CPR, Rali de Portugal: Ricardo Teodósio, 24 e 224 foram amuletos

Por a 23 Maio 2022 18:24

FOTOS ACP Motorsport; ZOOM MotorSport; AIFA; @World; GO Agency

Depois duma longa sequência de mais resultados, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 N Rallly2) estreiam-se a vencer no CPR este ano, no Rali de Portugal, fruto duma prova isenta de erros, e em que souberam fugir às armadilhas em que a maioria dos adversários caíram. Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Evo Rally2) foram segundos e realizaram uma bela operação de campeonato.

Muito calor, muito pó, milhões de pedras, marcaram a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, com a maioria dos seus troços realizados na zona Centro, Lousã, Góis, Arganil, Mortágua, e as suas serras e estradas míticas que tanta história ofereceram ao WRC, e também, logicamente ao ‘Nacional’.

Sendo um prova do WRC, muito público na estrada, em troços famosos pelas dificuldades que historicamente criaram a quem os percorre e esse foi o fator decisivo desta prova, que foi muito mais de sobrevivência do que rapidez, como são os ralis sprint.

Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia Rally2 Evo) venceram, muito porque foram os únicos que conseguiram manter à parte dos inúmeros furos que teve toda a caravana, WRC incluído. Vindo de uma série de resultados muito pobre, um 6º lugar em Fafe, abandono nos Açores e um 12º na Aboboreira, chegaram finalmente aos triunfos, e logo num rali em que estrearam o seu novo carro. Pelos vistos, o chassis 24, e o 224 na matrícula foram amuletos de uma sorte bem merecida, depois de tantos infortúnios. Ficam bem melhor no campeonato, mas só com um milagre o revalidam.

Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo) terminaram em segundo depois duma prova em que dois furos lhes condicionaram o destino. Até começaram bem a prova, lideravam com 12.8s de avanço para Teodósio após Góis 1, mas logo a seguir o 1º furo levou-os a cair para 2º, voltando a furar logo no primeiro troço da tarde, Lousã, tornando impossível lutar pelo triunfo em condições normais. Seja como for, o 2º lugar e o triunfo na Power Stage permitiu-lhes aumentar a distância para os principais adversários nas contas do CPR. Na prática, uma derrota com sabor a vitória.

Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo) foram terceiros, mais um pódio, o terceiro em quatro provas, e um andamento uns degraus acima do ano passado. Neste rali, depois da saída de estrada no ano passado em Góis, foram cautelosos, regulares, e só mesmo o furo na PE5 os impediu de fazer melhor. Estão claramente a ‘crescer bem’, e nesta altura já ninguém estranha aparecerem assiduamente nas primeiras três posição. Foi isso que o piloto anteviu para este ano, é isso que está a fazer. Consolidam a 2ª posição do campeonato, e são agora os principais opositores de Armindo Araújo na luta pelo CPR.

José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) foram quartos, depois duma prova com vários pequenos azares pelo meio. Furaram logo em Arganil 1, perderam 3m40s, mas terminaram bem classificados, venceram dois troços e ainda conseguiram 2 pontos na Power Stage, subindo a terceiros do campeonato, isto quando tem agora 4 provas de asfalto pela frente, o seu terreno de eleição.

Paulo Caldeira/Ana Gonçalves (Citroën C3 Rally2) foram quintos e obtiveram o melhor resultado da sua carreira no CPR. Um rali de sobrevivência com um belo prémio final. Numa prova destas, fugir ao máximo de problemas possível costuma resultar bem e assim foi, mas a dupla assumiu ter sido uma prova extremamente dura.

Grande resultado de Lucas Simões/Nuno Almeida (Hyundai NG I20 R5) na sua estreia no Rali de Portugal, um belo sexto lugar. Como quase todos os outros, algumas peripécias, um furo, pararam para mudar, mas o pneu começou a arder dentro do carro, voltaram a parar. Fizeram bons tempos. Para uma estreia numa prova tão dura, e face à experiência do piloto, uma grande prestação.

Nuno Caetano/Sofia Mouta (Ford Fiesta Rally3) foram sétimos na frente dos vencedores das 2RM, Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4).

A dupla da Inside Motor mostrou que o pequeno Fiesta é uma bela máquina, mas como se pode calcular, tiveram a sua dose de contratempos. Quem não.

Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) foram oitavos, venceram as 2RM, foram 2º na Peugeot Rally Cup Ibérica, destacaram-se no ‘seu’ campeonato, pelo que esta foi uma prova com um excelente desfecho.

