Chris Ingram Campeão Europeu de Ralis

Por a 11 Novembro 2019 10:42

Aos 25 anos, Chris Ingram conquistou o título Europeu de Ralis, depois de terminar no quarto lugar o Rali da Hungria. Deste modo, tornou-se no primeiro piloto britânico a vencer a competição desde Vic Elford, também ele inglês, triunfou em 1967.

Assegurar ralis quase prova a prova e chegar ao título. De algum modo, recorda-nos o percurso recente de Bruno Magalhães, que ficou pelo vice-campeonato, mas a sorte esteve do lado de Chris Ingram, que mesmo quando pensava já ter tudo perdido… ganhou! Com Russ Whittock, ao lado, este sucesso de Chris Ingram é absolutamente notável, já que o jovem piloto não venceu qualquer prova, tendo terminando em segundo nas Canárias e Chipre aos comandos de um Skoda Fabia R5 Evo, preparado pela equipa alemã TOK Sport.

O piloto russo da Citroën, Alexey Lukyanuk, liderou a maior parte do Rali da Hungria, mas um furo no penúltimo troço fê-lo cair para segundo com o veterano húngaro Frigyes Turan a herdar o triunfo. O mau tempo provocou o cancelamento do último troço, e desta forma, Ingram terminou a temporada nove pontos à frente de Alexey Lukyanuk. Também com hipóteses de chegar ao título, Lukasz Habaj partiu uma suspensão do seu carro depois de um acidente na PE6, quando era sexto classificado.

Para Chris Ingram: “Foi um longo e muito difícil caminho para aqui chegar. Muito obrigado a todos os que nos ajudaram, a todos os que nos apoiaram. Esse apoio foi absolutamente inacreditável e estamos muito gratos por tudo. Foi uma época incrivelmente difícil, a cada prova pensava que poderia ser a última (ndr, devido à falta de apoios), e não é fácil forçar o andamento quando se está sempre nessa posição. No último dia, tivemos alguma má sorte (ndr, com um furo perto do fim do rali) mas no final tivemos sorte (ndr, porque Lukyanuk também furou e caiu para segundo).

Nos momentos em que não sabíamos se tínhamos vencido, foram dos mais tensos da minha vida. Estivemos sem saber se tínhamos alcançado o título para aí uns 20 minutos. Antes tivemos um furo, pensámos que tínhamos perdido tudo, depois descobrimos que o Alexey (Lukyanuk), também teve um furo…oh meu Deus, foi mesmo muito emocional. Mas estou muito feliz por termos conseguido”, começou por dizer Ingram, que vence o Europeu 50 anos depois do último piloto britânico ter alcançado o mesmo feito, Vic Elford: “É obviamente uma grande honra. Não me sinto merecedor dela. Espero que ‘bata’, mas neste momento quero apenas agradecer a todos os que nos ajudaram a tornar isto realidade. E parabéns a todos os que contra mim lutaram, pois o campeonato podia ter ido para outro lado. Este foi um rali infernal, um pouco controverso, mas foi um grande desafio”, disse.

Este triunfo de Ingram completa a sua transição de rookie para campeão em seis épocas, numa aventura que começou num Renault Twingo, com que ganhou o Colin McRae ERC Flat Out Trophy no Circuito da Irlanda. Passou pela Peugeot UK, rumou depois à ADAC Opel Rallye Junior Team, perdeu o ERC3 Junior de 2016 para Marijan Griebel, mas ‘vingou-se’ no ano seguinte quando triunfou face a Jari Huttunen. Agora, chegou o título máximo do ERC. Efrén Llarena venceu o título do ERC3, Ekaterina Stratieva triunfou na Ladies Trophy pela terceira vez, depois da líder da competição, Nabila Tejpar, que teve Hugo Magalhães ao lado, ter capotado. A partir daí a búlgara sabia que só precisava de chegar ao fim para ser campeã, o que sucedeu. A Saintéloc venceu entre as equipas,

Classificação

1 Frigyes Turán/László Bagaméri Škoda Fabia R5 2h11m28.0s

2 Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov Citroën C3 R5 +33.7s

3 Callum Devine/Brian Hoy Hyundai i20 R5 +1m25.9s

4 Chris Ingram/Ross Whittock Škoda Fabia R5 +1m48.5s

5 Norbert Herczig/Ramón Ferencz Volkswagen Polo GTI R5 +3m12.3s

6 Albert von Thurn und Taxis/Bernhard Ettel Škoda Fabia R5 +6m04.3s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ERC
últimas Autosport
erc
últimas Automais
erc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado