José Pedro Fontes vence Rali Serras de Fafe!
José Pedro Fontes começou da melhor maneira a defesa do título de Campeão Nacional de Ralis ao vencer a prova de abertura do CNR 2016, o Rali Serras de Fafe. O piloto, navegado por Inês Ponte, e ao volante de um Citroen DS3 R5, assistido pela Sports & You, carimbou o triunfo com uma vantagem de 9.6s sobre Pedro Meireles, segundo classificado.
Os pilotos foram para os 8.52 km cronometrados da última especial, PEC10, separados por 7.2s. Fontes acabou por ser o mais rápido, ganhando mais 2.4s a Meireles, garantindo assim a vitória no rali. Pedro Meireles fez uma prova em crescendo, depois de, na sexta-feira, ter perdido algum tempo, tendo confessado ter sido demasiado cauteloso, dado nunca ter conduzido o seu Skoda Fabia R5 nas condições em que o fez nas duas primeiras especiais – à noite, debaixo de chuva, com lama e piso escorregadio -, mesmo assim conseguiu ‘minimizar’ as perdas no cronómetro e ficar a ‘um passo’ da vitória.
O último lugar do pódio ficou nas mãos de Miguel Campos, que se estreou em competição ao volante de um Skoda Fabia R5. O piloto mostrou um grande andamento na parte da manhã, vencendo duas especiais e chegando à liderança após a PEC5, numa altura em que o até então líder, Ricardo Moura, abandonou ao ver a transmissão do seu Ford Fiesta R5 partir-se. Mas a liderança não durou muito, já que na especial seguinte, PEC6, Campos teve problemas que o levaram a perder mais de um minuto e, também, o primeiro lugar, descendo para terceiro de onde não mais saiu.
Carlos Martins, que se estreou em competição ao volante de um Citroen DS3 R5, terminou o Rali Serras de Fafe na quarta posição, a 3:29.7s de Fontes. O piloto chegou a ter um pequeno ‘susto’, quando na PEC2, realizada ontem, deu um toque com o seu Citroën DS3 R5 a seguir ao salto da Pereira, numa direita, fazendo um pião. Teve de inverter a marcha e durante esse ‘processo’ arrancou parte do para-choques.
Nota também para a dupla estreia de Miguel Barbosa… nos ralis e ao volante de um Skoda Fabia R5. O heptacampeão Nacional de TT coroou a sua primeira participação no CNR com um quinto lugar, a 3:37.3s do vencedor. Na sexta posição ficou Diogo Salvi, seguido de Joaquim Alves, ambos em Ford Fiesta R5. Manuel Castro, em Skoda Fabia S2000, foi oitavo e primeiro ‘não R5’, com Elias Barros a ser nono, em Fiesta R5. Diogo Gago alcançou um bom 10º lugar da geral aos comandos do seu Peugeot 208 R2, vencendo entre os RC4. Igual feito protagonizou Paulo Neto, impondo-se nos RC3 com o seu Citroen DS3 R5, sendo 11º da geral. Em 13º ficou Fernando Peres, lugar a que foi ‘relegado’ devido a problemas no seu Ford Fiesta R5.
O momento chave da prova
José Pedro Fontes chegou à liderança do Rali Serras de Fafe após a segunda passagem pelos 14.04 km de Luilhas, PEC6 da prova e última da manhã de hoje, posição que não mais largou até final. Em apenas duas especiais, Fontes passou de terceiro, a 7.9s do líder, para primeiro na geral, com uma vantagem de 8.1s, beneficiando para isso dos problemas dos seus mais diretos adversários. Ricardo Moura ficou parado na PEC5, com a transmissão do Ford Fiesta R5 partida, e Miguel Campos também teve problemas no seu Skoda Fabia R5, já que apesar de ter terminado a PEC6, perdeu 1:11.5s para o mais rápido. Até chegar ao comando, José Pedro Fontes havia estado sempre próximo dos dois mais rápidos, mas não tanto quanto ‘esperado’, fruto de ter tido ontem uma ligeira saída de estrada, na PEC2, que levou também à perda de confiança nessa especial, e que justificava a diferença de hoje para os dois da frente. Sem problemas no seu Citroen DS3 R5, chegou assim a primeiro. Este foi o momento do rali, que contou com três líderes – Ricardo Moura (até à PEC4); Miguel Campos (PEC5); e José Pedro Fontes (PEC6 a 10).
Foto: Zoom Motorsport/António Silva
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI