ERC/Rally Sierra Morena: Gryazin é o primeiro líder, Neuville e Evans presentes

Arrancou ontem ao fim do dia com a super-especial o Rally Sierra Morena – Córdoba Patrimonio de la Humanidad 2025, primeira prova do Europeu de Ralis.
Num evento que conta com a presença de Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) como preparação dos ralis de asfalto e também para as equipas verem o que se está a fazer em termos de Promoção no ERC, a nova J2X Rally Team teve o início perfeito, com Nikolay Gryazin na frente após a super especial de Córdoba desta noite. Na gerla, são, claro, os dois Rally1 na frente com Neuvulle 0.7s na frente de Evans, mas o que verdadeiramente interessa é o ERC e depois de se ter destacado na Qualificação, Gryazin foi novamente o mais rápido no espetacular troço da cidade de 1,50 quilómetros no seu Škoda Fabia RS Rally2.
“Bom arranque, não cometi qualquer erro”, disse Gryazin depois de registar um rápido 1min 39,4s. “Mas é uma corrida longa, não é fácil dizer qual será a estratégia, mas, de qualquer forma, o objetivo é desfrutar, fazer o nosso trabalho e ver como corre.”
Stéphane Lefebvre foi o segundo mais rápido da equipa MRF Tyres, com um tempo de 1min 41,2s, apesar de o primeiro campeão ERC Júnior se ter queixado de um problema na válvula de escape do seu Hyundai i20 N Rally2, conduzido pela Lifelive Motorsport: “Foi bastante bom, mas temos tido problemas com o pop-off desde esta manhã e agora na super etapa precisamos de muito binário, mas o pop-off abriu três ou quatro vezes e perdemos bastante”, disse.
Mads Østberg e Jos Verstappen, ex-piloto de Fórmula 1, foram os terceiros mais rápidos com 1min 41,2s. Robert Virves foi o quinto mais rápido, depois de ter batido numa barreira de betão no seu Škoda. Pepe López fez o sexto tempo, Yoann Bonato foi o sétimo mais rápido, Jakub Matulka foi o oitavo, Dominik Stříteský o nono e José Suárez o décimo.
Mille Johansson, o campeão do ERC4 e do Junior ERC de 2024, foi o 11º mais rápido na sua passagem para a categoria principal do ERC1. Simone Tempestini, Simon Wagner, Martin Vlček e Andrea Mabellini completaram o top 15. Efrén Llarena foi o primeiro piloto a entrar em ação. Depois de ter chovido mais cedo, o espanhol optou por colocar pneus para tempo húmido no seu Citroën C3 Rally2. Mas com a especial a secar rapidamente, o seu tempo não conseguiu perturbar as posições de liderança, uma vez que Jon Amstrong e Philip Allen pararam, enquanto uma suspeita de problema de direção assistida fez com que Daniel Alonso fosse quase quatro minutos mais lento do que Gryazin. Igor Widłak foi o mais rápido dos pilotos do FIA ERC3 num Ford Fiesta Raly3i, um lugar à frente do piloto do Renault Clio Rally3 Hubert Kowalczyk.
O estreante Hubert Laskowski terminou o SSS1 no topo do ERC4 e do campeonato Junior ERC, seguido por Timo Schulz e Tuukka Kauppinen, outro estreante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI