Azores Rallye: Mikkelsen vence e é quase campeão

Por a 19 Setembro 2021 08:38

Andreas Mikkelsen venceu o Azores Rali e deu importante passo para a conquista do título europeu da modalidade. O piloto norueguês da Skoda foi ainda beneficiado pelo abandono do seu mais importante adversário, Alexey Lukyanuk.

O Azores Rali, quinta prova do ERC 2021, teve uma lista de inscritos mais reduzida que em anteriores edições, uma consequência da sua exclusão do campeonato nacional da modalidade. Apesar da diminuição do número de carros na estrada, era, contudo, esperada muita animação das estradas micaelenses pois a qualidade dois concorrentes presentes no evento sediado em Ponta Delgada e até as próprias características do evento faziam vaticinar muita emoção na discussão de um triunfo que poderia ser determinante na corrida ao cetro.

Era esperado mais um duelo entre os principais candidatos ao título, Alexey Lukyanuk e Andreas Mikkelsen, a que se deveriam juntar ainda o açoriano Ricardo Moura e o espanhol Dani Sordo, a oficiar no Hyundai i20 R5 com pneus MRF .Após vários dias de sol e bom tempo, as primeiras horas da organização do Grupo Desportivo e Comercial ficaram marcadas pela chuva que deixou as matreiras classificativas dos Graminhais e Tronqueira mais escorregadias.

Essa foi a ocasião escolhida por Ricardo Moura para atacar, apoiado no seu bom conhecimento do terreno. O piloto regressado à competição venceu duas das três classificativas da primeira secção e assumiu o comando das operações. Com o piso a secar, a sua falta de ritmo competitivo acabou marcando o seu andamento mas o piloto conseguiu manter a liderança da classificação até à penúltima prova especial da primeira etapa. A disputa da sempre espetacular Grupo Marques fê-lo, contudo, cair para terceiro pois o açoriano da Era teve que parar devido ao pó.

Quem passava a estar na frente era Dani Sordo, muito eficaz com o menos atual Hyundai i20 R5. O espanhol continuou na frente após a disputa de Coroa da Mata 1, que abria o segundo dia de competição, mas acabou cedendo o comando no troço cronometrado seguinte a Andreas Mikkelsen. Sordo reagiu e não só reduziu a sua desvantagem para 0,1 segundos após a primeira passagem por Sete Cidades como reassumiu a liderança na segunda evolução na “cratera” de Grupo Marques que dividia a meio a segunda etapa. O piloto a oficiar com o carro da BRC não tinha, no entanto, mais pneus novos para montar no seu Hyundai e a partir daí não mais conseguiu se opor àquele que seria o futuro vencedor.

Luta até final

A vitória acabou sendo inteiramente merecida por Andreas Mikkelsen. Mais uma vez ausente há já muitos anos do traçado de uma prova, o norueguês da Skoda realizou, tal como na Rep. Checa, uma prova em que misturou na dose certa a velocidade e a postura tática. Sem arriscar demasiado com condições climatéricas bastante difíceis, o piloto com o carro da Toksport soube atacar na altura certa e garantir um triunfo que pode ser determinante para a conquista do título.

Mikkelsen dispõe cada vez de uma vantagem considerável na classificação da série ainda promovida pelo Eurosport e esse avanço pode ser decisivo no fecho das contas da temporada, sobretudo se se considerar que Mikkelsen terá que optar a meados de novembro entre estar presente em Monza ou nas Canárias pois estas duas provas a contar para o WRC e ERC, respetivamente, serão disputadas no mesmo fim de semana.

O segundo lugar conquistado por Dani Sordo acaba sabendo a pouco ao piloto da Hyundai que efetuou um grande esforço com um i20 R5 que nunca foi paradigma de competitividade em pisos de terra e que também começa a acusar os muitos anos passados da sua conceção. O espanhol, contudo, não foi aqui tão afetado pelo estágio de competitividade dos pneus da MRF que sofrem menos ali do que na comparação com a concorrência em asfalto. Sordo também mostrou que terá uma vez mais de ser levado em conta em Fafe, a próxima prova no calendário deste campeonato, em que já dispõe de experiência anterior.

Também espanhol, Efren Llarena surpreendeu pela positiva em São Miguel. O piloto com o Skoda Fabia Rally2 Evo com as cores da federação do país vizinho esteve sempre na discussão das primeiras posições e a sua persistência e constância na obtenção de bons tempos acabou compensada com a conquista do posto mais baixo do pódio. O piloto navegado por Sara Fernandez passa também a ser o segundo classificado no campeonato e um dos poucos que ainda poderá roubar a Mikkelsen um título que começa a parecer anunciado.

Moura azarado

O quarto lugar final obtido por Ricardo Moura trai o protagonismo daquele antigo campeão açoriano no rali mais importante do calendário do arquipélago. O piloto com o Skoda Fabia Rally2 Evo esteve na liderança e foi figura constante num pódio que merecia apesar de, quando o piso secou e o conhecimento do terreno menos determinante, ter acusado uma certa falta de ritmo pois este ano apenas havia competido uma vez e numa prova local. Moura, no entanto, acabou aceitando uma classificação determinada por um erro na última passagem pelas Sete Cidades, também a derradeira classificativa do programa.

