CPR, Rali da Água: Kris Meeke vence em Chaves e fica mais perto de triunfar no CPR
Kris Meeke/Stuart Loudon (Hyundai I20 Rally2)venceram o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín 2024 e com isso praticamente selaram o triunfo na competição.
Depois de duas provas em que tiveram problemas no carro, que os levou aos dois piores resultado do ano, tiveram nesta prova uma boa oposição de Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), que estavam a dar uma luta que Meeke não tinha tido este ano quando as coisas lhe correram de forma normal, mas desta feita o azar bateu à porta da dupla lusa, que perdeu com isso grande parte das chances que ainda tinha de chegar ao título.
A par dos momentos em que Meeke teve problemas com o acelerador em Castelo Branco e que viu o seu i20 N Rally2 sofrer um princípio de incêndio na super especial da Avenida do Mar no Rali da Madeira, esta saída de estrada de Armindo Araújo é um dos momentos chave do campeonato, pois caso as coisas se mantivessem nesta prova como estavam até ao final, Kris Meeke iria para o Rali Vidreiro bem mais pressionado do que vai agora, pois desta forma, basta-lhe gerir a prova, não tendo a obrigatoriedade de fazer mais pontos que Armindo Araújo.
Segundo posto para Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai I20 Rally2) que depois do segundo posto para o CPR na Madeira, repetiu a posição em Chaves, depois de uma prestação em que nunca teve andamento para os dois da frente, embora tenha feito uma boa exibição, consistente, sem erros, terminando com um bom resultado, numa época que não correu, em termos globais, bem.
Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo) terminam em terceiro, um bom resultado, travou uma boa luta com João Barros, está a andar melhor, conseguindo agora maior consistência andando a um ritmo mais alto. Ainda não chega para as lutas na frente, mas nos últimos tempos já se tem aproximado um pouco mais.
José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) terminaram em quarto uma prova que lhes correu mal. No primeiro dia, com afinações que não resultaram face às condições dos troços, levou a que a dupla cedo começasse a perder tempo, ao cabo dos três troços do 1º dia já estavam a 46.3s da frente e com isso a motivação para andar a fundo nunca poderá ser a mesma comparando quando se está perto ou nas lutas pela dianteira. Esperava-se muito mais, mas a prova não lhes correu nada bem: “foi um rali mau para nós, resolvemos agora para a tarde, mas já estava perdido o rali” , disse no final.
João Barros/Jorge Henriques (Volkswagen Polo GTI R5) fizeram uma boa prova, mas desistira na PEC7 com uma avaria, quando eram quartos da geral. Andaram a fazer tempos entre o 4º e 6º nos troços, travaram uma boa luta com Pedro Almeida, e mostrou que o CPR seria melhor com a sua presença. Já venceu no CPR, faz falta ao campeonato, era bom que o ‘bichinho’ lhe continuasse a morder, porque a sua presença dá mais brilho aos ralis do CPR.
Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Skoda Fabia Rally2 Evo) também abandonaram, na PEC5 na sequência de um toque em que danificaram uma manga de eixo. Estão a andar bem melhor do que no início do ano, o que é natural, mas estão rapidamente a preparar-se para chegar às lutas do top 5, tendo até já conseguido bem melhor.
Hugo Lopes vence 2RM e ‘Peugeot’, Rafael Rêgo brilhou mas capotou…
Quando chegou ao final da nona especial Hugo Lopes/Valter Cardoso (Peugeot 208 Rally4) disseram aos microfones da Movielight que “apenas acordamos de tarde, vamos ver se foi suficiente, parabéns ao Rafa que andou muito bem”. Infelizmente para Rafael Rêgo, foi mesmo suficiente porque o jovem piloto despistou-se e capotou, entregando o triunfo ao piloto de Viseu, que dessa forma venceu também a Peugeot Rally Cup Portugal.
À entrada do derradeiro troço, Rafael Rêgo tinha três segundos de avanço, se chegaria ou não para vencer ninguém irá saber, mas provavelmente sim, porque ao Km 5.96 da especial Rêgo estava 0.7s na frente e não seria expectável que daí até final perdesse 3.8s para Hugo Lopes.
foi pena, pois o jovem não merecia, mas os ralis são assim mesmo. Faz parte das ‘dores’ de crescimento.
Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Renault Clio Rally 4/5) foram segundos, lideraram no primeiro dia, mas com o tempo a aquecer no segundo tiveram mais dificuldades com os pneus e foram cedendo terreno, primeiro a Rafael Rêgo, na PEC4, depois a Hugo Lopes, na PEC7, já não conseguindo recuperar.
Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally 4) foram terceiros, atrasaram-se no primeiro dia porque o piloto estava adoentado, no segundo dia andaram melhor, mas já não deu para mais: “foi melhor do que ontem, ontem estava doente não me conseguia concentrar, hoje já foi diferente, mas ainda assim não conseguimos o ritmo que tivemos na Madeira”. Ainda assim, pódio nas 2RM e 2º lugar na Peugeot Rally Cup Portugal.
Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4) foram quartos das 2RM, e terminaram no pódio do troféu, “correu bem, acho que fizemos um bom rali o nível está muito bom nas 2RM e na Peugeot Rally Cup”, disse no final.
Seguiram-se, Rafael Cardeira/Luis Boiça (Peugeot 208 Rally 4), Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally 4), Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally 4), Miguel Abrantes / Fábio Reis (Ford Fiesta ST Rally4) e Luís Caetano / David Monteiro (Renault Clio Rally 4/5).
Nos Promo, Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Skoda Fabia N5) venceram, liderando de fio a pavio.
No final do 1º dia já tinham 17.2s de avanço para Marco Oliveira / Ricardo Sousa (Volkswagen Polo N5), no final da manhã de hoje o avanço já era de 31.1s para Miguel Carvalho/António Reis (Hyundai I20 N5) e a margem final cifrou-se em um minuto.
A Clio Trophy Portugal foi ganha por Danny Carreira / Marco Vilas Boas (Renault Clio Rally 5)
com a dupla a terminar com 16.6s de avanço para Gil Antunes / Fábio Ribeiro (Renault Clio Rally 5). Nuno Coelho / Ricardo Cunha (Renault Clio Rally5) terminaram na terceira posição a 1m25.6s da frente. Pedro Pereira / Tiago Silva (Renault Clio Rally5) foram quartos.
Todo o detalhe sobre o troféu em artigo à parte.
Francisco Custódio / Paulo Marques (Kia Picanto GT) venceram o FPAK Júnior Team, 1m19.4s na frente de Afonso Costa / Frederico Meireles (Kia Picanto GT) com Eduardo Santos / José Marques (Kia Picanto GT) em terceiro 5.6s mais atrás.
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