Adruzilo Lopes brilha e vence Rali de Viana do Castelo
Mais um rali, mais um triunfo para Adruzilo Lopes/Vitor Hugo (Mitsubishi Lancer evo X) que nem com concorrência forte, com Rally2, R5 e N5, nada foi suficiente para ultrapassar a classe do piloto, que com Vítor Hugo ao lado venceram o Rali de Viana do Castelo, depois de baterem Marco Oliveira/Ricardo Sousa (Volkswagen Polo N5) por 13.0s com Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Citroen C3 Rally2) em terceiro na estreia com o seu novo carro, terminaram 43.5s da frente.
Com troços bastante traiçoeiros, mas ainda assim menos do que o esperado graças ao intervalo que a chuva deu à prova durante o dia de sábado, Adruzilo bateu-se com adversários melhor equipados. Apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida na primeira classificativa do dia e de alguns problemas ao final da manhã no Mitsubishi, Adruzilo chegou à entrada da última classificativa a apenas 1,8s do Ford Fiesta R5 de André Cabeças e Bino Santos num final emocionante.
Nesse último troço o então líder viu um pneu descolar da jante com o consequente furo e quase um minuto perdido nos 8,1km do troço de “Outeiro 2”. Estava encontrado o vencedor do 11º Rali de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023. À vitória na geral, Adruzilo Lopes somou o triunfo no Campeonato Promo de Ralis nacional e no Campeonato Promo Norte de Ralis.
Marco Oliveira / Ricardo Sousa levaram o VW Polo N5 ao 2º posto a 13s do vencedor, tendo liderado uma grande parte da prova mas sofrendo alguns problemas no carro na parte final do rali. Ernesto Cunha / Rui Raimundo estiveram em Viana do Castelo a estrear-se com o Citroen C3 Rally2 que utilizarão no Campeonato de Portugal de Ralis de 2024, e com o objetivo de chegar ao final e adaptar-se ao carro francês ocuparam o degrau mais baixo do pódio da geral a 43,5s do vencedor.
André Cabeças/Bino Santos (Ford Fiesta R5) foram quartos a 53.2s da frente com Tiago Silva/Pedro Alves (Ford Fiesta R5) logo a seguir 33.0s mais atrás. O piloto do Ford viu também adiada a possibilidade de conseguir a primeira vitória ao volante do Fiesta R5, ele que no passado já venceu por duas vezes o Rali de Viana do Castelo em 2018 e 2019 quando o lisboeta corria de
Mitsubishi Lancer. Tiago Silva também esteve a estrear um novo carro em Viana, um Ford Fiesta R5, acabando o piloto, que teve Pedro Alves no banco do lado direito, por se posicionar no 5º posto da geral a 1m26,2s.
Jorge Perez/Unai Conde Garcia (Porsche 991 GT3 Cup) venceram os R-GT, mas com o segundo lugar foram Paulo e Décio Carvalheiro (Porsche 991 GT3 Cup) os campeões da categoria. O espanhol ficou no 6º lugar da geral, depois de uma prova emocionante em que homenageou o seu irmão Angel Perez recentemente falecido, o qual tinha sido em Viana que tinha disputado o seu último rali no ano passado. Apesar deste triunfo entre os GT o título acabou por ficar nas mãos de Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro que completaram o rali no 24º lugar da geral.
Jorge Carvalho/Fábio Reis (Peugeot 208 R2) foram os vencedores das duas rodas motrizes no Rali Viana do Castelo e com isso venceram a prova reservada ao campeonato Start Norte, competição em que asseguraram o título, isto depois de cinco triunfos em oito provas disputadas.
A fechar o “top ten” ficou Rui Borges com o Citroen C3 N5 a dar alguns problemas e que foi navegado por Luís Ribeiro. Com este resultado ascenderam à liderança do Campeonato Promo Norte de Ralis
quando falta disputar apenas uma prova.
Nos Clássicos o triunfo foi para Nuno e Francisca Mateus (Mitsubishi Lancer evo VI) que bateram José Merceano/Pedro Catarino (Mitsubishi Lancer evo IV) por 47.2s, assegurando com isso o título.
No Promo 2RM o triunfo foi para Mário Barbosa/Valter Cardoso (Citroën Saxo Kit Car) que bateram Filipe Teixeira/António Campos (Peugeot 206 GTi 1.6) por Mário Castro/Ricardo Cunha (Ford Fiesta R2T).
No FPAK Júnior Team, Pedro Pereira/João Aguiar (Kia Picanto GT) bateram Rafael Rêgo/Inês Veiga (Kia Picanto GT) por 35.1s e com isso sagraram-se vencedores da competição promovida pela federação.
Venceram e registaram o melhor tempo em sete dos nove classificativas do rali, o que somando os pontos da vitória e os pontos de vitórias em classificativas lhes deu o triunfo final neste troféu promovido pela FPAK. Com este triunfo terão como prémio um carro da categoria Rally5 a disposição para disputar o Campeonato de Portugal de Ralis de 2024.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“Velhos são os trapos”
A Hyundai Portugal não quer fazer um teste com o Adruzilo Lopes….?