A fechar o lote dos cinco primeiros classificados ficou Miko Marczyk. O polaco continua a mostrar uma grande evolução e mesmo que em São Miguel não tenha mostrado o mesmo protagonismo que noutras provas, acaba justificando este resultado que o coloca no pódio momentâneo da série proposta pela Eurosport Events. Grande exibição realizou também Umberto Scandola na sua estreia em estradas micaelenses. O italiano da Hyundai arrancou mal, muito afetado pela descoberta do percurso em condições bastante difíceis, mas esteve muito bem na segunda etapa.

O seu ascendente no sábado permitiu que recuperasse da oitava para a sexta posição em que veio a cortar a meta.

Luis M. Rego foi o segundo melhor entre os pilotos do arquipélago num evento em que assinou quase sempre tempos medianos nas provas especiais mas em que a importância de terminar com o Skoda Fabia Rally2 Evo com as cores da Além Mar não permitiu que corresse grandes riscos. O sétimo posto final traduz essa mesma postura. Quase com um ritmo idêntico mas num patamar ligeiramente inferior, o mexicano Benito Guerra terminou na posição imediata. Apesar de uma penalização de 20 segundos, Rafael Botelho foi nono e obteve um bom resultado para o campeonato local.

O piloto do Skoda Fabia R5 também aproveitou toda a extensão desta prova para se familiarizar com uma viatura que vem descobrindo aos poucos.

Mesmo que a um nível inferior ao mostrado em Zlin, Erik Cais voltou a estar em evidência no evento sediado em Ponta Delgada.

O piloto com o Ford Fiesta R5 Mk II da estrutura de Jaroslav Orsak esteve sempre na discussão das primeiras posições e cedo se colocou na quinta posição em que seguia quando teve que abandonar, no começo do segundo dia de competição, com o radiador danificado após uma aterragem mais violenta. Muitos outros foram os pilotos a abandonar esta prova. Neste lote figuram Alexey Lukyanuk (ler em separado), Yoann Bonato, Norbert Herczig, Nil Solans, Ruben Rodrigues ou Pedro Antunes, entre outros. O ERC volta à estrada dentro de aproximadamente duas semanas para o Rali Serras de Fafe e Felgueiras, a ter lugar entre os dias 1 e 3 de outubro.

Classificação

1º Andreas Mikkelsen/Elliott Edmondson Skoda Fabia Rally2 Evo 2:32:31.5

2º Dani Sordo/Candido Carrera Hyundai i20 R5 + 14.8

3º Efren Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:06.5

4º Ricardo Moura/António Costa Skoda Fabia Rally2 Evo + 1:09.7

5º Miko Marczyk/Szymon Gospodarczyk Skoda Fabia Rally2 Evo + 3:05.0

6º Umberto Scandola/Danilo Fappani Hyundai i20 R5 + 4:03.0

7º Luis M. Rego/Jorge Henriques Skoda Fabia Rally2 Evo + 5:19.7

8º Benito Guerra/Daniel Cue Skoda Fabia Rally2 Evo + 6:50.3

9º Rafel Botelho/Rui Raimundo Skoda Fabia R5 + 9:25.9

10º Javier Pardo/Adrian Perez Suzuki Swift R4lly S + 13:21.6

11º Luis Vilarino/José Murado Skoda Fabia Rally2 Evo + 15:45.1

12º Victor Cartier/Fabien Craen Toyota Yaris R4 + 17:13.2

13º Bruno Amaral/Rui Medeiros Ford Fiesta R5 + 18:06.2

14º Dmitry Feofanov/Normunds Kokins Suzuki Swift R4 + 20:30.3

15º Joan Vinyes/Jordi Mercader Suzuki Swift R4lly S + 20:49.9

16º J.B. Franceschi/Anthony Gorguilo Renault Clio Rally4 + 21:11.9

17º Adrian Chwietczuk/Jaroslaw Baran Skoda Fabia Rally2 Evo +53:56.1

18º Igor Widlak/Daniel Dymurski Ford Fiesta Rally3 + 1:02:51.7

19º Rachele Somaschini/Nicola Arena Citroën C3 Rally2 + 1:09:45.3

ERC: 1º Andreas Mikkelsen, 136; 2º Efren Llarena, 102; 3º Miko Marczyk, 95; 4º Alexey Lukyanuk, 67; 5º Norbert Herczig, 67. ERC Junior: 1º Ken Torn, 153; 2º Oscar Solberg, 60; 3º Jon Armstrong, 39. ERC3 Junior: 1º Jean-Baptiste Franceschi, 115; 2º Sami Pajari, 114; 3º Nick Loof, 86. ERC2: 1º Javier Pardo, 119; 2º Dmitry Feofanov, 118; 3º Dariusz Polonski, 92. ERC3: 1º Jean-Baptiste Franceschi, 140; 2º Josep Bassas, 132; 3º Sami Pajari, 93.

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