José Loureiro/Valter Cardoso (Peugeot 208 Rally 4) foram nonos na frente de Luis Morais/Paulo Silva (Peugeot 208 Rally 4), fecharam o top 10, dividindo-se entre o 4º e 5º lugar da copa Peugeot e o 9º e 10º do CPR. Paulo Roque/Tiago Teixeira (Peugeot 208 Rally 4) fecharam a lista de pilotos classificados, cumprindo com sucesso a grnade aventura que é o Rali de Portugal.

Pelo caminho ficaram Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai I20 N Rally2), depois de uma jante partida que lhes ter danificado um amortecedor. Lideraram a prova no começo do dia, mas não conseguiram ir longe. Depois de três pódios, três terceiros lugares, vinham motivados para fazer uma boa prova, mas o azar voltou a bater-lhes à porta, desta feita de forma a levá-los a abandonar.

Pedro Meireles/Pedro Alves (Hyundai I20 N Rallly2) eram sétimos ao cabo de duas especiais, um furo no início da PE3 levou a um problema mecânico decorrente de andar vários quilómetros furados.

Manuel Castro/Ricardo Cunha (Skoda Fabia R5) abandonaram devido a um incêndio. Outro no Rali de Portugal. É azar a mais.

Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Evo Rally2), ficaram pelo caminho com problemas na caixa de direção, o mesmo sucedendo a Ricardo Filipe/Fernando Almeida (Ford Fiesta R5), Diogo Salvi/Miguel Ramalho (Skoda Fabia R5), Ricardo Sousa/Luís Marques.

A competição prossegue dentro de três semanas com o Rali de Castelo Branco.

Classificação

1 Ricardo Teodósio/José Teixeira Skoda Fabia Rally2 Evo 1:34:58.3

2 Armindo Araújo/Luís Ramalho Skoda Fabia Rally 2 Evo +1:24.1

3 Miguel Correia/Jorge Carvalho Skoda Fabia Rally2 evo +3:39.6

4 José Pedro Fontes/Inês Ponte Citroën C3 Rally2 +4:07.8

5 Paulo Caldeira/Ana Gonçalves Citroën C3 Rally2 +12:04.8

6 Lucas Simões/Nuno Almeida Hyundai i20 R5 +12:14.8

7 Nuno Caetano/Sofia Mouta Ford Fiesta Rally3 +13:15.7

8 Ernesto Cunha/Rui Raimundo Peugeot 208 Rally4 +14:52.0

9 José Loureiro/Valter Cardoso Peugeot 208 Rally 4 +18:20.5

10 Luis Morais/Paulo Silva Peugeot 208 Rally 4 +18:41.0

11 Paulo Roque/Tiago Teixeira Peugeot 208 Rally 4 +25:30.6

Abandonos

Bruno Magalhães/Carlos Magalhães Hyundai I20 N Rally2 Amortecedor

Pedro Meireles/Pedro Alves Hyundai I20 N Rally2 Danos de furo

Manuel Castro/Ricardo Cunha Skoda Fabia R5 Incêndio

Pedro Almeida/Hugo Magalhães Hyundai i20 R5 Direção

Ricardo Filipe/Fernando Almeida Ford Fiesta R5 Ford Fiesta R5 Avaria

Diogo Salvi/Miguel Ramalho Skoda Fabia R5 Avaria

Ricardo Sousa/Luís Marques Peugeot 208 Rally 4 Avaria

Campeonato: 1º Armindo Araújo, 95 pontos, 2º Miguel Correia, 80; José Pedro Fontes, 55; 4º Bruno Magalhães, 54; Ricardo Teodósio Ricardo, 38; 6º Pedro Almeida, 33; 7º Ricardo Moura, 28; 8º Paulo Neto, 22; 9º Pedro Meireles 16; 10º Lucas Simões Lucas, 15; 11º Paulo Caldeira, 14; 12º Paulo Meireles, 10; 13º Ernesto Cunha e Kaetanen, 9; 15º Gil Antunes, 7; 16º José Loureiro, 5; 17º Daniel Nunes, 4; 18º Paulo Roque e Luís Morais Luís, 3; 20º Ricardo Sousa, Diogo Salvi, João Colaço, Pedro Silva, 2; 24º Rafael Cardeira, Manuel Castro Manuel, Nuno Coelho, João Silva, Rui Lopes, 1

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