Seis décadas e mais de 500 ralis com 25 Clubes: a história dos organizadores do CNR/CPR

Por a 1 Março 2025 09:55

Os 25 clubes que constroem ou construíram a história do Campeonato de Portugal de Ralis

Ao longo dos quase 60 anos do Campeonato de Portugal de Ralis (iniciado em 1966), 25 clubes diferentes foram responsáveis pela organização das mais de 500 provas realizadas até à data deste texto.

Entre estes organizadores, destacam-se alguns, enquanto outros já não estão ativos no automobilismo, por exemplo, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, entre outros.

O primeiro campeonato nacional específico para ralis foi inaugurado com o Rali das Camélias, organizado pelo Clube Arte e Sport em Sintra, em 1966.

Para lá do que nos ‘diz’ a lista que pode ver em baixo, outros clubes importantes incluem o Estrela e Vigorosa Sport (através de Carlos Fonseca) que hoje em dia, existe, mas apenas se dedica ao ténis, andebol, hóquei, ballet, acrobática, kung fu, karaté, hip hop, zumba, kick boxing, ioga, gym for kids entre outras modalidades de fitness.

O Clube 100 à Hora (com Heitor de Morais), que já não existe, também. Com o Vigorosa, foram fundamentais para a revolução dos ralis nacionais nas décadas de 50 e 60, muito antes do campeonato nacional nascer. Aliás, o ‘Nacional’ nasceu muito devido ao trabalho daqueles clubes, porque trabalharam para que os ralis evoluíssem das regularidades, para os troços cronometrados. Mas isso é outra história.

Na lista, estão clubes como o Futebol Clube do Porto, que, como sabemos, ‘evoluiu’ para o que é hoje em dia a Demoporto. O Racal Clube organizou durante muitos anos, 18, o Rali do Algarve, até ao nascimento do Clube Automóvel do Algarve.

Curiosamente, são os clubes das duas provas das ilhas, o Rali Vinho Madeira e o Azores Rallye, com mais provas no Campeonato Nacional/Portugal de Ralis. O Clube Sports da Madeira encabeça a lista com 57 ralis, enquanto o Grupo Desportivo Comercial tem 50 presenças no CNR/CPR.

É natural esta margem para as provas das ilhas, porque no continente, as provas vão variando de local e de clube, enquanto se foram mantendo fixas nas ilhas, curiosamente, não agora, pois os Açores estão de fora há uns anos pelos motivos que se conhecem.

O ‘terceiro classificado’, o Clube Automóvel do Centro, soma 48 provas, está de fora há uns anos, seguindo-se o Automóvel Club de Portugal e o Rali de Portugal, com 47. Como o mesmo número estão o Clube Automóvel da Marinha Grande e o Targa Clube, sendo que este último tem estado afastado do campeonato principal há uns anos largos.

Segue-se o Futebol Clube do Porto com 40 rali, e se a ele se juntarem os 15 da Demoporto, a prova de Fafe subiria para o segundo lugar da tabela. O mesmo sucede com o Algarve, pois juntando os 24 do Clube Automóvel do Algarve com os 18 do Racal Clube, chegaríamos aos 42, o que colocaria a prova no 7º/8º lugar da lista.

Onde o Estrela e Vigorosa Sport organizava provas está agora o Clube Aventura do Minho,

O Clube 100 à Hora levou a cabo 28 vezes uma prova muito importante do calendário nacional, a Volta Galp, porque pertencia ao Europeu de Ralis, embora com coeficiente mais baixo.

O Clube Arte e Sport pôs na estrada 23 vezes o Rali das Camélias que agora é organizado pelo Clube de Motorismo de Setúbal, o Sport Clube do Porto, que fez 120 anos em 2024, levou a cabo várias provas de ralis, 20 no CNR/CPR, mas hoje entre as quase duas dezenas de modalidades, não consta o automobilismo.

Muito mais poderia aqui ser escrito, mas para já fique com a lista dos 25 clubes responsáveis pela organização das mais de 500 provas do CNR/CPR até hoje…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. [email protected]

    1 Março, 2025 at 11:33

    Saudades do Racal… não só devido ao emblemático Rallye do Algarve (3 dias inteiros, muitos kms a cobrir todo o Algarve, duríssimo) mas também as instalações / ambiente: belas recordações!

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado