Vítor Pascoal: “Quem não tiver um R5 o que é que vai fazer para o CNR? Nada…” 

Por a 31 Janeiro 2016 16:23

Regresso ao passado! A FPAK decidiu este ano juntar os Campeonatos FPAK de Ralis Norte, Centro e Sul numa única competição, que passa a ser denominada Campeonato de Ralis FPAK. Desta forma, recupera-se uma ‘fórmula’ de sucesso, o Open de Ralis, que tantas saudades deixou no seio dos pilotos de ralis. Nesse tempo, o que se pode considerar a 2ª divisão dos ralis nacionais teve inúmeros eventos com um leque de inscritos e competitividade de encher o olho.

Nesse tempo, Vítor Pascoal ainda andava pelo campeonato principal, mas hoje em dia é um dos cabeças de cartaz dos campeonatos FPAK, e sobre esta questão, depois de ter confirmado a presença no Campeonato de Ralis GT (uma competição que se vai dividir entre os campeonatos principal e secundário), deu uma perspetiva bastante curiosa relativamente ao que podem ser os ralis em Portugal este ano: “Acho que foi uma decisão acertada porque até aqui não havia um segundo campeonato e agora passamos a ter essa possibilidade – vamos chamar-lhe uma segunda liga.”

Para o piloto, o Campeonato de Ralis FPAK poderá bem vir a ser o destino de muitos pilotos que atualmente militam no Campeonato Nacional de Ralis. “É uma solução para a qual não é preciso um orçamento tão grande como atualmente para o CNR. A competição poderá ter cerca de 15 bons carros, mas muitos outros, podem rumar ao novo campeonato. Eu vou de Porsche 997 GT3 disputar o Campeonato de Ralis GT mas, se não fosse, questionaria se não seria melhor montar um projeto válido para o Campeonato de Ralis FPAK, que acho que é o melhor para quem tiver um Mitsubishi, por exemplo. Porque o que é que esses pilotos vão fazer para o nacional? Acho que nada. Ninguém lhes vai dar visibilidade, a começar pela comunicação social. As pessoas só irão ligar a meia dúzia de R5 e todos os outros projetos não vão suscitar interesse. Por isso acredito que toda a gente vai reencaminhar esses projetos para o Campeonato de Ralis FPAK.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kankkunenfan
Kankkunenfan
8 anos atrás

Quem não tiver um R5, mostra como com um S2000 ou um R4 se bate um. Olhe-se para as listas lá fora, onde se encontra este numero de R5?

rosmanao
8 anos atrás

Já vi um campeão a bater os R5 com um S2000…

José Alves
José Alves
8 anos atrás

É aparentemente interessante, mas se nos focarmos na nossa realidade, a coisa não muda de figura, senão vejamos: Um dos bons pilotos em Portugal em S2000, faz aquecer o dedo grande do pé direito, a um outro qualquer que esteja montado em R5. Porquê? porque a diferença não está na máquina, mas sim em quem sabe tirar o máximo partido dela, e isso é assunto para poucos. O quadro que se tem desenhado ultimamente, é que parece bem para as reportagens, para a opinião em geral dos menos atentos e dá conforto emocional aos próprios, embora desembolsem uns bons kilos… Ler mais »

vale46
vale46
8 anos atrás

Poderemos ser quem mais R5’s vai ter, mas tirando esses nada mais e o problema está aí, o fosso entre os melhores e o “resto” e o “resto” faz falta, nunca poderemos ter o melhor campeonato da europa como dizem, olhem os franceses e o campeonato belga, ha de tudo, Wrc, R5, S2000, R4, R3, R2, R1, GTs, e cá tirando 10/12 R5 o que é muito bom, o que mais temos?

Kankkunenfan
Kankkunenfan
Reply to  vale46
8 anos atrás

Para além de que a olhar para a média de idades dos pilotos que vão andar a lutar pelo campeonato, chega-se rápido à conclusão que os R5, só por si, não fazem um bom campeonato! Se vem cá testar um piloto de fora num dos ralis, envergonha a maioria deles. Bem fez o Gago, Pita e agora o Marco Cid. Porque ninguém faz futuro nos ralis a partir de um R5 e as restantes classes (por onde passa a formação) estão na cave, bem distantes desta montra de luxo. Montra essa que quebra de imediato se fizerem o rali de… Ler mais »

direitaputa
direitaputa
8 anos atrás

é cada um!!!!!!!!!!

últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado