Constálica Rali Vouzela e Viseu/Promo: Adruzilo Lopes bate André Cabeças por 1.6s
Nunca até aqui um rali do Campeonato Promo de Ralis, dos seis já realizados, tinha sido resolvido por tão curta margem, 1.6s. Nem sequer perto disso. Adruzilo Lopes/Paulo Leones (Mitsubishi Lancer Evo IX) bateram André Cabeças/Diogo Costa (Mitsubishi Mirage Evo) por 1.6s ao cabo dos dez troços da prova (os dois primeiros cancelados, o primeiro em virtude da queda de uma árvore que ficou a obstruir a estrada, e o segundo devido a um ‘toque’ numa chicane que motivou a obstrução do troço pela Equipa #30 Mariana Machado/Pedro Dias da Silva (KIA Picanto), sem quaisquer consequências para a dupla.
Nos oito troços seguintes, grande luta, inicialmente a três, no segundo dia a dois, pelo triunfo.
André Cabeças foi o primeiro líder, batendo Adruzilo Lopes por 5.8s e Fernando Teotónio por 8.4s, mas na especial seguinte a quarta, Teotónio reagiu e venceu, batendo Cabeças por 2.4s e Adruzilo Lopes por 5.7, o que significou a troca de posições entre os dois pilotos dos Mitsubishi.
Na PE5, Cabeças voltou a vencer, na frente de Rui Borges/Helena Maia (Mitsubishi Lancer Evo IX), com André Lavadinho, fotógrafo, piloto de ocasião a fazer terceiro na super especial de Vouzela, a 1.2s. Fernando Teotónio cedeu 3.0s e André Cabeças 3.8s o que significou que Cabeças ficou com um avanço de 5.2 à entrada da super especial 1B as coisas não lhe correram bem, perdeu 12.7s devido a problemas com o intercooler, e caiu para terceiro, atrás de Fernando Teotónio e Adruzilo Lopes com este último a passar para a frente do rali depois de bater Teotónio por 3.7s.
No segundo dia, André Cabeças/Diogo Costa resolveram a questão mecânica, entraram completamente ao ataque e venceram as primeiras duas especiais, colocando-se apenas a 2.0s de Adruzilo Lopes/Paulo Leones, mas estes, que andaram também sempre a fundo, venceram a PE9 e praticamente sentenciaram o rali, confirmando-o na última especial, vencendo por 1.6s.
Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo X) atrasaram-se e depois de terem chegado ao fim do primeiro dia a 3.6s de Adruzilo Lopes, cederam 10.4s na primeira especial do dia e mais 7.5s na segunda, caindo para o terceiro lugar da geral, a 16.1s da frente, terminando o rali no terceiro posto, mas a 42.1s da frente. Ainda assim, uma boa operação de campeonato.
Rui Borges/Helena Maia terminaram na quarta posição a quase um minuto dos vencedores, 10.9s na frente de Gaspar Pinto/Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer Evo VIII).
João Marcelino/Valter Cardoso (Renault Clio R3 Maxi) terminaram em sexto, como os melhores das duas rodas motrizes, com
Nélson Trindade/Raquel Graça (Mitsubishi Lancer Evo X), Henrique Rodrigues/Daniel Rodrigues (Mitsubishi Lancer Evo VII), Filipe Nogueira/João Francisco Vieira (Peugeot 208 R2) e Hélder Cordeiro/Bruno Pereira (BMW M3 E46), fecharam o top 10.
Nas duas rodas motrizes dos ‘Promo’, Mário Castro/Ricardo Cunha (Ford Fiesta R2T), lideravam no final do 1º dia, com 21.8s de avanço para Filipe Nogueira/João Francisco Vieira (Peugeot 208 R2), mas na PE9, quando tudo apontava para um triunfo, entre os ‘Promo’, na ligação para a penúltima especial do rali o motor do Ford Fiesta ficou sem potência e a dupla foi obrigada a desistir. Hélder Cordeiro/Bruno Pereira (BMW M3 E46) foram segundos a 28.8s da frente, com Alfredo Moreira/Nuno Queirós (Fiat Uno 45 S) a terminarem na terceira posição dos 2RM, a mais de 5 minutos dos vencedores.
Foi uma aposta ganha da Promolafões, e dos municípios de Vouzela e Viseu, já que a prova teve imensa gente na estrada, sendo a entrega de prémios na Feira de S. Mateus um belo exemplo de como se ‘vai buscar’ público onde ele está…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI