D. Sébastien Príncipe do Mónaco

Por a 24 Janeiro 2009 00:09

Com o segundo lugar de Freddy Loix, a Kronos de Marc Van Dalen coloca assim dois carros nos primeiros dois lugares, mas o destaque vai também para a Peugeot como marca, que com a terceira posição de Stéphane Sarrazin, coloca três carros nos lugares do pódio.

Jan Kopecky, em Skoda Fabia S2000, não teve quaisquer hipóteses de dar alguma luta a Sarrazin, que partiu para as duas últimas especiais apenas com dois segundos de vantagem, ampliando-a até quase até um minuto.

De qualquer modo a estreia da Skoda foi muito positiva, já que com a excepção da direcção assistida no carro de Kopecky, logo a abrir o rali, poucos problemas de juventude o carro apresentou, e convém recordar que Hanninen era um confortável líder quando desistiu devido a um capotanço.

O melhot Fiat foi o de Giandomenico Basso, na quinta posição, na frente do seu companheiro de equipa Anton Alen, que tarda em afirmar-se, como se dizia, ao nível do seu pai. A verdade é que, mesmo com as evoluções que sofreram no defeso, os Abarth S2000 parecem estar demasiado longe dos 207 S2000.

Resta aguardar por provas “normais”, já que o Rali de Monte Carlo raramente serve para tirar teimas relativamente à competitividade das máquinas e pilotos presentes, pois o factor escolha adequada de pneus tem demasiado peso neste rali, e só com um rali disputado no mesmo tipo de piso, como é por exemplo a próxima prova do IRC, o Rally Internacional de Curitiba, que se realiza entre 5 e 7 de Março no Brasil., se podem tirar as teimas.

 

Sébastien Ogier mereceu amplamente a vitória na prova, já que o seu desconhecimento da prova fez com que arriscasse pouco de início, facto que lhe permitiu ir aumentando o ritmo a pouco e pouco, beneficiando igualmente das desistências à sua frente para ascender na classificação.

Numa altura em que era segundo, viu  o líder, Juho Hanninen, capotar na primeira curva da especial, aproveitando para chegar à liderança que não mais perdeu até final, adoptando novamente uma táctica de contenção, chegando mesmo a dizer que estava a gastar demasiados os travões.

Classificação

1º OGIER Sebastien-INGRASSIA Julien Peugeot 207 S2000, 3h40:45,7s

2º LOIX Freddy-SMETS Isidoor Peugeot 207 S2000, a 1m43,6

3º SARRAZIN Stéphane-RENUCCI Jacques-Julien Peugeot 207 S2000, a 2m21,6s

4º KOPECKY Jan-STARY Petr Skoda Fabia S2000, a 3m17,3s

5º BASSO Giandomenico-DOTTA Mitia Abarth Grande Punto S2000, a 4m28,0s

6º ALEN Anton-ALANNE Timo Abarth Grande Punto S2000, a 10m49,7s

7º ROMEYER Frédéric-FOURNEL Thomas Mitsubishi Lancer Evo IX, a 20m30,3s

8º BURRI Olivier-GORDON Fabrice Abarth Grande Punto S2000, a 21m23,0s

9º BETTI Luca-MATTIODA Alessandro Renault Clio, a 24m04,8s

10º DAUMAS Damien-JAUSSAUD Christophe Renault Clio, a 27m59,8s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado