Os regulamentos que mudam no CPR
O Campeonato de Portugal de Ralis 2025 traz pequenas, mas estratégicas mudanças no regulamento, ampliando a distância das PECs, eliminando o limite de troços e ajustando a ordem de partida. O Qualifying desaparece, dando lugar a um shakedown mais longo, enquanto as City Stage ganham protagonismo como alternativa às Super Especiais, aproximando os ralis do público i tirando o ‘stress’ competitivo aos pilotos. Com mais flexibilidade e foco no espetáculo, a nova temporada promete ralis ainda mais intensos e envolventes.
As principais alterações nas regras do CPR para 2025 não são significativas, mas existem: a distância máxima das PEC foi ampliada para 110 km, um aumento que dá mais ‘latitude’ aos organizadores para incluir nos seus percursos, troços mais competitivos.
Deixa de existir um limite máximo para o número de Provas Especiais de Classificação, permitindo maior flexibilidade na elaboração dos programas de cada rali.
Haverá ajustes no programa de reconhecimentos, incluindo novas restrições de velocidade. A medida visa melhorar a segurança e reduzir o impacto ambiental durante os reconhecimentos.
O sistema de Qualifying será abolido. O shakedown passa a ter duração mínima de 180 minutos, com novas regras para a ordem de partida, que será definida com base na classificação do campeonato.
A ordem de partida para os ralis será organizada por grupos, de acordo com o artigo 17.2.3 PER, estabelecida pela Direção de Prova, seguindo a seguinte ordem: Classificados nos 10 primeiros lugares, da classificação absoluta do CPR; Restantes viaturas RC2 inscritas; Viaturas RGT; Viaturas RC3;
Classificados nos 7 primeiros lugares do CPR2RM; classificados nos 5 primeiros lugares da classificação absoluta do CPromoR; durante o evento, a ordem inicial será baseada na classificação do campeonato.
As provas City Stage passam a ser consideradas alternativas às tradicionais Super Especiais, aumentando a possibilidade de integrar cenários urbanos nos ralis e tirando dos concorrentes tanto ónus do risco, privilegiando-se desta forma o espetáculo para o público, que é verdadeiramente o que mais importa neste tipo de troços.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






