Kia Picanto GT Cup estreia-se nos ralis

Por a 7 Junho 2018 09:45

O Rali Vidreiro marca nova etapa na evolução KIA Picanto GT Cup, já que o carro que dá corpo ao troféu, vai agora estrear-se nos ralis. Tiago Raposo Magalhães e Tiago Carvalho estão de regresso aos ralis para mostrar as capacidade do carro na disciplina. Testar e acumular quilómetros são para já os grandes objetivos das presenças previstas em 2018.

Depois da estreia competitiva na Rampa da Falperra, prova inaugural do troféu que se reparte entre rampas e pistas, o Kia Picanto GT Cup vai mesmo ‘pisar’ o palco dos ralis já no próximo fim-de-semana, durante o Rali Vidreiro Centro de Portugal, quinta prova do Campeonato Nacional da especialidade.

A bordo da viatura baseada no Kia Picanto GT Line de série, com motor 1.0 Turbo, estarão Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport, e Tiago Carvalho, Diretor de Após-Venda da Kia Portugal, ambos com experiências anteriores na modalidade e nos respetivos papéis de piloto e navegador.

“Há muito que tinha definido que só regressaria aos ralis por puro divertimento ou quando tivesse um desafio aliciante que me motivasse. Desenvolver, na estrada, o kit de ralis do Kia Picanto GT Cup, um projeto que muito orgulha a CRM Motorsport, e poder fazê-lo ao lado do meu amigo Tiago Carvalho, que tem estado sempre na linha da frente na criação do Troféu e desenvolvimento do carro, era uma oportunidade demasiado boa para ser desperdiçada”, salienta o empresário e piloto, “orgulhoso” com o burburinho criado à roda do troféu mais ‘picanto’ da Velocidade Nacional e com a contínua associação à marca.

“Há mais de nove anos que a CRM Motorsport desenvolve projetos ligados à competição automóvel com o inexcedível apoio e entusiasmo da Kia Portugal. Esse facto, aliado ao nascimento do projeto Kia Picanto GT Cup, reuniram as condições para o meu regresso de aos ralis nacionais”, justifica.

O responsável da CRM Motorsport mostra-se ainda confiante quanto às capacidades do carro em se assumir como uma das grandes figuras da categoria RC5:

“Acredito que as características-base do Kia Picanto GT Line de série, potenciadas pela transformação que realizámos, e que deu origem à versão Cup utilizada no Troféu, reúnem todas as condições para cativar o público na estrada e assegurar, também, o interesse de pilotos à procura de um carro rápido, divertido e fiável como uma forma de iniciação nos ralis”.

“É isso mesmo o que tentarei demonstrar este fim-de-semana com o meu navegador Tiago Carvalho, sendo certo de que me encontro afastado deste meio há muitos anos e que, por esse motivo, os objetivos para esta primeira prova passam por acumular quilómetros e testar soluções na estrada”, assinala.

VONTADE DOS CLIENTES FOI DECISIVA

A fazer-lhes companhia noutro Kia Picanto GT Cup estará a dupla Francisco Esperto/Fernando Miguel, com o veterano piloto do Troféu com o mesmo nome a juntar mais uma prova ao seu extenso programa desportivo.

Esta segunda presença no Rali Vidreiro Centro de Portugal comprova a heterogeneidade da viatura, bem como o crescente interesse em redor do Kia Picanto GT Cup, até porque a intenção, anunciada em Janeiro de 2018, de desenvolver uma versão específica para os ralis — algo que a Kia Portugal e a CRM Motorsport concretizam agora, depois de terem definido, em conjunto, o pacote técnico a ser aplicado na variante — surgiu da vontade manifestada por diversos pilotos e equipas.

Face ao Kia Picanto GT Cup utilizado na Velocidade, o kit de ralis engloba “a integração de um sub-charriot para albergar uma proteção de cárter, caixa de velocidades, radiador e motor em alumínio, a colocação de tubos de travão em malha de aço e de uma bomba hidráulica junto do piloto de modo a auxiliá-lo nas travagens que antecedem ‘ganchos’ ou rotundas, e uma afinação da suspensão com um pouco mais de curso, de modo a elevar a altura do carro e protegê-lo em situações como o ‘corte’ das bermas”, avança Rui Almeida, mecânico-chefe da CRM Motorsport.

A estas modificações juntam-se “batentes de direção, que irão diminuir o seu curso e proteger as transmissões; um resguardo do depósito e dos tubos de óleo e gasolina; e a integração de duas calandras de faróis, para melhor visibilidade; sem esquecer a integração dos faróis de origem do Kia Picanto GT Line, substituídos por compósitos em fibra na versão de Troféu”, refere Tiago Carvalho, que pelas suas funções na Kia Portugal, supervisiona o processo.

O kit de proteção dos ocupantes adiciona ao veículo “um extintor, bacquet, almofada de roll-bar e corta-cintos”, contando-se ainda um “’macaco’, chave de rodas e pneu suplente” no seu interior.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado