ERC, Rali Serras de Fafe: Mikko Heikkilä lidera com 4.2s de avanço para Mads Østberg

Por a 12 Março 2023 06:58

Mikko Heikkilä leva uma vantagem de 4,2s para a etapa final de domingo na ronda de abertura do Campeonato Europeu de Ralis 2023 da FIA, Ralis Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto.

O campeão finlandês em título, ao volante do seu Skoda Fabia Rally2 Evo, liderou inicialmente, antes de cair para o segundo lugar à medida que a etapa da manhã avançava. No entanto, uma bela performance, juntamente com um atraso para Craig Breenque furou na PE7 significou que Heikkilä passou a liderar antes da paragem nocturna em Fafe, com Mads Østberg em segundo e Hayden Paddon em terceiro: “foi bastante desafiante”, disse Heikkilä depois de completar a etapa da manhã. “Para mim, a parte mais difícil foi encontrar a afinação para a lama, porque era uma absoluta novidade para mim. Nunca tinha enfrentado estas condições antes, porque na Finlândia, se está a chover ou molhado, nunca fica tão lamacento. Mas é uma boa aprendizagem e o ritmo foi bom, por isso estamos na luta”.

Após a abertura do evento super especial em Fafe, na sexta-feira à noite, que foi ganho pelo duplo campeão português Ricardo Teodósio, a primeira etapa prosseguiu com novos troços muito atingidos pela chuva a leste da cidade anfitriã.

Conduzindo um Citroën C3 Rally2 equipado com pneus MRF, Mads Østberg capitalizou bem a sua manhã em que rodava em primeiro na estrada e assumiu a liderança por 2,3s à frente de Paddon e Erik Cais.

Breen completou o troço de 9,64 quilómetros a 12,6 segundos do primeiro lugar na 17ª posição e lamentou a sua decisão de não seleccionar a primeira posição na ordem de partida, um direito que tinha ganho após vencer a etapa de qualificação de sexta-feira à tarde. Mas esta era uma decisão difícil, principalmente porque era impossível saber o exato estado dos troços, e estes não estiveram semelhantes.

Se chovesse, e houvesse muita lama era importante ser primeiro na estrada, se não chovesse tanto ao ponto de criar lama, o 4º/5º lugar era melhor porque já haviam algumas linhas sem haver regos, e era nesta zona que Breen rodava. Por fim, a partir, mais ou menos do 11º lugar a estrada passaria a ter muitos regos o que torna muito mais difícil andar depressa, pois o habitual é ‘surfar’ nos regos.

Com tudo isto, com a PE3 comparativamente mais seco em relação ao troço anterior, a quarta posição inicial de Breen provou ser vantajosa para o piloto irlandês do Hyundai i20 Rally2, e com isso ganhou o troço ascendendo à quarta posição na classificação geral, 7,9s atrás de Heikkilä.

Mads Østberg foi novamente o mais rápido na PE4 e, com a PE5 cancelada por razões de segurança, o norueguês regressou a Fafe para a paragem de serviço ao meio-dia, liderando por 1,1s.

Craig Breen atacou na PE6 e Østberg revelava não se sentir confortável com o manuseamento do seu carro, e ainda a existir um cheiro estranho a bordo, o irlandês passou a liderar por 1,5s sobre Heikkilä com Østberg de volta ao terceiro lugar.

Mas as esperanças de Breen numa sexta vitória no ERC foram goradas quando foi obrigado a parar para mudar um pneu furado a meio da PE7, Boticas/Sr do Monte de 15,05 quilómetros, como Heikkilä a liderar novamente, apesar de relatar um problema com a bateria do seu carro no final da etapa.

Atrás do terceiro colocado, Paddon, Georg Linnamaë é quarto com Mārtiṇ Sesks quinto e Miko Marczyk sexto. Miklós Csomós completou a PE7 em sétimo, mas estava preocupado com uma leitura da temperatura elevada da água no tablier do seu carro.

A batalha pela vitória na ronda de abertura do 70º aniversário da ERC continua hoje (domingo) com dupla passagem por quatro troços e uma distância competitiva de 84,28 quilómetros. Com os quatro primeiros separados por 21.3s, está tudo em aberto no pódio do Rali Serras de Fafe, e mesmo o quinto e o sexto não estão demasiado longe.

Depois de cair para a 20º posição a 2m43s da frente, Breen e´que já não tem a mínima hipótese de um bom resultado no Europeu de Ralis.

Classificação (primeiros lugares):

  1. M Heikkilä / S Vaaleri FIN Skoda Fabia Rally2 Evo 46min 4,4sec
  2. M Østberg / P Barth NOR Citroën C3 Rally2 +4,2sec
  3. H Paddon / J Kennard NZL Hyundai i20 N Rally2 +17.2sec
  4. G Linnamäe / J Morgan EST Hyundai i20 N Rally2 +21,3sec
  5. M Sesks / R Francis LAT Škoda Fabia RS Rally2 +37,7sec
  6. M Marczyk / S Gospodarczyk POL Škoda Fabia RS Rally2 +43.0sec
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado