ERC/Rali da Hungria: Andreas Mikkelsen Campeão Europeu de Ralis
O ERC foi à Hungria e Andreas Mikkelsen pode agora festejar também a conquista do título europeu da modalidade. Nikolay Gryazin foi o mais rápido na prova mas uma penalização ao piloto russo deu o triunfo a Mads Ostberg.
O ERC 2021 aproxima-se rapidamente do seu final e a Hungria foi anfitriã da penúltima prova da temporada.
O evento sediado em Nyíregyhaza teve como maior estrela não o vencedor do rali, mas Andreas Mikkelsen, que festejou no espaço de uma semana o seu segundo cetro do ano.
O piloto norueguês, contudo, rodou sempre em lugares secundários tanto por força de alguns problemas no Skoda Fabia Rally2 evo da Toksport bem como por uma postura tática que lhe garantia o título.
O piloto navegado por Elliot Edmondson dispunha já à partida de um grande avanço pontual na série proposta pelo Eurosport, e a sua passagem por esta prova acabava por ser um proforma, sempre, no entanto, com a pressão da obtenção de um resultado pois Mikkelsen não deverá poder alinhar na próxima etapa do calendário, nas Canárias.
A maior dose de velocidade no rali húngaro foi a exibida por Nikolay Gryazin.
O russo com licença letã, a bordo de um VW Polo GTi R5 só não esteve no comando numa das 14 provas especiais do programa e teria merecido por inteiro o triunfo.
No entanto, tal como damos conta em separado, acabou por ser penalizado em 15 minutos e cair bastante na tabela classificativa. Essa penalidade veio premiar a muito boa prestação de Mads Ostberg, mais uma vez aos comandos de um Citroën C3 Rally 2. O norueguês rapidamente se assumiu como o mais forte perseguidor do piloto mais veloz do evento e também acaba por justificar a subida ao posto mais alto do pódio.
Em evidência na Hungria voltou a estar Erik Cais. O jovem checo com Ford Fiesta R5 MkII foi uma vez mais autor de uma prova em que a velocidade esteve sempre presente, chegou a passar pela liderança mas perdeu muito tempo com um furo no final da primeira etapa. A partir daí já não foi tão forte e acabaria por ser apenas o sétimo a cortar a meta. Em bom nível também esteve o polaco Miko Marczyk, segundo classificado no rali a consolidar idêntico posicionamento no campeonato. Em luta pelo pódio estiveram também vários concorrentes locais, fazendo uso do seu conhecimento de provas especiais muito específicas.
O lugar mais baixo do palanque ficou na posse de Andras Hadik com um Ford Fiesta R5 MkII com que raramente figurou entre os mais rápidos em classificativa mas cuja regularidade acabou dando frutos num evento em que vários adversários tiveram participações com altos e baixos. Hadik acabou por ser o melhor piloto local beneficiando também da desistência e Norbert Herczig, um dos pilotos habituais desta série que era segundo aquando do seu abandono.
O piloto do Skoda Fabia Rally2 Evo teve um forte acidente no arranque da segunda etapa e o seu navegador teve mesmo de ser observado num hospital em que lhe diagnosticaram algumas costelas partidas.
O espanhol Efren Llarena foi quarto nesta corrida mas pode ter perdido ali as suas hipóteses de ser vice-campeão pois voltou a perder terreno para o seu principal adversário, Miko Marczyk. Bom resultado garantiu também o italiano Simone Campedelli que levou o seu Skoda Fabia Rally2 Evo ao quinto lugar nesta participação com momentos bons e outros nem tanto. O Team MRF inscreveu na Hungria Nil Solans com um novo Hyundai i20N Rally2 mas o espanhol desistiu logo no começo da prova com problemas mecânicos.
Nos escalões menores, Javier Pardo impôs o seu Suzuki Swift R4lly S no ERC2 e dispõe agora de um grande avanço no campeonato sobre o russo Dmitry Feofanov, também segundo nesta prova com outro Suzuki Swift R4.
Já no quadro do ERC3, Portugal esteve representado pela equipa The Racing Factory, que apoiava Josep Bassas num Peugeot 208 Rally4. O espanhol não conseguiu no leste europeu ter o protagonismo que tem tido noutras provas e que acabou mesmo por desistir após acidente a meio da segunda etapa. Com esse abandono, Bassas perdeu terreno para o francês Jean-Baptiste Franceschi, terceiro no escalão na Hungria ao volante do habitual Renault Clio Rally4. A etapa húngara do ERC3 foi vencida por Sami Pajari, aos comandos de um Ford Fiesta Rally4, apenas por sete décimos de segundos de vantagem para o francês Anthony Fotia num Renault Clio Rally4.
O ERC 2021 termina entre 18 e 20 de novembro com o Rally Islas Canarias.
Classificação
1º Mads Ostberg/Torstein Eriksen Citroën C3 Rally2 1:38:43.4
2º Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk Skoda Fabia Rally2 Evo + 21.8
3º Andras Hadik/Krisztian Kertesz Ford Fiesta R5 MkII + 28.1
4º Efren Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:14.1
5º Simone Campedelli/Tania Canton Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:21.8
6º Andreas Mikkelsen/Elliot Edmonsn Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:30.4
7º Erik Cais/Jindriska Zakova Ford Fiesta R5 Mk II + 1:49.8
8º Yoann Bonato/Benjamin Boulloud Citroën C3 Rally2 + 2:06.8
9º Miklos Csomos/Attila Nagy Skoda Fabia R5 + 2:14.8
10º Laszlo Bodolai/Attila Deak Ford Fiesta R5 MkII + 4:48.3
ERC: 1º Andreas Mikkelsen, 191; 2º Miko Marczyk, 135; 3º Efren Llarena, 121; 4º Alexey Lukyanuk, 95; 5º Norbert Herczig, 87. ERC Junior: 1º Ken Torn, 153; 2º Oscar Solberg, 60; 3º Jon Armstrong, 39. ERC3 Junior: 1º Sami Pajari, 154; 2º Jean-Baptiste Franceschii, 141; 3º Nick Loof, 86. ERC2: 1º Javier Pardo, 199; 2º Dmitry Feofanov, 174; 3º Dariusz Polonski, 115. ERC3: 1º Jean-Baptiste Franceschi, 199; 2º Josep Bassas, 170; 3º Sami Pajari, 133.
NIKOLAY GRYAZIN PENALIZADO
Nikolay Gryazin foi o piloto mais rápido da penúltima prova do ERC 2021 mas acabou por apenas figurar no 28º lugar da classificação final do evento. O piloto caiu tantos lugares com uma penalização de 15 minutos ao não cumprir os procedimentos de segurança no acidente de Norbert Herczig.
Gryazin foi o primeiro piloto a passar no local logo a seguir ao acidente e mal baixou de velocidade, não verificando o estado da equipa acidentada. Tal comportamento acabou por ser sancionado e o piloto do VW Polo GTi R5 perdeu um triunfo que lhe assentaria bastante bem e que seria bastante importante no seu palmarés numa fase em que tenta dar novo e importante impulso à sua carreira.
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