ERC, Rally Liepaja: No reino da velocidade
O ERC 2019 prossegue amanhã com a realização do Rally Liepaja, prova realizada em redor da cidade com o mesmo nome no noroeste da Letónia. A terceira prova do calendário deste ano é caracterizada por uma grande velocidade, marcada por troços cronometrados em que imperam longas retas e curvas bastante longas em que os especialistas nórdicos habitualmente rodam “de prego a fundo”.
Este foi o evento em que o russo Alexey Lukyanuk começou a brilhar internacionalmente, em 2013 com um Mitsubishi Lancer, e onde será natural que volte a marcar o ritmo com o Citroën C3 R5 da Sainteloc, ainda mais numa fase em que começa a acumular um atraso considerável no campeonato após os abandonos, ambos por acidente, nos Açores e nas Canárias. Na frente do campeonato, o polaco Lukasz Habaj, cuja equipa, SRT, venceu as três últimas edições da prova, o britânico Chrs Ingram e o alemão Marijan Griebel, todos em Skoda Fabia R5, terão uma palavra importante a dizer na definição do pódio deste rali que também integra a região báltica do European Rally Trophy.
Bons conhecedores do traçado e muito rápidos neste tipo de eventos, o local Martins Sesks, em Skoda Fabia R5, Oliver Solberg, num VW Golf GTi R5, e os sueco Mattias Adielsson, com Citroën C3 R5, serão também pilotos a seguir com muita atenção na luta pelos primeiros lugares. O húngaro Norbert Herczig, no VW Golf GTi R5 da BRR, terá as dificuldades sempre inerentes à estreia letã enquanto o checo Filip Mares inicia a sua participação no ERC1 Junior deste ano com o Skoda Fabia R5 com que foi o piloto mais próximo rodou de jan Kopecky há menos duma semana no Rallye Cesky Krumlov. O português Hugo Magalhães estará à partida deste rali fazendo equipa com o saudita Rakan Al-Rashed num Skoda Fabia R5.
Estrela em competições juniores do ERc nos últimos anos e vencedor absoluto deste rali em 2016, Ralfs Sirmacis regressa ao campeonato com um Mitsubishi Lancer Evo X inserido no ERC2, escalão em que deverá ditar leis.
João F. Faria
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI