CPR, Ricardo Teodósio, erros e lições: estratégia de pneus ‘penalizou’…

Por a 31 Março 2025 14:11

Ricardo Teodósio e José Teixeira não tiveram o Rali Casinos do Algarve que pretendiam, terminando a prova no quinto lugar. Foi mais um rali de aprendizagem do seu novo Toyota GR Yaris Rally2, estiveram confortaveis com o carro, mas algumas más escolhas de pneus acabou por penalizar a dupla em termos de desempenho.

Ainda assim, mais um bom teste, com mais quilómetros acumulados e uma crescente sintonia com a nova máquina.

“Estamos felizes por ter terminado a corrida. O resultado não foi o esperado, mas acabámos por ter um desempenho positivo apesar de termos sofrido muito na hora de escolher os pneus. Esta é uma temporada com muitas novidades e que requer muitas adaptações. Estamos a dar o nosso melhor e por isso somar o máximo de pontos vai ser decisivo na parte final da temporada.” explicou Ricardo Teodósio, antes de deixar umas palavras para a jovem dupla Gonçalo Henriques e Inês Veiga: “É muito bom sentir que o projeto apoiado pela FPAK está a dar frutos. O Gonçalo e a Inês são muito trabalhadores e merecem este pódio. Sangue jovem no campeonato é necessário e este resultado é muito importante para a modalidade.”

Já José Teixeira, por seu lado, destaca o apoio incondicional dos adeptos: “No Algarve estamos em casa, mas neste rali o apoio foi ainda mais incrível. Colocámos o ritmo possível e acredito que todos foram para casa felizes com uma prova bem disputada e animada! Vamos tentar fazer mais e melhor no Rali Terras de Aboboreira”

Q&A, Ricardo Teodósio: “um recado para a FPAK: o Gonçalo está bem no CPR, mas o Gonçalo devia ir para fora…”

Ricardo, não foi a prova que querias, como é que foi?

“Sabes que isto às vezes quando optamos por coisas diferentes dos outros, às vezes as coisas ficam piores para nós, foi o que sucedeu, mas pronto, isto é uma aprendizagem. Estamos a fazer um trabalho em desenvolvimento com uma marca nova no mercado, fizemos a escolha de pneus, que não foi a mais correta, devíamos ter experimentado um pneu mais duro da Hancook, e não experimentamos porque pensamos que ia ser muito duro, mas foi um erro e como não o experimentámos, prejudicámos o nosso desempenho no rali.

O que sucedeu?

“Ficamos sem pneus no troço grande, com a traseira muito solta, até nem sei se não teria algo na traseira atrás do lado direito com alguma suspensão, alguma perca porque o carro mudou nas curvas para a esquerda. Até pensei que íamos furados atrás do lado direito. Mas pronto, tentei ir sempre com uma toada rápida, nas curvas para a direita, atacava o máximo, nas curvas para a esquerda defendia-me, Mas depois percebi que algo estava mal, não era um pneu furado. Viemos a fundo com tudo o que tínhamos…”

Apesar do resultado não ter sido o que tu querias, fica a aprendizagem, já estás a começar a conhecer as ‘manhas’ ao carro….

“É isso! É carro novo, pneus novos, é um acumulado de coisas. Temos que acumular quilómetros, bom era amanhã fazer já um teste com pneus duros porque agora isto de pneu para pneu, o setup muda, isto não é nada igual.

A gente vai de Hankook, ou outra marca qualquer, é diferente, não é igual, e temos que trabalhar o carro para este pneu, e é isso que temos de fazer. Se nós temos decidido levar o pneu duro, que ainda não tínhamos andado com ele, era outra coisa, mas pronto foi um erro, que funciona como aprendizagem”

Os pisos da Aboboreira são muito mais escorregadios e macios, que no Algarve, aí será mais fácil…

“Sim, acho que Aboboreira será este pneu que usamos de manhã, também levamos o composto mais mole, e de tarde levámos o intermédio. Acho que devíamos ter escolhido o intermédio da parte da manhã, e da parte da tarde o duro, mas lá está, agora já sabemos, já aprendemos… Tenho quase 50 anos e estou sempre a aprender!”

O Gonçalo fez uma excelente prova…

“Sim, o Gonçalo fez-lhe uma excelente prova, parabéns a ele à Inês, terceiro geral é muito bom para o primeiro rali com um Rally2: um recado para a FPAK: o Gonçalo está bem aqui no CPR, mas o Gonçalo devia ir para fora, não era ficar aqui. O Gonçalo devia agarrar num Rally4 ir para o Campeonato do Mundo, ou um Campeonato da Europa.

Crescer mais como piloto, que é um excelente piloto, e tentar levar o português para o Campeonato do Mundo como já esteve o Armindo (Araújo). Eu acho que isso devia ser feito esse acompanhamento aos pilotos bons nacionais fazerem aqui nacional e daqui seguiram para o campeonato da Europa e daí para o Campeonato do Mundo. Ter alguém no Campeonato do Mundo português, em condições, porque nós temos capacidade para isso.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
3 dias atrás

Bem… o Ricardo aqui não mencionou, mas também perdeu tempo com a avaria nas escovas (num dos raros sítios c/ lama…) onde fez km’s sem ver quase nada!

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  christopher-shean
3 dias atrás

Já agora: Muito azar para uma avaria destas a este nível…

jem
jem
3 dias atrás

Ricardo. Quando há dúvidas escolhe-se sempre o mesmo que os adversários. E com essas mesmas condições depois é o piloto a fazer a diferença. E quando se corre em casa é um risco que não se deve correr (nem em lado nenhum, em princípio) Claro que se as condições atmosféricas estiverem muito instáveis, aí já pode funcionar uma escolha diferente. Mas mesmo essa só com muita informação.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  jem
3 dias atrás

Só posso estar de acordo… embora “não quero ensinar o pai a fazer filhos”!!

Ativar notificações? Sim Não, obrigado