Eduardo Portugal Ribeiro: “Fizemos mais de 40 piões…”

Por a 23 Novembro 2016 07:53

Ricardo Teodósio e Eduardo Portugal Ribeiro formaram uma dupla inédita no Rallyspirit O ex-diretor do Rali de Portugal, ex-navegador e atual presidente do Colégio de Comissários Desportivos no Campeonato Nacional de Ralis, passou novamente para o lado de ‘dentro’ dos ralis e pelos vistos, gostou da experiência.

AutoSport: Como foi andar ao lado de um piloto tão virtuoso como o Ricardo Teodósio?

“Foi uma experiência fantástica, o Ricardo é um grande piloto, depressa criámos uma empatia muito grande, parecia que estávamos juntos há muito. Passámos momentos fantásticos durante a prova, demos espetáculo. Fizemos mais de 40 piões e o cronómetro seria uma bela surpresa.

AS: Já foi navegador, inclusivamente no Rali de Portugal, como foi passar para o lado de ‘dentro’?

“Despi as camisolas de Presidente do Colégio de Comissários Desportivos e de Diretor de Prova. Percebi que esta prova teve coisas boas e menos boas, vi do lado de dentro e aprendi, que era um dos objetivos. Ao ver a prova do lado de dentro foi possível recolher coisas para possivelmente introduzir na regulamentação futura. Percebi, por exemplo, estando na pele de co-piloto que há timings de controlos horários totalmente inconcebíveis, pois ter cinco minutos entre uma assistência e o parque fechado com trânsito e semáforos pelo meio não dá. Mas não fui nessa ótica ao rali, este foi só um pequeno apontamento.”

AS: Deu para perceber que o Ricardo é especial para os adeptos…

“O Ricardo cumpre muito bem o papel de ‘show man’ e como exemplo, posso referir uma situação que vivemos, perto do final do troço do Coronado há uma direita que se faz em duas vezes, eu ‘canto’ a nota mas o Ricardo diz, ‘não é duas vezes porque pelo meio há um pião’. Entrou pelo empedrado, e fez o pião, com os espetadores logo a aplaudir imenso…”

AS: Como é o Ricardo dentro do carro?

“O Ricardo é um ‘gajo’ fantástico, a postura dele desde que entrámos no carro é fantástica. Parecia que éramos uma equipa há muito a correr junta. É um piloto nada complicado, fizemos papel giríssimo. Formámos equipa, isso é muito importante. Para além disso, ele guia muito bem, vamos lá dentro não sentimos nada, o ambiente é calmíssimo, ele não complica, as notas são simples, foi um ambiente giríssimo…

AS: Falou-se muito do toque à saída de um cruzamento…

“Ao contrário do que muita gente disse, não me assustei com o toque que demos. Apenas partimos a jante, foi só mudar a roda e arrancámos. É bem pior andar de táxi para um lado qualquer, do que andar ao lado do Ricardo. AS: É para voltar? “Veremos. Mas tenho que agradecer ao Ricardo, foi mesmo uma prova muito gira!” disse Portugal Ribeiro, que utilizou um capacete de… Fernando Peres, sendo que a equipa também foi assistida pela Peres Competições.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado