Do sonho ao pesadelo
Armindo Araújo e Miguel Ramalho estiverem muito perto de fazer história nesta sua terceira participação no Campeonato do Mundo de Produção. Com efeito, a dupla da Mitsubishi TMN/Galp chegou a estar no comando da classificação após a etapa inaugural, para depois se atrasar irremediavelmente devido à quebra do diferencial traseiro. Num ápice, o sonho viria a transformar-se em pesadelo, acabando o sexto lugar final por ser o resultado possível nesta primeira deslocação à Nova Zelândia.
Prenda amarga
Mais uma vez, a sorte voltou a não acompanhar o piloto português que, logo no segundo troço da segunda etapa, precisamente no dia em que festejava mais um aniversário, viu o diferencial traseiro do Mitsubishi perder toda a sua eficácia e acabar com a esperança de uma primeira vitória no PWRC. Apesar disso, e como destaca Armindo, o balanço acabou por ser «muito positivo, já que vir à Nova Zelândia pela primeira vez, ganhar dois troços e chegar a liderar é sempre moralizador, mais a mais porque nos deixa com a certeza de que podemos lutar pelas vitórias nesta campeonato. Infelizmente, o sexto lugar conquistado, depois do problema com o diferencial, não é tão positivo como a impressão que deixamos aos nossos adversários… Mas aprendemos muita coisa e saímos daqui razoavelmente satisfeitos».
Contudo, a quebra do diferencial não foi o único problema a condicionar a actuação da equipa nacional. Na verdade, não houve um único dia em que Armindo passasse totalmente incólume às dificuldades, uma vez que na primeira etapa foi um tubo de travões a interferir no cronómetro, no segundo o problema com o diferencial e o facto de ser prejudicado por abrir a estrada entre os carros de Produção e, na terceira etapa, um toque numa pedra que acabou também por lhe desalinhar a direcção, impedindo-o de tentar obter melhor que a sexta posição final.
Tudo isto para provar que, no Mundial de Produção, não há provas perfeitas para ninguém, pois a par de Armindo todos os principais pilotos do PWRC foram confrontados com inúmeros problemas. Basta ver que Toshi Arai foi o primeiro líder, antes de furar, cair para 11º e regressar à liderança a duas especiais do fim para averbar a segunda vitória do ano!
Título esfumou-se
Com o quarto lugar conquistado na Suécia, a desistência na Grécia e agora o sexto lugar da Nova Zelândia, as hipóteses de Armindo Araújo chegar ainda ao título na sua primeira aventura mundialista são, agora, pouco mais do que residuais. Na prática, significam que o piloto de Santo Tirso teria que vencer as três provas que lhe faltam ainda disputar (Japão, Irlanda e Gales, respectivamente) e esperar que Arai, o actual líder do PWRC, não marcasse mais do que um ponto. Ora, mesmo tendo em conta que o japonês só irá realizar mais um rali, será sempre muito difícil a Araújo fazer o pleno de vitórias, situação que, de resto, o piloto está plenamente consciente: «Acho que provamos que podemos ganhar uma ou outra prova, mas a questão do título está praticamente arrumada. Portanto, daqui para a frente, a única coisa podemos garantir é que vamos fazer o melhor possível para tentar terminar o campeonato num lugar com visibilidade». Para 2008, aí sim, os objectivos serão bem mais ambiciosos…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI