Rali de Castelo Branco: Dar o exemplo
Arranca este fim de semana em Castelo Branco a segunda prova do CPR 2020 um rali extremamente importante, já que é o primeiro a realizar-se após o recomeço das competições. É preciso que tudo corra bem, para se dar o exemplo, não vá o diabo tecê-las…
Está tudo pronto para o arranque da segunda prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali de Castelo Branco, que se realiza nos dias 4 e 5 de julho, sábdo e domingo próximos. Começa na estrada no sábado à tarde, termina cerca de 24 horas depois, após a realização de sete especiais. A prova conta para o Campeonato Portugal de Ralis, Campeonato Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato Portugal Iniciados de Ralis, Campeonato Portugal RGT Ralis, Campeonato de Portugal R4-KIT de Ralis, Campeonato Centro de Ralis, Desafio Kumho e Challenge R2&YOU, mas mais importante que o que se vai passar na estrada – disso estamos perfeitamente descansados, pois a Escuderia Castelo Branco já mostrou ser capaz de ser quase brilhante nas suas organziações, é tudo o resto que preocupa, por todos os motivos.
É o primeiro ‘grande’ evento de estrada que se vai realziar após estar o vigorar o Plano de Contingência da FPAK, aprovado pelas autoridades de saúde, quando à realização de provas ‘motorizadas’ em Portugal. Já divulgámos o Plano de Contigência, basta ir ao nosso site para ler em detalhe, se precisar, tudo o que é necessário fazer para cumprir as medidas necessárias.
Espera-se, claro, que todos os envolvidos no evento cumpram as regras de modo a tornar muito mais difícil a eventual transmissão do vírus. Convém não esquecer que depois de um período em que se pensou que a evolução dos gráficos da pandemia se manteriam sempre a melhorar, eis que o fim do período de estado de emergência, a que se seguiu o estado de calamidade, eis que os números voltaram a crescer e o nervosismo das autoridades de saúde é evidente. Por isso, muita cautela, pois ninguém quer ouvir que a caravana do CPR foi ‘atacada’ pelo maldito vírus.
De resto, e como se sabe, a federação aprovou uma derrogação a alguns artigos das Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting, pelo que as verificações administrativas serão feitas antecipadamente por via eletrónica, não há briefing presencial, será escrito, não vai haver shakedown/qualifying pelo que a ordem de partida da 1ª etapa do rali será a atual classificação do campeonato, e não há também super-especial. Não há também distribuição de prémios/pódio, e não há parque de assitência após a derradeira especial com os concorrentes a rumar ao parque fechado após a derradeira PE, que é também a Power Stage.
E há uma questão que tem sido muitas vezes questionada nas redes sociais? Não há público na prova? Oficialmente, não, mas ninguém vai impedir que os adeptos vão para os troços ver a prova. Têm é que o fazer de forma cautelosa, cumprindo o distanciamento social. Na verdade, não temos dúvidas que é bem mais fácil agora manter distância social, mesmo que de alguns amigos mais próximos, do que eventualmente ter que mais tarde alguém ficar sozinho numa cama de hospital. Pode parecer chocante, mas mais vale prevenir do que remediar…
Horário
Sábado 4 de julho, 1ª Etapa (1ª Secção)
Partida ‘Docas’ 15h00
Assistência (Campo da Feira) 15h08
PE1 Vilas Ruivas 1 (16,31 Km) 16h21
PE2 Foz do Cobrão (14,67 Km) 17h19
PE3 Vilas Ruivas 2 (16,31 Km) 18h12
Assistência (Campo da Feira) 19h32
Domingo, 5 de julho, 2ª Etapa (2 e 3ª Secções)
Assistência (Campo da Feira) 9h38
PE4 Dáspera/Sesmo/Salgueiral 1 (12,24 Km) 10h51
PE5 Sto. André das Tojeiras 1 (13,96 Km) 11h24
Reagrupamento 12h09
Assistência (Campo da Feira) 13h08
PE6 Dáspera/Sesmo/Salgueiral 2 (12,24 Km) 14h36
PE7 Sto. André das Tojeiras 2 (PowerStage) (13,96 Km) 15h09