ERC assume-se como fórmula de promoção

Por a 26 Fevereiro 2017 17:39

Após alguns anos de crise em que teve principalmente como seus principais animadores dois pilotos, Kajetan Kajetanowicz e Alexey Lukyanuk, o Campeonato da Europa de Ralis poderá ter reencontrado um dos seus principais propósitos e uma das razões da sua popularidade com a introdução esta temporada da categoria Junior U28 (Under 28) a qual permite a participação de pilotos até essa idade com viaturas R5 e tem como prémio a participação do campeão de 2017 num rali do WRC 2018 com uma viatura idêntica.

Esta alteração regulamentar veio trazer novo foco de interesse à série proposta pela Eurosport Events e permitirá que os jovens valores se afirmem internacionalmente no confronto com outros pilotos cujo potencial é de há muito conhecido e bem mais experientes e que voltem a sair deste escalão pilotos com o calibre de Thierry Neuville, Andreas Mikkelsen e Kris Meeke entre tantos outros que neste momento dominam acena no campeonato principal da modalidade.

O primeiro sinal de adesão foi dado pela SRT, equipa letã que inscreverá dois Skoda Fabia R5 para o russo Nikolay Gryazin, com apenas 19 anos de idade, e o letão Ralf Sirmacis, que conta apenas 22 anos mas já venceu em 2016 provas como o Rali da Acrópole, Rali da Estónia ou Rally Liepaja ao nível absoluto. Regresso saudado ao ERC é o da Peugeot que inscreverá uma equipa com dois 208 T16 R5 para dois jovens pilotos. A recuperada Peugeot Rally Academy fará alinhar dois pilotos espanhóis, Jose Suarez, 26 anos, e Pepe Lopez, de apenas 21 e vencedor da Peugeot Rally Cup em França o ano passado. Esta equipa terá como consultor Carlos Sainz.

A Opel manter-se-á neste campeonato mas sempre no campeonato Junior U27 (Under 27), que este ano terá como prémio um fundo de 100.000 euros para a participação no Junior U28 de 2018, com três Adam R2 para o britânico Chris Ingram, o finlandês Jari Huttunen, com 22 anos e vencedor da Adam Cup alemã em 2016, e ainda a italiana Tamara Molinaro de apenas 19 anos. Para além destes jovens, o ERC 2017 já garantiu igualmente a presença de pilotos mais velhos como o campeão polaco Gregorz Grzyb com um Skoda Fabia R5 ou Ford Fiesta R5, o alemão Prince Albert von Thurn und Taxis com um Skoda Fabia R5 apoiado pela marca, o italiano Max Rendina também com um Fabia R5 da Motorsport Italia e ainda o turco Murat Bostanci com um Ford Fiesta R5 do Castrol Ford Team Turkey, estrutura apoiada oficialmente pela M-Sport e que também inscreverá um Ford Fiesta R2 para Bugra Bunaz.

João Freitas Faria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
7 anos atrás

um belo campeonato que pode fazer esquecer um pouco a palhaçada que o Eurosport fez com a F1

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado