Ralis 2022 com muitas novidades
A FPAK já fez circular pelos clubes uma missiva que abre as Inscrições de Provas para o Calendário Desportivo FPAK para 2022 e no que se refere aos ralis ficou a saber que o Campeonato de Portugal de Ralis será composto por oito provas, quatro em piso de asfalto e quatro em piso de terra.
Os eventos terão em 2022 quilometragem máxima de 100 quilómetros de provas especiais de classificação, sendo a competição aberta a Rally 2, Rally 3, Rally 4 e Rally 5. Haverá um novo grupo E-Rally, para carros com propulsão através de novas energias em função dos padrões que a FIA adotar.
O Campeonato de Portugal de Ralis Duas Rodas Motrizes terá como seis a oito provas e terá e um Campeão Absoluto. Será também disputado o Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis com sete eventos em piso de asfalto. Manter-se-á o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis com cinco eventos em piso de asfalto para veículos do grupo RC5, RC5N, RC4. Os júniores só podem participar tendo completado 27 anos até 31 dezembro 2022.
O Campeonato Portugal RGT de Ralis terá seis eventos em asfalto, distribuídos pelos diferentes campeonatos FPAK 2022 que terão a mesma quilometragem do rali em que se enquadrem.
Poderão existir troféus, challenges ou séries nacionais e ou internacionais adicionais dentro do programa do CPR e ou dos Campeonatos FPAK de 2022, alguns dos quais em avaliação neste momento.
Como se sabe, vai voltar a haver a Peugeot Rally Cup Ibérica e em 2022 também o Troféu Toyota Gazoo Iberian Cup, que terá quatro provas em Portugal.
Promo e Start
Uma grande novidade: o Campeonato Promo de Ralis terá como calendário de oito a dez ralis, sendo que parte integrarão os eventos do CPR que não sejam provas tuteladas pela FIA. Gerará um campeão absoluto e terão em 2022 quilometragem máxima 60 a 80 quilómetros de provas especiais de classificação.
Esta competição será aberta a Rally3, Rally4, Rally5, RC2N, RC3N, RC5N e ainda P1 – P2 – P3 – P4 – X1 – X2 – X3 – X 4 – X5 – X6 (Novo) – SC – STT.
Nova mudança nos ‘regionais’: só 2RM
Outra grande novidade: O Campeonato Start de Ralis será disputado de forma regional, a saber, Norte, Centro e Sul terá como calendário de seis a dez ralis, em função região geográfica onde se disputa com a quilometragem máxima de 30 a 50 quilómetros com um máximo de duas provas especiais de classificação e a duração máxima de um dia incluindo os reconhecimentos.
A grande diferença é que será exclusivo a veículos 2RM (duas rodas motrizes): Rally 5, RC5N, P1 – P2 – X1 – X2 – X 4 e ainda Rally 4, sendo que as viaturas Rally4 com Homologação 01/01/2019 conforme Art. 260 Anexo J 2021, não são admitidas neste campeonato. Ou seja, por exemplo, os Peugeot 208 Rally4 da Peugeot Rally Cup Ibérica.
Nos campeonatos das ilhas nada muda, é semelhante a 2021, sendo que a Taça de Portugal de Ralis está em fase de estudo, e será implementada em 2022 disputada num rali único, a realizar no fim da época, em duas categorias: Absoluto e Duas Rodas Motrizes aberto a todo o tipo de veículos que constem dos regulamentos técnicos de ralis em Portugal.
Em artigos separados, iremos mais ao detalhe de cada uma das competições, quando possível.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Só inventam e as reformas necessárias ficam por fazer.
Continua o medo de deixar correr os VSH no CPR, N5 nem querem ouvir falar e inventam esta coisa do “promo” e do “start”.
Pois… hoje em dia os VSH deviam poder participar no CPR!