Rali do Algarve: Carlos Vieira Campeão Nacional de Ralis
Carlos Vieira e Jorge Carvalho sagraram-se Campeões Nacionais de Ralis, com um exemplar triunfo no Rali Casinos do Algarve. O piloto do Citroën DS3 R5 foi o mais rápido e só não venceu dois troços do rali, sendo que, se virmos apenas as contas do CNR, só falhou a vitória em dois troços.
Vieira chegou ao Algarve com 8.34 pontos de desvantagem para Pedro Meireles, mas as vitórias nos troços, além do triunfo no rali, deram o merecido título, por menos de um ponto, a Vieira. Meireles terá assim de se contentar com o segundo lugar final, tal como na temporada passada.
Se a vitória no rali sempre esteve entre as previsões dos principais observadores, já o triunfo no número de classificativas necessário para suplantar o atraso pontual que tinha era tarefa bem mais complicada, mas Carlos Vieira realizou uma prova a todos os níveis excecional, cometendo apenas um erro num troço, e perdendo 20s. No final, assegura o título por… meio ponto! Uma novidade absoluta no Campeonato Nacional de Ralis…
A prestação de Pedro Meireles tem de ser vista face à que realizou Vieira. Se esta prova tivesse sido na terra outro galo cantaria, mas terá sido em Mortágua que Meireles perdeu o campeonato. Ao permitir que um piloto com um carro que não conhecia o batesse onde o seu Skoda Fabia R5 é mais forte, foi-lhe fatal. Abriu a porta, e Vieira escancarou-a agora no Algarve. Tinha que ter feito mais e em 13 classificativas, nunca esteve sequer perto de incomodar Vieira. Talvez tenha pensado que este não conseguiria vencer tantos troços, mas não foi isso que aconteceu.
Pedro Meireles terminou o rali em quarto da geral, segundo dos portugueses, sendo que Ricardo Teodósio foi sétimo e venceu entre os RC2N no seu Mitsubishi Lancer Evo X.
Diogo Gago venceu as duas rodas motrizes e foi oitavo da geral com o Peugeot 208 R2, com o madeirense Pedro Paixão a levar o seu Renault Clio R3T ao nono lugar da geral e ao segundo das 2WD. No Campeonato Nacional de Ralis de Duas Rodas Motrizes, Pedro Antunes assegurou o título, que já estava ‘preso’ por muito pouco, sendo que no último troço ainda chegou à dianteira nos concorrentes do CNR2, já que Gil Antunes perdeu tempo. Do European Rally Trophy falaremos em artigo separado.
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Parabéns a Carlos Vieira e Jorge Carvalho. Foram campeões com mérito. Foram campeões a fazer o que sempre fizeram nos ralis, andar a fundo. Por outro lado, Pedro Meireles a perder o título também com a postura que sempre teve nos ralis, à espera que os adversarios cometam erros.
Carlos Vieira a mostrar que é piloto … sem esperar por nada e a fazer tudo … internaciolização precisa-se. Parabéns !!!!
Parabéns!! Grande exibição do Carlos Vieira foi mesmo á Campeão.Só não faço Copy do Miguelgaspar porque aquele, á «espera que os adversários cometam erros era escusada» Sébastien Ogier é WC com 22 vitórias em pecs. Ser piloto de rali é pilotar rápido mas também é chegar ao fim com o carro inteiro. Pergunte ao Ricardo Moura, ao Carlos Martins e ao Jari-Matti Latvala?
O Ogier gere, o Meireles não “arrisca”… são coisas completamente diferentes. O Moura, o Martins e o Latvala ganharam o mesmo que o Meireles… zero, mas ao menos tentam. Ao contrario do Nacional, as pecs do WRC não valem pontos ( excepto a powerstage), portanto vale pouco as vitorias nas pecs, pois pode-se ganhar um rali e até um campeonato do mundo sem ganhar uma unica pec.