Rali Serras de Fafe: Acessos Zonas espetáculo da PE Montim
A primeira vez que Montim surge é no Rali de Portugal 1986, ainda apenas com 7 km, num troço que nada tem a ver com hoje em dia. Em 1988 passa a fazer parte do Rali F. C. do Porto e vendo pelas quilometragens, o troço manteve-se mais ou menos o mesmo desde 1986 até 1991. Em 1992 foi a primeira vez que ao invés da reta rápida (que agora se usa em parte) passaram a usar a parte do miolo que hoje em dia se usa.
Hoje em dia o troço começa perto da povoação de Montim, para logo se seguida entrar na zona rápida, quase completamente a fundo que culmina no conhecido (e perigoso pra o público) salto imediatamente antes do gancho à esquerda nas ‘Alminhas’. Aí vira para a tal zona que se estreou no troço em 1992, zona bem mais sinuosa e técnica, com os pilotos a terem muitas curvas de 90 graus para descrever. A paisagem aqui é fantástica, com as Serras de Fafe ao fundo. Pouco depois entra numa zona mais rápida, que culmina com a descida para a zona do cemitério de Quinchães, onde atravessa o asfalto um pouco mais à frente do cemitério, terminando o troço pouco depois, perto das povoações de Boucinha, Lama e Valbom. A zona que vale a pena ver é a do salto, mas por favor, tenha muito cuidado, porque por vezes os pilotos ‘perdem’ os carros a seguir ao salto e isso é mesmo muito perigoso. Há fotos que o provam.
De resto, o gancho das Alminhas é giro e vai ter muita gente, pois é fácil lá chegar, mas a zona do miola, no 1,5 Km após este gancho é muito gira de ver e nada perigosa.
Quanto aos acesso, são muito fáceis. Para o gancho das Aliminhas ou salto, na circular de Fafe, na rotunda da Total (se viesse da portagem, era primeira rotunda à direita, segunda rotunda para Espanha, Chaves, Mondim e Celorico de Basto pela EN206, a que tem um globo de metal em cima de dois pilares). Siga pela EN206, são 7,0 Km exatos até à saída à direita a subir para Burgeiros. 700 metros depois está na PE, pense em estacionar assim que puder…
Para a zona do cemitério de Quinchães, na mesma rotunda, sair na saída com as indicações Ribeira Pena, Vila Pouca, Mondim de Basto e Celorico de Basto, tal como o acesso anterior, 3,3 Km depois, ao Km 57,7 da EN206, virar à direita para Campo Futebol e Polidesportivo. 500 metros depois, virar à esquerda para
Casadela, Montim, S.Lourenço, Campo Futebol, passe por cima da A7, e 600 metros depois chega ao troço, na passagem pelo asfalto.
NOTA IMPORTANTE: Para que não se enganem, vejam o que fez Pedro Figueiredo, um amante dos ralis, bom conhecedor da zona de Fafe, que explica em vídeo o que deve fazer para chegar aos troços: “Algumas indicações para não te perderes nas rotundas e encontrares os acessos ao Rali Serras de Fafe”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI