um carro da marca francesa, mas um C3 R5 da Sainteloc, o sueco Mattias Adielsson regressa a esta série depois de ter conseguido alguns bons resultados no quadro do ERC3. Todos em Skoda Fabia R5, Pierre-Louis Loubet será apoiado pela 2C Competition e voltará a tentar seguir as pisadas do seu pai, Yves Loubet, que venceu este campeonato há 30 anos, enquanto o checo Filip Mares conta com o apoio de Roman Kresta e o letão Martins Sesks, sempre assistido pela SRT, tentará repetir o sucesso no campeonato Junior U27 de 2018 no escalão imediatamente superior.
A poderem discutir os triunfos nas várias provas que compõem o calendário estarão sempre os pilotos nacionais e o caso dos Açores não será exceção. Voltará a ser interessante assistir ao confronto dos melhores pilotos portugueses da atualidade com os pilotos que corporizam o ERC e, quem sabe, festejar novo triunfo das cores nacionais no segundo mais importante rali luso como já aconteceu com Bruno Magalhães, Bernardo Sousa e Ricardo Moura, que estarão ali presentes, num passado recente.
CALENDÁRIO
21 A 23 MARÇO AZORES RALI PORTUGAL
2 A 4 MAIO RALLY ISLAS CANARIAS ESPANHA
24 A 26 MAIO RALLY LIEPAJA LETÓNIA
28 A 30 JUNHO RALLY POLAND POLÓNIA
19 A 21 JULHO RALLY DI ROMA CAPITALE ITÁLIA
16 A 18 AGOSTO BARUM CZECH RALLY ZLIN REP. CHECA
27 A 29 SETEMBRO CYPRUS RALLY CHIPRE
8 A 10 NOVEMBRO RALI DA HUNGRIA HUNGRIA
Horário
Quinta-Feira 21 de Março
09h48 – QS – Qualifying Stage “Remédios”
15h28 – PE / SS 1 – Coroa da Mata
15h56 – PE / SS 2 – Mediana Remédios
16h36 – PE / SSS 3 – SSS Marques
Sexta-Feira 22 de Março
09h53 – PE / SS 4 – Pico da Pedra – 1
10h41 – PE / SS 5 – Sete Cidades – 1
11h34 – PE / SS 6 – Vista do Rei Feteiras – 1
13h47 – PE / SS 7 – Pico da Pedra – 2
14h35 – PE / SS 8 – Sete Cidades – 2
15h28 – PE / SS 9 – Vista do Rei Feteiras – 2
16h28 – PE / SSS 10 – SSS Marques
Sábado 23 de Março
09h45 – PE / SS 11 – Graminhais – 1
10h33 – PE / SS 12 – Tronqueira – 1
11h36 – PE / SS 13 – Vila Franca São Brás
15h11 – PE / SS 14 – Graminhais – 2
15h59 – PE / SS 14 – Tronqueira – 2
NOTA: Hora local, menos uma que em Portugal Continental
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI