Q&A Kris Meeke: temporada promissora e duelo de alto nível com Dani Sordo

Segunda prova da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal no Campeonato de Portugal de Ralis, segunda vitória incontestável. Kris Meeke e Stuart Loudon voltaram a mostrar a sua superioridade no Rallye Casinos do Algarve, liderando a prova de ponta a ponta com um desempenho irrepreensível.
Com a tarde de sábado a ser decisiva, Meeke entrou em modo gestão: minimizar erros e manter a vitória sempre à vista. Após os dois primeiros troços da tarde, a dupla do GR Yaris Rally2 consolidava uma vantagem de 19 segundos, restando apenas uma especial para confirmar o triunfo. A Power Stage não correu de feição ao britânico, já sem pneus para atacar, mas ainda assim garantiu o segundo melhor tempo e, acima de tudo, a vitória.
Satisfeito com o segundo triunfo consecutivo, Meeke destacou o caráter peculiar da prova, marcada por um início que afastou a concorrência direta desde cedo…

Kris, desde muito cedo, deixou de haver luta devido ao atraso do Dani (Sordo)?
“Foi uma situação um pouco estranha. O Dani (Sordo) teve um problema logo na segunda especial e caiu na classificação. Ainda tinha de conduzir a um bom ritmo e tentar evitar quaisquer erros, mas a velocidade do Dani foi impressionante, tenho de o dizer. Mas não havia nada a fazer porque a diferença de posições na estrada é uma grande vantagem.
No final, talvez a escolha dos pneus para o último troço não tenha sido a melhor, o desgaste dificultou-nos um pouco na fase final. Na Power Stage, já não tínhamos pneus. Seja como for, conquistar duas vitórias seguidas é o arranque de temporada perfeito.”
É um grande começo de campeonato para ti…
“Sim, não podia pedir-lhe muito mais. Ainda assim, para ser honesto, estou a aprender um pouco o carro. Aqui podíamos ter ajustado um pouco mais a afinação para a segunda passagem nos troços, mas acabámos por não o fazer. Ainda estou a aprender um pouco, mas, sinceramente, o carro é fantástico. Sinto-me muito confortável e, sinceramente, é fantástico de conduzir. Estou muito contente.”
A velocidade do Dani (Sordo) mostra que muito provavelmente, vão ter grandes lutas…
Vai ser uma temporada muito interessante, sem dúvida. Quando se enfrenta um piloto de classe mundial como o Dani, de certeza que se esperam boas lutas. Acho que ele ficou muito satisfeito com a velocidade e vai ser interessante para o resto da época.”
Fizeram muitas alterações no carro para esta prova?
“As estradas do sul de Portugal são muito mais duras, ao estilo das estradas de pedra. No norte, a estrada é mais arenosa. Por isso, o carro tinha uma afinação ligeiramente diferente. Com um pouco mais de testes, provavelmente poderíamos ter feito um pouco melhor. Mas o carro parece funcionar muito, muito bem em estradas escorregadias. Abrimos os troços durante todo o rali, por isso estou satisfeito com o carro.
Já se percebeu que as lutas no topo são com o Dani (Sordo)…
“Em Portugal, tenho visto ao longo da última época e meia que os rapazes parecem ser muito mais fortes no asfalto, por isso, com as quatro provas no final do ano, pode ser que isso aconteça. O Dani pareceu-me ter uma velocidade muito boa aqui, mas é difícil comparar quando ele tem uma posição perfeita no papel, mas mesmo assim tenho a certeza que ele vai ficar cada vez mais rápido…”
Tivemos um jovem a mostrar que se pode juntar ao pelotão da frente?
Muitos parabéns para o jovem da Hyundai, o Gonçalo. Sim, é impressionante e acho que têm uma nova estrela em Portugal. Para o primeiro rali de sempre num Rally2, foi super impressionante. Parabéns a ele, mas esta é a bela visão do Zé Pedro Fontes, da Hyundai e da Toyota ao trazer pessoas como eu e o Dani, e colocar um jovem piloto ao lado. Ele vê uma adaptação e uma rápida curva de aprendizagem quando chega ao teste e tem o Dani ao lado para aprender muito e é incrível para um jovem piloto ter essa oportunidade. Por isso, sim, estou contente por ele ter agarrado a oportunidade com as duas mãos e por terminar no pódio à frente de todos os outros pilotos experientes logo no seu primeiro evento.”

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI