Eifel Rallye está de regresso: Harri Toivonen de Lancia Delta S4

Por a 20 Julho 2022 11:55

Está de regresso um dos mais esperados de todos os eventos destinados a reviver o passado dos ralis. Após dois anos de interregno devido à pandemia, o Eifel Rallye realiza-se na próxima semana e o AutoSport vai lá estar…

Imagine que depois de dois anos de pandemia, não pode rumar ao seu destino de férias favorito. Agora idealize quão bem lhe vão saber as férias este ano com o regresso! É o que sucede este ano com o Eifel Rallye. A ‘fome’ com que estão todos, concorrentes e público para este regresso em grande e por isso também, o plantel é de exceção… de novo.

A prova realiza-se de 21 a 23 de julho, estão previstos 155 – leu bem – carros de rali históricos e ainda mais 20, mais ou menos históricos, que compõem o pelotão de abertura dos troços, à volta de Daun. 

A lista de inscritos este ano fechou bem mais cedo, e segundo fonte da organização: “as pré-encomendas de bilhetes e programas já estão muito acima de tudo o que alguma vez tivemos”.

Como seria de esperar, a qualidade dos carros é também fantástica com uma presença diversificada dos 50 anos do WRC. Carros como um Triumph 2500 Pi, um DAF 66, o protótipo Opel Kadett 400, um Trabant RS800 um Škoda 200 RS, 35 Grupos B, tão populares entre os adeptos e ainda 10 carros originais do WRC.

Do lado da Audi Tradition, Stig Blomqvist irá conduzir o primeiro Sport Quattro E2, que foi inscrito – e venceu – o Rally Olympus nos EUA em 1985. Foi recentemente restaurado e vai já para a ação. O primeiro Audi Quattro estará em exposição. Hannu Mikkola conduziu-o como carro ‘zero’ no Rally do Algarve de 1980.

Thierry Neuville participa num Peugeot 306 Maxi Kit-Car, Kalle Grundel (Ford RS200), Jochi Kleint (Ford Capri RS), Harri Toivonen (Lancia Delta S4), Niki Schelle (Suzuki Ignis S1600), Marc Duez (Ford RS200), Matthias Kahle (Škoda 130 RS). Mike Kirkland, Fabrizia Pons, Rudi Stohl, etc.

Curiosamente, foi no Rally de Portugal que se teve um ‘cheirinho’ do que se pode viver no Eifel Rallye deste ano, com a presença de 16 carros do Slowly Sideways que também irão aparecer no Eifel. Em Portugal, correram em três troços frente aos muitos milhares de adeptos do WRC, numa autêntica gala visual e acústica. Cinco deles disputaram o troço de Fafe, solo sagrado dos ralis. Thierry Neuville diz que “deveria ser assim em todas as provas do WRC”. Fica a ideia.

A aparição especial em Daun de Harri Toivonen num Lancia Delta S4 será acompanhada por duas equipas de televisão, que realizam um filme sobre Harri e o seu irmão Henri, que morreu num acidente com um Delta S4 em 1986. Na próxima semana, traremos um ‘cheirinho’ do espetáculo…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado