Inside Motor traz Ford Fiesta Rally3 para Portugal
A Inside Motor trouxe para Portugal o novo Ford Fiesta Rally3, e Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro vão estreá-lo no Rali Terras d’Aboboreira. Fomos à Inside Motor saber tudo sobre o novo projeto.
Pela primeira vez, o primeiro carro do terceiro nível da Pirâmide dos Ralis vai competir em Portugal. O novo Ford Fiesta Rally3, construído na M-Sport Polónia foi adquirido pela Inside Motor, com Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro a aceitarem o desafio de trilhar um novo caminho para os ralis em Portugal.
Este carro vai inserir-se entre os Rally4, da Peugeot Rally Cup Ibérica, por exemplo, o último nível das duas rodas motrizes e o primeiro dos tração total, os Rally3. A vários níveis, de competitividade, técnicos e monetários, este carro insere-se abaixo dos Rally2 e acima dos Rally4, sendo a transição perfeita para quem quiser passar para os 4X4, sem que o tenha de fazer com um R5/Rally2.
O Ford Fiesta Rally3, desenvolvido pela M-Sport Polónia, foi homologado no início de março, é o primeiro da sua ‘espécie’, mas já não vai demorar muito a ter adversários, já que a Toyota também já está a desenvolver um Rally3.
O carro já se estreou oficialmente na Finlândia, mas tem agendada para o próximo fim de semana a sua primeira grande prova de fogo, já que vai correr no Rali da Croácia
Os Rally3 são uma nova categoria de carros de ralis criada para proporcionar um primeiro degrau acessível na escada dos tração às quatro rodas, pensado para ser utilizado nos ralis nacionais, regionais e a nível mundial. Para termos uma ideia do seu posicionamento, basta olhar para o Dacia Sandero R4 de Gil Antunes. Será mais ou menos esse o posicionamento. Sendo aproveitados em todo o seu potencial vão claramente andar logo atrás dos R5 e na frente dos Peugeot 208 Rally4, Ford Fiesta Rally4, Opel Corsa Rally4).
Inside Motor sempre a crescer
Depois da Inside Motor ter sido pioneira ao trazer para Portugal o Peugeot 208 R2, agora são-no novamente ao trazerem o novo Ford Fiesta Rally 3 da M-Sport, um carro completamente novo na Pirâmide dos Ralis da FIA e mais um grande desafio para Joaquim Batalha, Vítor Calisto e a Inside Motor: “Foi exatamente esse desafio que nos chamou à atenção, a mudança da regulamentação uma pirâmide nova de ralis na FIA,e em que aparece esta nova categoria, e a Ford aparece com este novo Rally3, que é o primeiro que se espera duma série que seja longa duma categoria que se pode tornar muito competitiva, e que possibilita que os pilotos que até aqui têm vindo a andar nas duas rodas motrizes subam esse patamar, passem a competir nos quatro rodas motrizes, não tendo os custos dos Rally2, os anteriores R5, que é o segundo carro no patamar da FIA a seguir aos Rally1. Um R5 é substancialmente mais oneroso tanto em manutenção como na sua aquisição, porque tem muito material compósito, que é muito caro e este carro tendo um aspeto mais agressivo porque vem com aileron traseiro do R5 mas a carroçaria é praticamente de origem, bem construída com o roll bar como a M-Sport já nos habituou, e depois com a adoção da tração integral com diferencial traseiro construído e adaptado pela Sadev, que nos dá garantias que o carro que está posto no carro é de qualidade. Esse facto era importante para que pudéssemos subir um degrau na nossa caminhada” começou por dizer Vítor Calisto, que prosseguiu: “Decidimos mandar vir o carro, e depois de estar cá, conseguimos com o Daniel (Nunes) que tem sido o nosso piloto de referência nos últimos tempos, montar o projeto”, disse.
Quanto a Joaquim Batalha: “O 208 R2, em 2014, vinha completamente desmanchado em kit, foi um enorme desafio para nós na Inside Motor, mas cumprimos com distinção o trabalho e construímos o primeiro Peugeot 208 R2 que veio para Portugal, estreado no Rali de Mortágua pelo Bruno Magalhães e pelo Nuno Rodrigues da Silva. O carro foi um sucesso, mandámos vir outro, fomos campeões com o Diogo Gago, com o Daniel Nunes, o que prova que o trabalho feito na Inside Motor é um trabalho de qualidade, e em que se pode acreditar.
Agora, este desafio do Ford Fiesta Rally3, é mais intenso. Este carro tem muito para descobrir, porque já veio montado, com uma qualidade à prova de qualquer dúvida. Mas vem montado, e com uma série de tecnologia diferente que agora tem de ser apreendida”, disse.
Também a M-Sport ainda está a descobrir o carro: “Só ontem é que recebemos os setup base para terra e asfalto, um novo manual de utilizador, portanto eles também estão numa fase de descoberta, todos os dias estão a aprender e a evoluir o carro e é bom que nos vão comunicando essas evoluções para que nós também possamos evoluir”, concluiu.
Depois do Challenge Citroen DS3 R1 e do pioneirismo com o 208 R2, a Inside Motor volta a arriscar: “Esta história dos automóveis é de tal modo viciante que após estarmos por dentro nunca mais conseguimos estar por fora. Mas estar por dentro de uma forma diferente tem que se lhe diga. Já lá vão quase quinze anos que nasceu esta ligação entre amigos com o mesmo ADN e com a mesma doença incurável. Foi em 2007 que a Inside Motor deu os seus primeiros tímidos passos ajudando a concretizar sonhos e projetos sempre tentando fazer mais e melhor emprestando uma qualidade e profissionalismo inigualável aos projetos em que se envolvia.
Fomos colocando cada vez mais empenho e devoção no nosso Departamento de Competição, que tomou forma real e definitiva em 2013 com a compra do primeiro Peugeot 208 R2 em Portugal, completamente montado nas nossa instalações. Tantos e tão bons passaram por aqui, o Gil Antunes, Renato Pita, Diogo Gago. Fomos campeões de Portugal 2RM em 2016 com o Diogo Gago, 2018 e 2020 com o Daniel Nunes, Inside Motor foi Campeã Nacional de RC5 com o Rui Madeira em 2014, bicampeã dos Clássicos Grupo 2 em 2019 e 2020 comigo
Apesar dos tempos difíceis, a Inside Motor volta a estar na linha da frente, com o novíssimo Fiesta Rally3. É também um enorme privilégio e uma responsabilidade de oficialmente trazer a Ford para o panorama desportivo nacional, depois de uma longa e lamentável ausência.
Que “esta forma diferente de estar por dentro” se torne cada vez melhor e maior e que possa englobar cada vez mais a realização dos projetos e a concretização dos sonhos”, disse Vítor Calisto.
Ford volta a apoiar os ralis
Um dos aspetos muito positivos desta vinda do novo Ford Fiesta Rally3 para Portugal é também o regresso oficial da Ford aos ralis nacionais: “Na busca por patrocínios para colocar de pé o projeto houve um contacto com a Ford, e ao fim de muitos anos com a ausência da Ford do panorama desportivo nacional como patrocínio direto ao desporto automóvel conseguimos que este carro se tornasse ao fim de muito anos um carro oficial Ford. Isso dá-nos muito orgulho, mostra que o nosso projeto é um projeto credível e em que as pessoas acreditam, talvez a Ford nesta fase não tenha feito um mergulho da prancha dos 10 metros para a piscina, porque nunca trabalhou connosco e portanto não sabe o que pode esperar, mas tenho a certeza que com a nossa envolvência, com a nossa maneira de estar e com a rentabilidade que costumamos dar aos projetos onde estamos, penso que a Ford vai ficar satisfeita, com o trabalho que vamos fazer.
Se o Daniel Nunes com a sua rapidez conseguir bons resultados, talvez em 2022 tenhamos um projeto mais abrangente e com melhores condições do que o que vamos ter este ano” disse Vítor Calisto.
“Investimento ronda os 150.000€”
Outro dos pontos interessantes para potenciais interessados futuros no novo Rally3 da Ford são os custos. A Pirâmide dos Ralis da FIA começa na sua base com os Rally5, que oferece cerca de 180 cv (40.000€+mais impostos). Seguem-se os Rally4, os atuais Peugeot 208 Rally 4 (208 cv), (75.000€+mais impostos). O Ford Fiesta Rally 3 é o novo 4X4 de baixo custo: 99,999.00€+impostos: “Comprámos o carro com um kit de terra, a primeira prova é nesse tipo de piso, mas simultaneamente o kit de asfalto. Vem como tudo o que será necessário. O carro custa na ordem dos 150.000€, um investimento que tem de ser realizado a três anos. Queremos que o carro ‘trabalhe’ e com isso a acontecer vamos de certeza reverter o investimento”, disse Vítor Calisto.
Joaquim Batalha: “Agora é tempo de entrar nos pormenores”
A técnica, na Inside Motor, é com Joaquim Batalha, que nos falou sobre o novo Ford Fiesta Rally3: “Temos um motor 1500cc, turbo, 215 cv, 400 Nm de binário, quatro rodas motrizes, caixa de cinco velocidades, novo sistema da Ford o Ecoboost, que tem provado nos carros do dia a dia. Atinge os 100km/h em apenas cinco segundos, e tem uma velocidade máxima de 185 km/h. Tem amortecedores de três vias ajustáveis à frente e atrás, usa jantes de 17 e 15 polegadas para asfalto e terra, respetivamente. Ainda tivemos pouco tempo com ele, o carro chegou há pouco, mas agora é tempo de entrar nos pormenores”, disse.