CRM/C. Ralis da Madeira/Rali do Funchal e Câmara de Lobos: Triunfo e título para Miguel Nunes

Fotos: Diogo Abreu
Miguel Nunes revalidou o título madeirense da modalidade no Rali do Funchal e Câmara de Lobos, prova marcada pelas condições climatéricas em que Alexandre Camacho e Vítor Sá também subiram ao pódio.
A maior parte dos campeonatos e troféus em disputa no campeonato da Madeira de ralis ficaram resolvidos na organização do CD Nacional, a penúltima do calendário. O rali ficou marcado pelas condições climatéricas pois uma forte chuvada ao final da manhã levou os concorrentes a rodar com pneus para piso seco em molhado e, com a opção por borracha mais mole na assistência a meio do dia, ainda ter que gerir o desgaste na segunda metade do evento.
Desportivamente, não era esperada muita animação competitiva na discussão da vitória pois bastava a Miguel Nunes a segunda posição para atingir os seus objetivos.
Como era expetável, Alexandre Camacho colocou-se na frente logo na disputa da primeira prova especial mas Miguel Nunes, apesar do ritmo controlado, conseguiu encurtar a diferença na classificativa seguinte para 2,8 segundos.
Seguiam-se duas passagens por Câmara de Lobos, troço cronometrado marcado por uma chuvada inesperada, que o deixou bastante escorregadio. Aí, Nunes voltou a estar melhor e passou para o comando com um avanço de 1,9 segundos quando estava cumprida cerca de metade da prova.
Após a passagem pelo parque de assistência e com a caravana maioritariamente equipada com pneus desajustados ao piso subitamente seco, o futuro campeão aumentou o seu pecúlio para 2,3 segundos mas Alexandre Camacho prometia atacar de forma a festejar o triunfo.
O piloto com o Skoda com as cores das Vespas assim fez e teria anulado a diferença para o líder na classificativa seguinte. No entanto, acabou por efetuar falsa partida e era-lhe imposta uma penalização de 10 segundos.
Essa era a diferença entre os dois primeiros classificados com dois troços cronometrados por disputar e permitia, em condições normais, a Nunes sonhar com mais uma vitória na festa do seu sexto titulo local da modalidade.
Foi o que veio a acontecer apesar de Alexandre Camacho ter encurtado a sua desvantagem para 5,6 até à chegada no Estádio da Madeira. Para o piloto com as cores da Lotus era a euforia e a dedicatória deste sucesso a Pedro Paixão, jovem piloto falecido este ano mas sempre recordado em todos os eventos motorizados no arquipélago.
Quem rodou mais tempo na terceira posição foi Filipe Freitas mas o piloto do Porsche, tal como Paulo Mendes, foi dos que mais sofreram com os pneus desajustados às condições da estrada e caiu na classificação.
Tal permitiu que Vítor Sá, autor de uma prova notável com o Citroën DS3 R3T, não só vencesse entre os utilizadores de viaturas com duas rodas motrizes como também subisse ao pódio absoluto. Logo atrás, Rui Pinto arrancou mal com o Ford Fiesta R5 Mk II mas foi recuperando posições e terminou a meio segundo do palanque.
Campeão da classe RC4, Miguel Caires foi sexto, mesmo na dianteira de Rui Jorge Fernandes que perdeu muito tempo no troço cronometrado de abertura com um furo e uma jante partida após um ligeiro toque numa berma.
Em festa na Choupana esteve também Ricardo Gonçalves, 16º classificado absoluto mas também já vencedor do Troféu Eng. Rafael Costa. O campeonato madeirense de ralis encerra a 14 e 15 de outubro em Machico.
CLASSIFICAÇÃO
1º Miguel Nunes/Roberto Castro Skoda Fabia Rally2 Evo 49:08.6
2º Alexandre Camacho/Pedro Calado Skoda Fabia Rally2 Evo + 5.6
3º Vítor Sá/Ricardo Ventura Citroën DS3 R3T + 3:56.1
4º Rui Pinto/Ricardo Faria Ford Fiesta R5 Mk II + 3:58.6
5º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa Porsche 991 GT3 +4:00.3
6º Miguel Caires/João M. Sousa Renault Clio Rally4 + 4:30.2
7º Rui J. Fernandes/João P. Freitas Renault Clio R3T + 4:38.1
8º Américo Gouveia/Rubina Gonçalves Citroën DS3 R5 + 4:39.1
9º Dinarte Baptista/Rui Madeira Renault Clio R3 + 4:48.3
10º Paulo Mendes/Roberto Figueira Porsche 991 GT3 + 5:26.5
CMCR: 1º Miguel Nunes, 160; 2º Alexandre Camacho, 117; 3º Filie Freitas, 77; 4º Paulo Mendes, 57; 5º Vítor Sá, 45; 6º Pedro Paixão, 37; 7º Miguel Caires, 36; 8º José Camacho, 34; 9º Dinarte Baptista, 34; 10º Rui Jorge Fernandes, 33.