CPR, Rali da Água: Liderança para Armindo Araújo no fim do 1º dia

Por a 15 Setembro 2023 22:24

Mais um triunfo para Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), agora na super especial que encerrou o primeiro dia de Rali da Água, e uma liderança agora de 7.8s face a Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai I20 Rally2), que nesta super especial deram um ligeiro toque numa rotunda, o suficiente para danificar uma jante e levar o irlandês a perder 3.2s. Como sempre nas super especiais, não se ganham ralis, mas podem perder-se, nem que seja alguns segundos a mais do que a ‘conta’.

Quanto a Armindo Araújo, um dia bastante bom para as suas cores, com duas vitórias em três troços, um avanço de 7.8s para Meeke, e também importante, os 15.1s que já têm de avanço para Fontes, que obrigará o piloto do Citroën arriscar bem mais de modo a tentar reverter a situação.

Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 Rally2) foram segundos a 0.5s e com isso terminam um dia muito difícil, apenas na quinta posição da geral, e pior do que isso, já a 45.9s da frente. O tempo perdido (41.1s) com a muita chuva, na segunda especial da prova ‘tramou-os’ e nesta fase inicial do rali já estão a números muito difíceis de recuperar face ao trio da frente.

José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) foram terceiros na super especial, e não tiveram o dia que pretendiam. Estão fortes e na luta, mas já a 15.1s de Armindo Araújo, o que os vai obrigar a fazer pela vida, pois não só o terceiro lugar não lhes interessa em termos de contas finais, apesar de quem está à sua frente no campeonato, rodar neste momento atrás de si, mas a ver Armindo Araújo bem posicionado para voltar à luta.

Depois do pião na qualificação, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo) partiram muito atrás e ao cabo de dois troços e uma super especial estão a mais de um minuto da frente e sem qualquer hipótese realista (possível é sempre, pois isto são ralis) de chegar muito mais à frente.

Muito tempo perdido na PE1 e um azarado tempo nominal na PE2, onde cede, só aí, 44.5s para Armindo Araújo. Não está a andar bem no asfalto, mas também não era previsível uma margem que o deixasse tão atrás na luta.

Resumindo, a luta pelo triunfo está em aberto, é muito cedo ainda para contas, mas se o rali terminasse aqui, a liderança do campeonato passava a ser partilhada entre Miguel Correia e Ricardo Teodósio com 108 pontos (já sem o pior resultado), seguido de Armindo Araújo (107) e José Pedro Fontes (105). Poderia pedir-se melhor na perspetiva do adepto? Vamos ver como amanhã termina e a luta a três na frente será muito importante para as contas do campeonato.

Seja como for, tudo indica que o trio da frente vai lutar pelo triunfo no rali e a ordem pode ser qualquer uma. Contudo, se Armindo Araújo mantiver a competitividade que mostrou hoje, os dois adversários, incluindo Kris Meeke, vão ter muitas dificuldades.

A Kris Meeke já lhe vimos fazer bem melhor, e Zé Pedro Fontes perdeu 8.2s para Armindo Araújo na PE2, o que não estava, certamente nas suas contas, pois o piloto do Skoda da The Racing Factory apresentou-se em Chaves já bem melhor ligado ao carro, tendo aproveitado muito bem os testes que fez pré-prova.

João Barros/Valter Cardoso (Volkswagen Polo GTi R5) começou bem mas escolheu mal os pneus e no troço em que choveu mais, perdeu demasiado tempo. Está em sétimo, não será fácil chegar mais à frente em lutas diretas.

Victor Senra/David Vázquez (Skoda Fabia Rally2 evo) estão a fazer um bom ralis, são quartos e devem sofrer ataques de Teodósio, que precisa muito de chegar mais à frente, ainda que o espanhol não lhe roube pontos.

Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fábia Rally2 evo) está a tentar ganhar ritmo, Bernardo Sousa/José Janela (Citroën C3 Rally2) ficou pelo caminho na PE2 depois de um capotanço, Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai I20 N Rally2) são nonos, na frente de Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), que lidera as 2RM com 0.1s de avanço para Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4), que está a fazer uma boa prova, e sem arriscar muito.

Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4) são terceiros a 7.6s, Daniel Nunes/Liliana Costa (Renault Clio Rally4) está logo atrás a 9.3s da frente, seguindo-se

Rafael Cardeira/Luis Boiça (Renault Clio 4rs R3T) a 9.9s e Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) a 11.3s. Espera-se aqui uma grande luta, tal como a que se está a assistir, pois está tudo completamente em aberto na luta pelo triunfo na categoria.

Rafael Rego lidera a FPAK Júnior Team, mas tal como sucede nas outras categorias, também por escassas diferenças, pelo que segunda etapa promete emoções fortes até… ao final da tarde deste sábado.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado