Dani Sordo “salvou” Citroen

Por a 12 Fevereiro 2008 11:44

Disputada na Suécia, a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Ralis 2008 não correu nada bem à Citroen, que teve em Daniel Sordo o seu único representante no final do rali, e apesar de ter iniciado a prova com cinco minutos “negativos”, ainda logrou conseguir quatro pontos para o Campeonato de Construtores, e o sexto lugar final no Mundial de Pilotos. Já a prova de Sébastien Loeb saldou-se com duas desistências, o que relegou o francês para a segunda posição (ex-aequo) no Mundial.

As temperaturas anormalmente suaves para a época derreteram a neve da região de Värmland, onde estava baseada a prova. A fina camada de gelo que cobria os troços não resistiu durante muito tempo às repetidas passagens dos

pneus com pregos.

Dani Sordo: «Estou satisfeito com a nossa corrida»

A superfície das especiais transformou-se numa mistura de lama e gelo, instável e muito escorregadia. Habitualmente entre as favoritas dos pilotos, a ronda sueca foi desta vez considerada pouco entusiasmante. “De facto não é nada agradável correr em condições como estas. As especiais estavam ainda mais traiçoeiras do que o costume”, resumiu Dani Sordo. “Era impossível saber que tipo de superfície iríamos encontrar de seguida. Durante a terceira etapa, por exemplo, houve mais zonas em terra do que com gelo ao longo das seis Provas Especiais previstas”.

“Estou satisfeito com a nossa corrida”, acrescentou Dani Sordo. “A substituição do nosso motor antes da partida custou-nos cinco minutos de penalidade sem que tenhamos percorrido um único quilómetro! Consequentemente, comecei por procurar ganhar alguma confiança no terreno antes de aumentar o ritmo da minha corrida. As minhas notas estavam melhores do que no ano passado e senti uma confiança crescente. A ausência de condições verdadeiramente de Inverno foi sem dúvida uma grande ajuda. O nosso carro funcionou na perfeição e consegui recuperar posições gradualmente até chegar ao sexto lugar.

Conquistei alguns pontos para a Citroën, melhorei o meu desempenho no gelo, os pneus Pirelli Sottozero mostraram-se eficazes em condições muito delicadas… em suma, foi um bom fim-de-semana sueco… mas espero ansiosamente pelo México!”

Olivier Quesnel: «Tirámos ilações positivas»

“Este resultado não nos trouxe uma grande pontuação, mas ainda podemos retirar coisas positivas”, explicou Olivier Quesnel. “Para começar, o Citroën C4 WRC foi competitivo e fiável, enquanto o desempenho do Dani e do Marc foi um bom sinal para o resto da época. Apesar da sua experiência limitada na Suécia, o Dani mostrou ser capaz de conduzir depressa em condições escorregadias. Gostei especialmente do modo como se abstraiu rapidamente da penalidade de tempo, dedicando-se simplesmente ao trabalho que lhe estava incumbido. No México, e nas provas seguintes, espero que seja capaz de apresentar o mesmo tipo de performance para assegurar ainda mais pontos para a Citroën. A saída de estrada do Sébastien e do Daniel no primeiro dia mostrou que nada pode ser levado por certo no desporto automóvel. Mas tenho total confiança na sua capacidade, e de todos os membros da Citroën Sport, para recuperar rapidamente desta situação”.

Privados mal classificados

“No que diz respeito aos pilotos da Citroën Sport Technologies, Conrad Rautenbach e David Sénior continuam a habituar-se ao seu Xsara WRC, enquanto Urmo Aava e Kuldar Sikk, ao volante do seu Citroën C4 WRC, cumpriram o seu objectivo de não perder mais de 1 segundo por quilómetro para os mais rápidos. Contas feitas, ficaram a 0,8s/km, o que é muito satisfatório para o futuro”, concluiu Olivier Quesnel. As classificações é que foram muito pobres…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado