ERC, Rali da Escandinávia: Solberg e Paddon em grande luta

Oliver Solberg e Hayden Paddon concluíram a primeira etapa do Royal Rally of Scandinavia com apenas 3,3 segundos de diferença, depois de nove troços repletos de muita ação na ronda sueca do Campeonato da Europa de Ralis.
Paddon (BRC Racing Team Hyundai i20 N Rally2) liderou o pelotão depois de ter feito o tempo mais rápido na super-especial, em piso misto, na quinta-feira à noite. Embora o neozelandês tenha mantido a sua vantagem após a segunda especial, Solberg passou para a frente na terceira especial por 3,1 segundos a bordo do seu Škoda Fabia RS Rally2.
As duas vitórias consecutivas de Paddon reduziram essa diferença para 1,4 segundos na paragem de serviço do meio-dia em Karlstad, antes de Solberg responder com o melhor tempo na PE6, passando a liderar por 2,6 segundos.
Mas com Solberg a sofrer o pior da chuva localizada na SS7, Paddon foi para a repetição do troço de Colins – completa com o icónico salto Colin’s Crest – a 1,3 segundos da liderança.
Enquanto Paddon saltou 44 metros, o melhor do rali, Solberg foi 1,1 segundos mais rápido, o que lhe deu uma margem de 2,4 segundos à partida para o teste de Gårdsjö, que encerrou o dia. Ao bater o tempo de Paddon por apenas 0,9 segundos na corrida de 12,09 quilómetros, Solberg lidera com 3,3 segundos de vantagem num Pirelli-1-2: “Os tempos estão tão próximos e cada pequena diferença é importante”, disse Solberg. “Pensei que tinha danos na traseira esquerda durante algum tempo [na SS9], mas estava muito solto, com tantas pedras e não era fácil. A sensação de hoje não tem sido ótima, não posso dizer que tenha ficado muito impressionado, mas a luta está renhida. Acho que amanhã o carro vai adaptar-se melhor às estradas e podemos atacar um pouco mais.”
“Estávamos a tentar forçar”, disse Paddon. “Sabemos que quando o piso é irregular não se adapta muito bem a este carro, por isso estávamos a tentar não perder muito tempo. Foi difícil, mas o problema foram mais as grandes pedras soltas do que os sulcos extra. Esforçámo-nos e tentámos e amanhã devemos estar melhor do que hoje.”
Mikko Heikkilä, subiu ao último lugar do pódio na sexta especial e depois impôs o ritmo no sétimo troço a bordo do seu Toyota GR Yaris Rally2. Está a 12,7 segundos do líder Solberg.
Depois de ter perdido preciosos segundos ao empatar no início da PE1, o líder do Campeonato da Europa, Mathieu Franceschi, esteve em grande plano ao longo do dia, ao ponto de ter sido o mais rápido de todos na PE8, um desempenho que despromoveu Frank Tore Larsen na luta pelo quarto lugar. Com nove troços realizadas, Franceschi está a 4,2 segundos de Heikkilä.
O piloto da Toyota Mārtiṇš Sesks manteve o terceiro lugar durante toda a manhã para a Equipa MRF Tyres, mas perdeu-o com a chuva na SS7. Terminou o primeiro dia em quinto, depois de ter passado à frente de Larsen em SS9, com Mads Østberg em sétimo a bordo do seu Citroën C3 Rally2 da TRT Rally Team.
Segundo mais rápido em SS2, Isak Reiersen, de Karlstad, chegou ao final de SS3 com o pneu traseiro direito fora da jante, depois de um “grande momento” que resultou no contacto com uma pedra. Depois disso, reduziu ligeiramente o seu ritmo para se manter em oitavo no final da primeira etapa. Miko Marczyk, que parou no início da SS2, e Eyvind Brynildsen, que relatou um amortecedor traseiro esquerdo danificado, completam o top 10, seguidos por Andrea Mabellini, Simone Tempestini, Jon Armstrong e Efrén Llarena, o campeão do ERC de 2022.
Filip Mareš, equipado com o Hankook, despromoveu Johan Kristoffersson para 15º na SS9, depois de o múltiplo campeão mundial de Rallycross se ter atrasado devido a um pneu dianteiro direito danificado na SS8.
Filip Kohn lidera o FIA ERC3 e o Troféu ERC Fiesta Rally3 por 3,2 segundos, com Patrik Hallberg a liderar um trio de suecos no FIA Junior ERC, equipado com Hankook, à frente do líder do campeonato Mille Johansson e Calle Carlberg em terceiro.
A etapa decisiva de sábado do Royal Rally of Scandinavia tem 107,94 quilómetros de competição e inclui duas voltas de quatro troços, ambas em Karlstad.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI