ERC, Oliver Solberg vence Rali da Escandinávia

Por a 15 Junho 2024 18:19

Oliver Solberg vence pela segunda vez o Royal Rally of Scandinavia depois de ter batido os seus rivais após uma grande batalha em dia e meio de rali. O sueco de 22 anos começou o segundo dia com uma estreita vantagem de 3,3 segundos sobre Hayden Paddon. Mas enquanto Paddon admitiu ter “diminuído o ritmo” devido ao facto de não ter “qualquer boa sensação no carro ou aderência” durante a etapa da manhã, Solberg aproveitou para se destacar, confirmando depois durante a tarde o triunfo.

Ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2, Solberg foi o mais rápido em todas as quatro especiais desta manhã, chegando ao serviço do meio-dia em Karlstad com uma vantagem de 13,7 segundos.

E o líder do Campeonato FIA WRC2 continuou a pressionar durante a tarde, adicionando mais quatro vitórias em troços à sua conta, para terminar com 38.0 segundos de avanço, depois de Paddon ter sido prejudicado por danos nos pneus no troço decisivo, caindo para o terceiro lugar: “Ontem não estava contente, mas hoje a sensação foi melhor, o carro adapta-se melhor às estradas de hoje e encontrei uma boa confiança”, disse Solberg, que foi navegado pelo britânico Elliott Edmondson.

“O carro escorrega muito nestas estradas, mas as de hoje são mais largas e temos mais margem, por isso a velocidade era boa e, assim, temos de estar contentes: “Mas as diferenças são muito pequenas. Ontem, para mim, o nível aqui era muito mais elevado do que no WRC2. Os tempos foram tão equilibrados que foi uma loucura, fantástico.”

Para o atual campeão do ERC, Paddon, o terceiro lugar marcou o seu primeiro pódio da época. E com a saída de Mathieu Franceschi na Power Stage, Paddon está agora igualado em 56 pontos com o francês no topo da tabela do título: “O Oliver tem feito um trabalho muito bom e nós não tivemos resposta”, disse Paddon, que guiou o Hyundai i20 N Rally2 da BRC Racing Team e teve depois um contratempo na Power Stage. “É frustrante [o resultado], é provavelmente um pouco mais do que esperávamos porque os outros estão a ficar mais rápidos e nós estamos provavelmente um pouco mais limitados com o nosso pacote. Melhorámo-lo para este rali, mas quando os níveis de aderência estavam baixos, como aconteceu esta manhã, tivemos mais dificuldades e não fomos capazes de lutar.”

Depois da frustração de se retirar da liderança do V-Híd Rally Hungary, em abril, o pódio de Heikkilä foi muito merecido, apesar de um problema com uma válvula de escape na PEC15 e um momento de folga numa junção no penúltimo teste terem permitido a Mathieu Franceschi aproximar-se a 3,8 segundos de Heikkilä.

No entanto, o finlandês da Toyota passou para segundo quando Paddon abrandou e Franceschi sofreu o desgosto de se retirar pela primeira vez em 2024.

Um pião de Frank Tore Larsen na PEC12 custou caro, quando o norueguês perdeu quase 18 segundos ao tentar colocar o seu Volkswagen Polo GTI R5 na direção certa. Mas recuperou a compostura para terminar em quarto, enquanto Mads Østberg lutou com problemas de manuseamento e potência para terminar em quinto no seu Citroën C3 Rally2 da TRT Rally Team.

Mārtiṇš Sesks saiu da luta entre os cinco primeiros quando o seu Toyota parou e fez dois piões: “Não sei o que está a acontecer, o carro simplesmente parou na travagem”, disse o desanimado piloto da MRF Tyres, depois de ter perdido quase 20 segundos e de ter caído de quinto para oitavo, antes de terminar em sexto. Isak Reiersen, um mecânico de automóveis de 20 anos de Karlstad e vencedor do Junior ERC no Royal Rally of Scandinavia no ano passado, impressionou em sétimo, com Miko Marczyk, Andrea Mabellini e Simone Tempestini a completarem o top 10.

O múltiplo campeão do FIA World Rallycross, Johan Kristoffersson, ficou em 11º, seguido por Kalle Gustavssson, o campeão do ERC de 2022, Efrén Llarena, e Filip Mareš, que recuperou ao longo do último dia.

Jon Armstrong e Eyvind Brynildsen começaram a segunda etapa entre os 15 primeiros classificados, mas desistiram devido a problemas de sobreaquecimento e de travões, respetivamente.

Philip Allen, que completou a primeira etapa à frente de Petter Solberg, desistiu na SS12, enquanto Solberg, o vencedor do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA de 2003, superou um problema na barra de direção para terminar em 15º lugar – e conquistar o último ponto do ERC – no seu primeiro rali internacional desde 2019 e a sua primeira participação no Europeu de Ralis desde 1998.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
serrote
serrote
5 meses atrás

A descrição do jornalista do que aconteceu ao Paddon é simplesmente hilariante. O homem andou sempre em segundo,nunca foi incomodado por ninguem, preferrindo com o pacote que tem (hyundai I20N) não arriscar nada porque sabe que o Solberg não disputa este campeonato e a correr em casa (e noutros sítios) é imbatível quando não faz asneiras. Chega à Power Stage e tem um furo lento que lhe faz perder uma posição para o Heikkila à semelhança do que lhe aconteceu na Hungria e o desabafo que todos ouviram aos microfones foi “à conta dos pneus e sem tocar em nada… Ler mais »

Billy Bob
Billy Bob
Reply to  serrote
5 meses atrás

Nas imagens da SportTV na PS há uma imagem de um toque lateral do Paddon.
Mas á parte disso, ele apesar do….hyundai levará o Caneco.
De celebrar é esta vitória do Olivier, o rapaz precisa disto, está sempre a ter azares e pode ser que siga agora noutra direcção mais positiva.
E…..caso não existissem conflitos nas datas….porque não fazer mais uma prova deste ERC

últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado