PERFIL: Giovanni Salvi, o Campeão Nacional de Ralis em 1977
Giovanni Salvi conquistou o título absoluto de Campeão Nacional, em 1977. Um triunfo obtido sem nenhuma vitória à geral, fruto de “muita regularidade.”
Na altura, acompanhado por Pedro de Almeida, utilizou “um Ford Escort RS 2000.” Este carro era um Grupo 1, ou seja, estava quase de série. Por isso, “não foi fácil ser campeão absoluto. O carro tinha 135/140 cv, era pouco potente e nessa altura todos os outros tinham cerca de 200 cavalos.
Os “outros” eram o malogrado Manuel Inácio, Jorge Ortigão ou Américo Nunes: “Eram outros tempos!” – recorda, enlevado, Giovanni Salvi. “O ambiente era muito diferente. Na verdade, muito semelhante ao que mais tarde se viveu nas provas de ‘Clássicos’, com um bom relacionamento entre todos. E isto, apesar das provas serem todas muito competitivas.” De tal forma que, em 1977, Salvi teve que discutir “o título até mesmo à última prova.”
Sobre o atual momento do desporto automóvel em Portugal (ndr, este trabalho foi feito originalmente em 2004), em especial os ralis, Giovanni Salvi considera que se vive “uma crise muito grande. Penso que o TT e a diversificação das provas fez diminuir a popularidade dos ralis. Dantes, éramos todos conhecidos e toda a gente sabia quem éramos. Hoje, acho que pouca gente sabe o nome do Campeão Nacional de Ralis!”
Atualmente (ndr, em 2004) ligado aos “Clássicos”, Salvi tem participado em diversas provas de automóveis antigos: “Só este ano, fiz já 15, mais do que fazia quando corria!” E, até ao fim do ano, conta participar em mais duas, o Rali do ACP e a Volta a Portugal, ao volante do habitual VW “Carocha” 1500. Por isso, é um espetador atento ao que se passa no mundo da competição e é abalizado nisso que afirma que “Armindo Araújo faz um pouco a diferença em relação aos outros pilotos.” Já na F1, embora compreenda “a mordomia da Ferrari”,a dianta com convicção que “as provas são muito monótonas.”
Quem é quem
Giovanni Giacomo Zerla Salvi nasceu em Lisboa, a 8 de Julho de 1940. Fez o seu primeiro rali em 1962.
Títulos: Campeão Nacional de Ralis/Iniciados – 1962; Campeão Luso-Galaico de Ralis – 1964; Campeão Nacional de Ralis – 1971; 1977.
Vitórias no Campeonato Nacional de Ralis: 9 (1971 – Rali às Antas; Rali Rainha Santa; Volta à Madeira; Rali da Montanha. 1973 – Volta ao Minho; Volta a São Miguel. 1976 – Volta a São Miguel; Volta à Madeira. 1978 – Rali da Figueira da Foz.